Dentista em Goiânia: como escolher o seu?

7 minutos para ler

Se você procura um bom dentista em Goiânia, deve avaliar vários critérios antes de escolher um profissional competente. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, essa tarefa não é tão simples assim, pois há diversos tipos de odontólogos no mercado, dos mais competentes aos mais medíocres.

Mesmo que o leque de opções seja grande, os dentistas têm formações, capacidades e graus de conhecimento diferentes. Por isso, você deve procurar aquele que tem conhecimento sobre seu problema, pois é ele que pode oferecer a melhor solução para seu caso.

Além disso, se você faz uma escolha ruim, pode comprometer sua saúde bucal e a beleza de seu sorriso. E você não quer isso, certo? Então, se você mora em Goiânia e procura um bom dentista, continue a leitura. A seguir, daremos 10 dicas para escolher o melhor profissional.

Busque recomendações

Se você procura um profissional de confiança, busque recomendações com seus amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho. Claro que há a possibilidade de você não gostar dos dentistas indicados, mas perguntar não custa nada.

A internet também é outra ótima ferramenta para conseguir recomendações de bons profissionais. Como? Procure referências dos profissionais indicados nas redes sociais, por exemplo.

É muito comum que pessoas avaliem empresas no Facebook e Google, e isso também acontece com profissionais de saúde.

Procure um lugar que tenha fácil acesso

Na hora de buscar um dentista em Goiânia, você deve verificar a acessibilidade do local onde o profissional atende. Verifique se há estacionamento, se a clínica ou consultório fica em um bairro seguro, se está próximo de sua casa ou seu trabalho etc.

Essas questões são importantes para que a consulta com o dentista não se torne um problema pela dificuldade de acesso.

Observe a quantidade de procedimentos oferecidos no consultório

A quantidade dos procedimentos oferecidos pelo profissional escolhida também deve pesar na hora de escolher o responsável para cuidar de seu sorriso. Isso porque, ao longo das consultas, podem ser identificados problemas que exigem mais de uma especialidade odontológica.

E, quando isso acontece, fica bem mais prático e confortável para você fazer todos os procedimentos no mesmo lugar. Isso vai poupar muito de seu precioso tempo, pois não vai precisar buscar nem se deslocar até outra clínica odontológica.

Pesquise a formação do profissional

Tratamentos complexos e principalmente os mais inovadores tais como o aparelho invisível exigem muito conhecimento e técnica profissional. Por isso, quando você for escolher um dentista, deve buscar informações sobre:

  • sua formação do profissional;

  • mais do que seus cursos de especialização a sua capacidade em lhe transmitir segurança;

  • e seu tempo de experiência.

Algumas clínicas odontológicas contratam estudantes para trabalharem ou não possuem uma política de gestão de pessoas alinhada com as suas necessidades. Uma boa forma de descobrir a formação do dentista é verificar se seu cartão de visita possui o número de seu registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Por meio do número do CRO, você pode entrar em contato com o profissional e verificar se ele tem a formação que ele afirma ter. Sites e blogs da clínica também podem servir como fontes de informação.

Avalie o dentista

Na 1ª consulta, observe como o dentista trata os pacientes. Observe se ele está preocupado com sua saúde bucal ou somente em ganhar dinheiro. Infelizmente, em Goiânia, há profissionais que só se importam com seu lucro.

Mas, com uma boa observação, você consegue distinguir o “joio do trigo”. Se o profissional conversa com você sobre seu problema, oferece soluções e explica a diferença entre os procedimentos, significa que ele é um bom dentista e que se preocupa com sua saúde bucal, acima de tudo.

Outra forma de avaliação profissional é observar se ele trabalha numa clínica Acreditada pela Organização Nacional da Acreditação ou não. Pois, essa é uma das certificações específicas em saúde que preconiza desde seu nível mais básico, a segurança do paciente e o atendimento com excelência.

Tire dúvidas sobre planejamento, tratamento e valores

Se você já visitou vários dentistas em Goiânia e já gostou de algum, aproveite para fazer perguntas e tirar suas dúvidas em relação a planejamento e ao tempo de tratamento. Essas informações são importantes para entender como o dentista trabalha e sobre o procedimento que ele vai realizar.

Antes de contratar o profissional, você deve tirar dúvidas sobre valores e formas de pagamento. Assim, você não terá surpresas ao longo do tratamento. Foque em cobrar as garantias de meio e não as de resultado pois, como já escrevemos em outros posts, toda e qualquer prestação de serviço em saúde só pode comprovar a formação do profissional, a marca dos produtos e o quanto instruiu o seu paciente, logo, é impossível prever, com precisão, um resultado específico.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Verifique a limpeza do local

Estabelecimentos de saúde devem ser extremamente limpos. Os instrumentos devem ser esterilizados, e tanto profissionais quanto auxiliares devem sempre usar toucas, luvas, máscara e jaleco.

Além disso, seringas e luvas devem ser descartados. Mesmo que isso seja óbvio, você pode encontrar locais com higiene duvidosa. Essas clínicas podem trazer riscos à sua saúde em geral.

Por isso, ao menor sinal de falta de limpeza, nem hesite em descartar aquele profissional, combinado?

Não escolha o dentista baseado nos valores dos tratamentos

Não escolha o dentista mais barato. Desconfie de profissionais que cobram um valor muito abaixo do mercado, pois isso é um sinal negativo. O importante é que você seja criteriosa.

Claro que os valores cobrados devem ser levados em consideração, visto que os procedimentos devem caber em seu orçamento. Mas esse não deve ser o principal fator de decisão.

Se você ficar com dúvidas em relação a valores de tratamento, basta se perguntar: “quanto vale meu sorriso?”.

Pesquise vários profissionais

Não escolha logo o 1º dentista que lhe indicarem. Pesquise profissionais diferentes, pois assim você terá acesso a diversos tipos de orçamentos e vai poder analisar os demais aspectos já citados. Quanto mais você pesquisar, maiores são suas chances de acertar na escolha.

Invista no tratamento somente quando se sentir seguro

Mesmo que você tenha escolhido um profissional, só comece o tratamento quando você se sentir seguro. A relação entre paciente e dentista deve ser de confiança. Por isso, se apesar das aparências, aquele profissional ainda gera desconfiança, procure outro ou converse com ele para tirar as dúvidas ainda existentes.

Você pode também pedir opinião de outros pacientes que já tenham realizado tratamento com aquele profissional. Se mesmo assim você não se sentir seguro, comece a busca novamente.

Essas dicas são importantes para você encontrar um bom dentista em Goiânia ou em qualquer outra cidade do país, já que existem bons e maus profissionais em todos os lugares.

Então, o post foi suficiente para tirar suas dúvidas sobre como escolher um bom dentista em Goiânia? Esperamos que sim. Agora, vamos ensinar a você como lidar com a odontofobia. Confira o texto!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO № 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?