Descubra aqui a importância da estética do sorriso!

4 minutos para ler

Estar bem consigo mesmo é sinal de saúde física e mental. Pessoas que gostam de sua imagem vivem e se relacionam melhor, são mais confiantes e felizes. Dessa forma, imperfeições no sorriso — como dentes encavalados, desalinhados, manchados ou espaçados — impacta diretamente na aparência e bem-estar de qualquer indivíduo.

Acompanhe este artigo e descubra a importância da estética do sorriso em vários aspectos (de saúde, psicológico, vida social e carreira), os cuidados para manter os dentes sempre bonitos e saudáveis e os tratamentos odontológicos capazes de transformar a vida do paciente!

A estética do sorriso traz qualidade de vida

Pessoas com falhas no sorriso, seja nos dentes, arcadas ou gengivas, ficam com vergonha de abrir a boca em público. Elas podem ter dificuldades para conversar, sorrir, dar risada e até se alimentar, tudo porque ficam incomodadas e sentem vergonha de sua aparência, mais especificamente, do sorriso.

O rosto de uma pessoa é, sem dúvidas, seu cartão de visitas e a desarmonia em um aspecto facial, como os dentes, pode influenciar sua qualidade de vida. O indivíduo pode se tornar retraído e assim ter dificuldades para fazer amizades, se relacionar, ou ainda para conseguir se destacar na carreira. Tudo isso tem como resultado a baixa autoestima, prejudicando sua saúde psicológica.

Saúde em geral

Imperfeições no sorriso influenciam também a saúde em geral do indivíduo. Dentes encavalados ou a ausência de um dente, por exemplo, podem comprometer, além da estética, a mastigação e a respiração. 

Cuidados garantem a estética do sorriso

Cuidados rotineiros podem garantir dentes e boca mais saudáveis interferindo de forma positiva na estética do sorriso.

A primeira recomendação é com os cuidados de higienização bucal, que devem ser realizados após as refeições e antes de dormir. É uma forma de evitar o acúmulo de restos de alimentos que podem causar a cárie. Muita gente acha que se trata de um problema bobo, mas caso não tratada, a cárie pode atingir a raiz do dente ou evoluir para uma periodontite, comprometendo a estrutura do elemento dental, situação que pode levar à sua queda.

Para ficar longe das cáries, além de realizar a limpeza bucal corretamente, coma doces com moderação. O açúcar é o principal vilão dos dentes, contribuindo para o surgimento do problema.

Além disso, outros cuidados importantes são:

Quiz Invisalign
  • evite alimentos muito ácidos, como refrigerantes e sucos cítricos, pois eles podem causar a erosão dental, que é a destruição do esmalte dentário, deixando o dente com manchas e sensibilidade;
  • modere a ingestão de alimentos, como café, vinho ou produtos com corantes, pois podem comprometer a estética do sorriso, deixando os dentes manchados;
  • se você apresentar problemas de saúde, como o refluxo gastroesofágico, é importante tratar, porque o ácido estomacal em contato com os dentes também provoca desgaste do esmalte dentário.

Tratamentos para a estética do sorriso

Se você sofre com um problema que interfere na estética do sorriso, fique tranquilo! A evolução tecnológica da odontologia é constante e hoje há diferentes tratamentos para os mais variados casos.

O dentista pode realizar o clareamento dental ou ainda indicar a correção dos dentes tortos em poucas semanas com o aparelho invisível Invisalign® e, só depois, o uso de lentes de contato dental ou facetas de porcelana para corrigir problemas de cor, formato e tamanho nos dentes.

Atualmente, a maioria dos casos é tratada em semanas ou até poucos meses mas, o fundamental é a escolha do profissional com experiência em agregar o tempo de tratamento ideal para cada paciente. É incrível como o paciente gosta de um tratamento objetivo, efetivo e usando o Invisalign®.

Por fim, há os implantes dentários para pessoas que não têm um ou mais dentes. A implantodontia consegue substituir, dentro dos limites, o elemento dental, devolvendo o sorriso e saúde para o paciente.

Agora você já sabe qual a importância da estética do sorriso e por que é preciso se preocupar com os cuidados bucais diários e realizar os tratamentos odontológicos se necessário. Um sorriso perfeito faz toda a diferença na qualidade de vida, relacionamentos e até no aspecto profissional.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Se tiver outros questionamentos, deixe seu comentário neste post que responderemos em breve!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?