Conheça 5 dicas para cuidar dos dentes com facetas de resina

3 minutos para ler

Mudar a cor, tamanho e forma dos dentes com facetas de resina é uma excelente opção para quem está insatisfeito com seu sorriso. As facetas são laminados estéticos que recobrem a parte externa dos dentes, corrigindo dentro do indicado, falhas como fraturas, trincas, espaço entre os dentes e outros problemas, desde que não esteja com o dente torto e nem a mordida comprometida.

As facetas de resina são uma opção aos laminados de porcelana, pois têm baixo custo e o resultado estético é muito bom. No entanto, a resina tem uma desvantagem: ela sofre alteração de cor ao longo do tempo. Por isso, é preciso ter cuidados específicos ao colocar uma faceta de resina nos dentes. Veja quais são eles!

1. Realizar polimento anual

Fazer a manutenção dos dentes com facetas de resina é essencial para ajudar na estabilidade do tratamento, dentro do possível. Por isso, uma vez ao ano o paciente deve ir ao dentista para fazer o polimento dos dentes alterados. O procedimento é essencial para manter o brilho, remover manchas e aumentar a durabilidade dos laminados.

2. Reduzir o consumo de alimentos cítricos e muito pigmentados

Ao contrário de materiais como a porcelana, a resina sofre alteração de cor ao passar dos anos, principalmente nos casos de consumo excessivo de alimentos cítricos e muito pigmentados.

Vinho, beterraba, molhos picantes e bebidas coloridas artificialmente contribuem com o aparecimento de manchas nas facetas de resina. Para manter os laminados bonitos e duráveis é importante reduzir o consumo desses alimentos. Lembrando que, mesmo na lente de contato dental, o dente por traz ainda vai mudar de cor e vai precisar do paciente fazer o clareamento dental.

3. Use cremes dentais específicos

Escovas com cerdas muito duras não são adequadas para higienizar os dentes com facetas de resina. Além de causar retração gengival, esse tipo de acessório ainda danifica a superfície do laminado. Por isso, você deve fazer sua higiene bucal com escovas de cerdas macias ou ultramacias.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

4. Mude hábitos nocivos

Alguns hábitos nocivos como morder tampas de caneta, roer as unhas, abrir embalagens com os dentes podem causar fraturas nos laminados de resina. Então, se você esses costumes e quer que as facetas durem um bom tempo, abandone-os agora mesmo!

Outro fator que prejudica a durabilidade das facetas de resina é o hábito de fumar. A nicotina e a fumaça causam manchas nos laminados e ao contrário do que acontece com os dentes, o clareamento dental não resolve.

5. Mantenha uma higiene bucal adequada

A higiene bucal é importante para manter os dentes longe das cáries, mau hálito e doenças nas gengivas. Mas, ela também é essencial para a durabilidade do tratamento de dentes com facetas de resina.

Isso porque os resíduos alimentares presentes na boca contribuem com o aparecimento de manchas. Por isso, a escovação deve ser feita sempre após as refeições e o fio dental utilizado pelo menos uma vez ao dia.

As vantagens de corrigir os dentes com facetas de resina é que não há desgaste para cimentá-la, o risco de o dente doer ou necessitar de um canal é menor. Mas, quando o problema é desalinhamento dentário, os laminados não são a melhor opção. Para esses casos, há o Invisalign®, que pode ser usado pelo ortodontista de forma eficiente, prática e confortável.

Gostou do post sobre facetas de resina? Que tal saber agora alguns mitos e verdades sobre o Invisalign®?

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?