Está com os dentes escuros? Conheça as causas e como tratar

4 minutos para ler

Um sorriso claro faz toda a diferença na harmonia do rosto e pode, inclusive, transmitir mais jovialidade. No entanto, esse não é apenas um aspecto estético, visto que dentes escurecidos costumam afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa.

O problema tem diversas causas, que serão abordadas neste post. Felizmente, todas elas apresentam uma solução. Desse modo, se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de continuar esta leitura!

Quais fatores provocam dentes escurecidos?

A seguir, veja o que pode deixar a sua dentição escura!

Tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento de extrema importância nos casos de cárie profunda, pois evita dor e a perda dentária. Nele, retira-se a polpa dental, o que diminui a irrigação do dente. Mas, por vezes, ele pode ficar ressecado e, em outros casos, se ficar parte da poupa dentária necrosada e escura no interior do dente, temos o escurecimento gradual do dente.

Tabagismo

Além de trazer diversas consequências à saúde como um todo, o cigarro contém nicotina e outras substâncias que aderem facilmente aos dentes e os tornam escuros.

Infecção

Infecções localizadas na polpa dentária dificultam a circulação do sangue na região e, com isso, resultam em dentes escurecidos.

Medicamentos

O uso da tetracilina (antibiótico) na infância também escurece os dentes que ainda estão em formação. Esse medicamento gera pigmentação facilmente por ter alta compatibilidade com o cálcio, principal componente dos dentes.

Pancadas

A ocorrência de traumas pode provocar hemorragia no interior da coroa e raiz dentária. Essa condição altera a cor dos dentes.

Interferências oclusais

A má oclusão e o desalinhamento dentário dificultam a correta higienização para manter o sorriso claro. Desse modo, é muito importante pensar na possibilidade de realizar o tratamento ortodôntico o quanto antes.

Caso haja alguma objeção no uso do aparelho fixo, é possível optar pelo Invisalign®, que garante mais conforto e discrição. Depois, no fim do ajuste oclusal, utiliza-se a contenção Vivera Retainers®, feita em material transparente, porém, bem mais resistente que o alinhador.

Como tratar esse problema?

A escolha da opção para clarear os dentes dependerá da causa do problema. Isso porque alguns tratamentos podem ser pouco eficazes em determinadas situações. Confira!

Quiz Invisalign

Clareamento

O clareamento consiste na utilização de um gel à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que agirá quebrando as moléculas de pigmento e, dentro da indicação e limitações de cada paciente, clareará os dentes.

Facetas e lentes de contato

As facetas e lentes de contato são pequenas “capas” que recobrem o dente e alteram cor e formato, de acordo com as preferências do paciente.

Trata-se de uma opção bastante interessante em casos de fumantes que não têm a intenção de deixar o tabagismo, pois o hábito de fumar interfere nos resultados do clareamento convencional.

Restauração de resina

O uso da resina para revestir o dente escuro é uma boa alternativa, principalmente quando um único elemento foi afetado.

Perceba, então, que muitos fatores podem tornar os dentes escurecidos. Entretanto, atualmente existem diversas possibilidades de tratamento para deixar o seu sorriso mais bonito. Basta procurar um cirurgião-dentista de sua confiança e descobrir qual é a melhor opção para seu caso.

Agora que você já conhece algumas possíveis causas do escurecimento dos dentes, aproveite para saber se o clareamento enfraquece a estrutura dentária!

Gostou do post e quer mais informações sobre o Invisalign®? Entre em contato conosco agora mesmo!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?