Dentes de porcelana: as diferenças entre facetas e lentes de contato

4 minutos para ler

Na hora de melhorar a nossa autoimagem, todo mundo sabe o quanto um sorriso bonito é fundamental, não é mesmo? Justamente por isso, os dentistas têm sido cada vez mais buscados para procedimentos estéticos que envolvem, entre outras questões, os dentes de porcelana.

Mas apesar de esse tema estar se tornando mais comum, sabemos que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os melhores métodos e procedimentos. Por isso, preparamos este texto superbacana mostrando as principais diferenças entre facetas e lentes de contato para que você possa buscar o melhor tratamento para o seu caso. Confira:

Facetas de porcelana ou lentes de contato?

A faceta de porcelana foi a primeira técnica que surgiu de recobrimento estético dos dentes. Para fazê-la, é necessário desgastar a parte da frente e a camada externa do dente (chamada de esmalte) a fim de adaptar melhor as facetas. 

O desgaste ainda é responsável por dar mais uniformidade à nova superfície do dente, além de corrigir outros problemas estéticos, como desarmonia na estrutura dentária e também na coloração. Hoje em dia, já é possível encontrar uma ampla variedade de marcas e tipos de porcelana para essa finalidade.

Já as lentes de contato utilizam apenas uma porcelana específica, as feldspáticas. Outras diferenças em relação as facetas estão na espessura e na colocação, já que as lentes são capas ultrafinas (com uma espessura que varia de 0,2 a 0,4 mm) e, justamente por isso, são bem menos invasivas, necessitando de um desgaste pequeno — e, em alguns casos, até mesmo nenhum desgaste — para conseguir os efeitos desejados e, por causa da sua minima espessura, não são indicadas para situações em que o clareamento não teve efeito.

 

Quiz Invisalign

Qual técnica eu devo escolher para os meus dentes de porcelana?

Optar entre uma técnica ou outra dependerá da necessidade dentária de cada paciente, o que deve ser estudado por um dentista especializado. Em geral, a lente de contato é mais indicada para correções estéticas como o fechamento de diastemas, melhorar a largura e o arredondamento dos dentes e até aumentar o comprimento dos dentes.

Já a faceta é mais usada por pessoas insatisfeitas com o seu sorriso, sobretudo devido à coloração e ao desalinhamento dos dentes.

Além disso, a lente de contato e faceta de porcelana não são recomendados para as pessoas que têm por hábito ranger os dentes ou roer as unhas e morder objetos. Nesses casos, caso a pessoa queria fazer o tratamento estético deverá ser conscientizada da pouca durabilidade da técnica caso o hábito persista e da conveniência do uso noturno de um placa de mordida.

Quais cuidados devo ter com meus novos dentes de porcelana?

Ambos os procedimentos exigem, basicamente, os mesmos cuidados. Veja quais são:

  • Evitar alimentos muito duros;
  • Evitar contar os alimentos com os dentes, usar garvo e faca;
  • Não roer as unhas, não mastigar canetas e outros objetos;
  • Evitar abrir embalagens com os dentes;
  • Ter uma boa higiene bucal (esse é muito importante, pois é um dos fatores primordiais para o sucesso do tratamento);
  • Fazer retornos periódicos ao dentista para realizar a prevenção (no início, esse período costuma ser a cada 6 meses e, depois, retornos anuais);
  • Usar escovas extramacias.

Em relação à higiene bucal, é importante salientar que a limpeza dos dentes de porcelana deve ser feita igual a higiene normal, com escovação, no mínimo, duas vezes ao dia, uso de creme dental com flúor e o uso do fio dental para evitar que restos de alimentos e placa bacteriana se acumulem nos dentes.

Para que os seus novos dentes de porcelana tenham o efeito que você deseja, é muito importante fazer um planejamento adequado e contar com um dentista especializado e experiente.

Gostou desse conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais informações e dicas!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?