Descubra 6 alimentos que escurecem os dentes

4 minutos para ler

Ter dentes brancos é o sonho de muitas pessoas, visto que um sorriso clarinho ajuda a manter a boa autoestima. No entanto, a manutenção de dentes brancos pode ser um desafio para quem consome certos alimentos com frequência.

Neste post, você vai saber mais sobre os principais alimentos que escurecem os dentes. Confira:

Por que os dentes escurecem?

A cor dos nossos dentes é conferida por uma camada que tem o nome de dentina, a qual, por sua vez, é protegida pelo esmalte. E, quando o esmalte sofre algum tipo de prejuízo na sua estrutura, a dentina fica mais exposta aos pigmentos dos alimentos, deixando-os mais propensos às manchas.

No entanto, outros fatores também podem causar o escurecimento, tais como o fumo e a presença de problemas de saúde bucal. Dessa forma, é indispensável uma avaliação frequente da saúde dos dentes.

Quais são os alimentos que escurecem os dentes?

A capacidade dos alimentos escurecerem os dentes depende:

  • da frequência com que eles são consumidos;

  • dos cuidados de higiene adotados logo após a sua ingestão (escovação e bochecho, por exemplo);

  • e da porosidade do dente (quanto mais poroso, maior é a probabilidade de um escurecimento permanente).

Normalmente, quanto mais escuros forem os alimentos, maior é a chance de eles causarem manchas.

Confira alguns dos alimentos que escurecem os dentes:

1. Açaí

Apesar de ser considerado extremamente saboroso pela maioria das pessoas, o açaí está entre os alimentos com maior potencial para manchar os dentes. Isso porque ele é muito rico em pigmentos, o que pode ser observado pela coloração roxa que ele deixa na boca depois de ser consumido.

2. Café

O café é outro grande vilão dos dentes branco. Essa bebida é altamente cromogênica, ou seja, possui grande capacidade de gerar pigmentos. A temperatura em que o café é consumido é outro fator que facilita o escurecimento, fazendo com que as manchas apareçam de imediato.

3. Vinho

Essa bebida tão apreciada também está no ranking dos alimentos que mais escurecem os dentes.

Assim como o café, o vinho tinto é muito cromogênico e, portanto, libera grandes quantidades de substâncias (como polifenóis e taninos) com capacidade de colorir os dentes.

O vinho branco, apesar de não ser pigmentado, não fica de fora em relação à capacidade de escurecer os dentes. Essa bebida causa manchas devido à sua característica ácida, que aumenta a porosidade dos dentes por meio de erosões ácidas do esmalte.

A elevação da porosidade aumenta a penetração dos pigmentos dos outros alimentos, tornando os dentes mais propensos ao escurecimento.

4. Refrigerante

Seguindo a mesma linha do vinho branco, os refrigerantes são bebidas ácidas com capacidade de deixar os dentes porosos e mais suscetíveis às manchas.

Quiz Invisalign

Além de ser ácida, essa bebida geralmente possui corantes artificiais na sua composição — principalmente os de cola e os de frutas, como uva e laranja — que podem pigmentar o esmalte dos dentes.

5. Chocolate

O chocolate é amado pela maioria das pessoas. Mas a verdade é que ele pode ser um inimigo para quem quer manter os dentes clarinhos, visto que geralmente possui uma alta concentração de corantes artificiais.

6. Bebidas alcoólicas

O álcool presente nas bebidas também prejudica a integridade do esmalte, deixando-o mais poroso e menos protegido em relação às cores dos alimentos. Por esse motivo, as bebidas alcoólicas também são grandes causadoras de escurecimento.

Além disso, o fermento presente em algumas dessas bebidas pode facilitar a fixação de microrganismos, prejudicando a cor e a estética dos dentes.

É uma pena que alimentos tão saborosos atrapalhem a cor natural dos nossos dentes, não é mesmo? Agora que você já conhece os alimentos que escurecem, poderá tomar mais cuidados após consumi-los.

Aproveite para ajudar os seus amigos compartilhando este post nas suas redes sociais!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?