Como saber se o dentista está te enrolando com o aparelho por mais tempo que o indicado?

6 minutos para ler

Estudar, prevenir e tratar anomalias no crescimento e no amadurecimento dos dentes e da face são algumas das funções da Ortodontia. Apesar disso, PARA OS MAUS DENTISTAS, não se pode afirmar que a relação entre o ortodontista e o paciente é sempre transparente. Como resultado, infelizmente, muitas pessoas podem chegar à conclusão de que esse “anti-profissional” está enrolando seu tratamento com o aparelho ortodôntico e não conclui com sucesso, apesar da impecável disciplina do paciente.

Neste post, descubra por que a dúvida sobre o tempo de tratamento é recorrente e veja quais são os pontos que mais influenciam esse processo terapêutico. Saiba identificar como fugir dos piores dentistas que enrolam, são desonestos ou mesmo nem sabem os objetivos do seu tratamento. Ao final, confira, ainda, quais são as etapas, para que serve cada peça e por que usar o aparelho ortodôntico. Ficou curioso? Então, comece a leitura já e esclareça suas dúvidas!

Por que o tempo de tratamento é uma dúvida comum?

Inicialmente, o ortodontista compartilha com o paciente um planejamento de tempo de tratamento, cuja conclusão depende de uma série de fatores tais como a disciplina do paciente, a assertividade do dentista e até da reação do organismo da pessoa à intervenção ortodôntica. Por isso, o período de tratamento varia SEM, mas, vamos aprender aqui sobre o que é normal e o que NÃO é normal em um tratamento de sucesso.

Nesse sentido, deve-se focar no processo do tratamento, nos meios e nunca num resultado específico, por envolver uma prestação de serviço com seres humanos. O foco deve estar em quem será o seu dentista e no seu grau de disciplina. A marca do aparelho também influencia mas, MUITO pouco.

Que pontos influenciam a duração do tratamento?

Tratamentos ortodônticos envolvem, geralmente, a movimentação dentária junto com o osso que está em volta. A regularidade de manutenção das peças do aparelho (como os bráquetes e as borrachinhas, que podem se desajustar), o trabalho do cirurgião-dentista e o cuidado do paciente, fazendo a devida higienização em casa e evitando maus hábitos, contribuem para o tempo ideal ou para o atraso no tempo de tratamento ortodôntico. Já nos casos tratados com Invisalign, não há fios nem bráquetes para se “soltar”, o que, é uma das vantagens!

Quais são as principais dúvidas sobre o tratamento?

Até aqui, você entendeu por que muitas pessoas se perguntam sobre o tempo de tratamento. Mas ficam algumas dúvidas em relação ao processo, como as motivações para optar pelo método ortodôntico (principalmente, pelo aparelho fixo), as etapas que levam ao sorriso harmônico e as funções de cada peça.

Motivações para usar aparelho

Vamos começar por esta dúvida: por que usar aparelho ortodôntico? Para resolver a questão, porém, é necessário ter um diagnóstico preciso. Caso o cirurgião-dentista note irregularidades no crescimento e no desenvolvimento dentário, provavelmente, você precisará de um aparelho (seja fixo, Invisalign, móvel, estético, transparente etc.).

Etapas do tratamento com o aparelho dentário

A respeito das etapas do tratamento dentário, é necessário especificar, igualmente, qual o problema ortodôntico a ser tratado e qual aparelho, especificamente, deve ser usado. De forma geral, o paciente faz a primeira consulta com o dentista, que sugere um método terapêutico e escuta o paciente no sentido de saber se seu estilo de vida permite ou não o uso do aparelho fixo! Isso mesmo, tem muitos que NÃO podem, por conta do seu estilo de vida, usar aparelho fixo ou já podem considerar a dor e os problemas de indisciplina como causa inicial do tempo de tratamento BEM maior que o ideal.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

A partir daí, o tratamento é planejado (e pode envolver uma intervenção clínica, como a colocação de peças metálicas na boca, em aparelhos fixos e linguais) e dependerá de uma manutenção constante, além dos cuidados pessoais, para obter um resultado satisfatório com o passar do tempo. No aparelho fixo, cabe ao dentista usar do seu conhecimento à medida em vai trocando os fios e os efeitos colaterais vão aparecendo, mas, se o paciente não tem paciência ou o profissional é anti-ético, o resultado é ruim para ambas as partes. No caso, se só o paciente é 100% disciplinado, então, precisa de uma assertividade maior do cirurgião-dentista no sentido de planejar as etapas e cumprir com os prazos. Ficar meses ou até anos sem melhorias e sem ter avisado ao paciente os motivos de forma lógica e coerente é um sinal de alerta de que uma segunda opinião está indicada.

Sinais de alerta

Em resumo, fique atento e busque uma segunda opinião se:

  • O currículo do dentista não é coerente com seu tratamento
  • O dentista não lhe dá um contrato com os objetivos, garantias e prazos
  • O dentista não explica em detalhes os riscos e detalhes do seu planejamento. Óbvio que não há como prever tudo o que vai acontecer mas, sim, a parte básica deve em estar planejada.
  • O dentista não tem experiência com o sistema tais como Invisalign® (alinhadores transparentes removíveis). O uso da tecnologia só é bom se for nas mãos de profissionais competentes e honestos
  • O que o dentista fala não está acontecendo mesmo com a disciplina impecável
  • Sua disciplina não está em 100%, pois, é comum o paciente não gostar do aparelho fixo e como os bons profissionais já tratam todos os casos indicados com Invisalign® , basta encontrar esse dentista para alinhar não só os dentes, mas, as expectativas, valores e prazos

Afinal, manter uma conversa franca e aberta com o profissional é a melhor forma de se informar a respeito dos procedimentos, reafirmando a confiança no trabalho desse profissional.

Este texto esclareceu a dúvida de muitos pacientes: o dentista está enrolando com o aparelho? Nesse sentido, você descobriu que o tempo de tratamento pode variar ao longo do atendimento odontológico, uma vez que se escolher o dentista errado é sinal de que seu tratamento pode nunca acabar bem?

Gostou do artigo, não é? Então, continue se informando sobre a sua saúde bucal. Clique no link do nosso Whatsapp e saiba mais!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?