Dente siso entorta os outros?

4 minutos para ler

Eles costumam chegar sempre atrasados, quando todos os demais já estão acomodados e confortáveis em seus devidos lugares. Para alguns, eles se apresentam tímidos; para outros, chegam chamando a atenção, empurrando a gengiva a sua volta e trazendo problemas.

Eles, que geralmente andam em quartetos, podem ser considerados inconvenientes ou os grandes vilões, mas apesar disso, têm sua finalidade e nem sempre são os culpados de tudo.

Podem ser chamados de sisos ou, como é conhecido por alguns, como dentes do juízo, pois costumam nascer geralmente entre os 16 e 20 anos de idade – e como não costuma ter espaço adequado para eles causam problemas porém, é um erro associar seu nascimento com surgimento dos dentes tortos.

Mas, afinal de contas, o dente siso entorta os outros dentes da arcada ou não? A seguir, indicaremos o que cirurgiões-dentistas dizem sobre esse grande dilema da saúde bucal.

O dente siso

Os sisos são os últimos molares a nascer, ao final de cada lado dos maxilares. Devido a evolução da espécie, geralmente não há espaço suficiente para se encaixarem nas mandíbulas.

Isso pode fazer com que eles fiquem inclusos, – em outras palavras, total ou parcialmente escondidos sob a gengiva ou até o osso – geralmente associado a dor, inchaço, inflamação ou morder a bochecha!

Dente siso e o Dente Torto

Apinhamento é o termo utilizado quanto temos dentes tortos, problema muito frequente na população mundial. Porém, existem muitas causas para isso e suas consequências não são apenas estéticas.

Segundo uma pesquisa da área, não existe correlação direta que a remoção do dente siso venha a diminuir apinhamento anterior. Ou seja, ter o terceiro molar é sinal de que o dente da frente seja mais torto do que quem nasceu sem esse dente do juizo mas, remover o dente siso não interfere no grau de dente torto dos demais dentes.

Em outra pesquisa sobre os terceiros molares, os especialistas afirmaram que nos poucos artigos que defendiam a extração do siso como prevenção ao dente torto apresentavam falhas na metodologia e os resultados não foram consistentes.

Quiz Invisalign

Dessa forma, não é justificada a extração do terceiro molar para prevenir o apinhamento dos dentes anteriores.

Extrair ou não, eis a questão

Antes de solicitar a extração ao seu dentista, recomenda-se que as pessoas tenham seus dentes do siso examinados para verificar a real necessidade de extração.

Geralmente, é indicado extraí-los quando o dente siso erupciona parcialmente ou quando está mal acomodado entre os dentes, em alguns casos, podem estar “deitado”.

Nem sempre os sisos precisam ser removidos, mas se houver chance de infeccionar a região ou de desenvolver algum outro problema, os dentistas podem removê-los de forma preventiva.

Fatores associados ao apinhamento

Apesar de o apinhamento não ter relação confirmada com o surgimento do siso, há outros fatores que comprovadamente podem provocar os dentes tortos.

Dentre os fatores, há o tamanho da coroa dos dentes; o envelhecimento, devido à perda do comprimento da arcada dentária; mau estado periodontal e perda precoce dos dentes de leite; crescimento irregular da mandíbula etc. Afinal, assim como a pele, o cabelo, a voz envelhecem, os dentes também, ficam mais tortos, amarelados e desgastam com o passar dos anos e temos SIM que usar da Odontologia para controlar a saúde e a estética em favor de nós mesmos.

Neste artigo, você descobriu que não há uma relação direta entre o dente siso e o apinhamento dos dentes. O importante é sempre consultar o seu dentista para uma avaliação.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário!

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?