Dentes anteriores separados? Saiba as principais causas!

4 minutos para ler

Quem não quer ter um sorriso harmônico para sair bem nas fotografias postadas nas redes sociais? A resposta à pergunta parece meio óbvia, mas muita gente desconhece que uma disfunção nos dentes anteriores pode prejudicar a aparência do rosto, modificando a anatomia bucal.

Este artigo vai mostrar o que são dentes anteriores, por que o espaço excessivo entre eles pode comprometer a estética do seu rosto, quais são as causas para o problema e os tratamentos que ajudam a corrigir desvios ortodônticos.

Tem curiosidade nesse assunto? Então, comece a leitura do material agora mesmo!

Quais são os dentes anteriores?

Geralmente, a classificação para a anatomia da boca divide os dentes entre anteriores (incisivos e caninos) e posteriores (molares e pré-molares). Os incisivos, por sua vez, são os primeiros a entrar em contato com a alimentação, sendo distribuídos em 8 dentes unilaterais. Já os caninos (quatro, sendo dois na arcada superior e dois na inferior) são resistentes e ajudam a triturar a comida.

Por que o espaço entre dentes anteriores incomoda esteticamente?

Os 12 dentes anteriores da arcada dentária humana, entre incisivos e caninos, são facilmente identificados quando a pessoa sorri ou faz algum movimento que expõe a dentição. Por isso, quem tem um espaço grande entre esses dentes — uma disfunção chamada de diastema — pode sofrer com alterações estéticas no rosto.

O que provoca o problema dos dentes anteriores separados?

Você entendeu por que o espaço excessivo entre os dentes anteriores pode ser prejudicial para a estética do rosto, mas quais são as causas do problema? Em resposta à questão, o largo espaçamento pode ser causado por diferentes fatores, desde uma condição genética até a ausência de dentes na arcada. Veja.

Condição genética

Uma das principais causas para o problema é a herança genética, que compromete a proporção entre o tamanho dos dentes e provoca um espaço desproporcional para a dentição na arcada dentária. Normalmente, se esse for o caso, os pais do paciente devem apresentar a mesma disfunção nos dentes anteriores.

Ausência de um ou mais dentes

A falta de um ou vários dentes também pode levar ao surgimento de diastema, devido ao comprometimento da harmonia oral. Sem o surgimento da dentição na arcada dentária, o espaçamento entre os dentes fica mais evidente, prejudicando a estética e a função bucal no paciente.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Dentes desproporcionais

Os tamanhos variados dos dentes ou desproporcionais em relação ao maxilar e à mandíbula podem levar ao excessivo espaçamento na dentição anterior, já que o problema deve provocar, também, dentes tortos e encavalamento do sorriso.

Quais são as possibilidades de tratamento?

O tratamento para dentes anteriores disfuncionais depende de um diagnóstico preciso, que deve averiguar as causas do problema e a condição bucal do paciente. Em geral, o paciente pode pensar que a aplicação de facetas de porcelana, lentes de contato dental seria a primeira indicação mas, na maioria das vezes, é a última opção. É fundamental que o paciente reavalie o resultado após o uso de aparelho dentário para tratar a disfunção e, só então, avaliar os demais procedimentos.

Se você precisar de tratamento ortodôntico e rejeitar a indicação para aparelho fixo, com peças metálicas na boca, o método Invisalign® pode ser ideal por provocar a movimentação dentária, ajustando o espaçamento entre os dentes com moldeiras transparentes e removíveis.

Neste post, você entendeu as principais causas do excessivo espaço entre dentes anteriores. Em todo caso, é importante se consultar com o dentista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Não espere mais: entre em contato conosco e marque uma avaliação com os melhores cirurgiões-dentistas da sua região. Agende a consulta pelo aplicativo WhatsApp (62) 98400-8882 ou ligue para o número (62) 3092-8882!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?