Saiba as consequências de ter dentes apinhados!

4 minutos para ler

Os desalinhamentos dentários são problemas muito comuns, sendo difícil encontrar alguém que tenha as duas arcadas perfeitamente simétricas. Em alguns casos, essa característica é sutil e praticamente imperceptível. Contudo, em outros, é muito evidente, como acontece quando a pessoa tem dentes apinhados.

Apesar de os impactos na aparência serem expressivos, essa não é a única consequência provocada pelo apinhamento. Os problemas são ainda mais preocupantes porque provocam abalos na saúde bucal e, até mesmo, nas estruturas da face.

Para que você entenda melhor, preparamos este artigo com o intuito de mostrar exatamente o que são os dentes apinhados e quais problemas eles podem causar. Além disso, vamos explicar se o alinhador Invisalign, nas mãos de bons profissionais e pacientes disciplinados, corrige esse problema. Continue lendo!

O que são dentes apinhados?

Os dentes apinhados são popularmente conhecidos como dentes encavalados. São aqueles que não encontram espaço na arcada dentária para nascer em uma posição ideal. Por isso, ocupam o lugar de outro dente. Como consequência, eles ficam sobrepostos.

Os apinhamentos costumam ser causados pela falta de espaço na arcada dentária. Quando ela é pequena demais, não consegue comportar toda a dentição, então, ocorrem essas adaptações que deixam o sorriso desalinhado e afetam a funcionalidade das arcadas.

Quais problemas os dentes apinhados podem causar?

Os prejuízos estéticos provocados pelos dentes apinhados costumam incomodar bastante quem tem esse problema. No entanto, além desse impacto negativo na aparência do sorriso, a sobreposição dos dentes traz consequências ainda mais graves, como as que listamos a seguir.

Dificuldade na higienização

Como os dentes estão sobrepostos, eles formam cantos difíceis de higienizar, pois as cerdas da escova não conseguem alcançá-los. Então, a escovação pode não ser feita adequadamente, favorecendo a formação da placa bacteriana.

Problemas bucais

Uma vez que a higienização fica deficiente e as bactérias se proliferam, há uma maior suscetibilidade ao desenvolvimento de problemas bucais, como cálculo dentário ou tártaro, cáries e gengivite.

Abalos na autoestima

Conforme explicamos, os dentes apinhados impactam significativamente a aparência, e isso pode provocar a insatisfação do indivíduo com sua imagem. Há um abalo na autoestima e, em muitos casos, timidez, o que dificulta as relações interpessoais.

Prejuízos à mastigação

Para que os alimentos sejam macerados corretamente, é preciso que as arcadas dentárias se encaixem com perfeição, mas isso não acontece quando o indivíduo tem dentes apinhados. O resultado é a deglutição de pedaços maiores e um mau aproveitamento dos nutrientes.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Desgastes estruturais

Como os dentes não se encaixam corretamente, há um atrito maior entre eles, provocando o desgaste do esmalte. Além disso, em longo prazo, há uma sobrecarga nos ossos da face, como naqueles encontrados na articulação temporomandibular, causando disfunções.

Por todos esses motivos, é essencial procurar um especialista para tratar os dentes apinhados. A boa notícia é que existem opções de aparelhos que podem ser usados para alinhar as arcadas dentárias, inclusive, com muito mais conforto e discrição.

Os alinhadores Invisalign corrigem dentes apinhados?

Como os dentes apinhados são um problema ortodôntico, eles devem ser corrigidos com o uso de aparelhos. Mas não é preciso optar apenas por aqueles fixos metálicos, pois o Ortodontista trata todos os casos indicados com Invisalign, desde que ele tenha conhecimento e experiência suficientes para isso.

A correção ocorre como nos outros desalinhamentos. É confeccionada uma sequência de alinhadores com pequenas diferenças entre si. Eles se encaixam na arcada e promovem uma pressão suave nos dentes desalinhados, para que eles se posicionem corretamente.

O Invisalign é uma excelente alternativa para, graças ao Ortodontista, tratar dentes apinhados por não causar mais impactos negativos à imagem, já que ele é transparente e fica imperceptível na boca. Assim, você alcança o sorriso perfeito de forma confortável e discreta, valorizando a sua aparência e cuidando da saúde bucal.

Saiba mais detalhes sobre como é feito o tratamento de dentes apinhados com Invisalign. Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?