Descubra quanto tempo demora para alinhar os dentes

7 minutos para ler

É muito comum o paciente perguntar: quanto tempo demora para alinhar os dentes? Vou precisar usar o aparelho por muitos anos? No entanto, não há uma fórmula exata para estes questionamentos. A duração do tratamento ortodôntico varia conforme o paciente, o estado dos dentes, os procedimentos que são realizados e, principalmente, da experiência do profissional no diagnóstico e estratégia do tratamento.

O tratamento precisa levar em consideração as particularidades de cada pessoa e deve ser planejado individualmente se quiser que as correções da sua arcada sejam feitas com sucesso. Para que você entenda melhor sobre o processo de alinhar os dentes, continue acompanhando este artigo e confira quais são as etapas do procedimento.

Procurar um bom profissional

Tudo começa na escolha do dentista e do consultório no qual você deseja fazer o seu tratamento ortodôntico de alinhamento dos dentes. Com a saúde não se brinca, e nem sempre escolher o tratamento mais barato é sinônimo de vantagem ou economia.

Então, para que você não seja enrolado, caia em falsas promessas e não corra o risco de haver problemas com a extensão do tratamento além do necessário, é imprescindível contar com profissionais sérios e qualificados.

Para isso, escolha dentistas de boa reputação, peça indicações de familiares ou amigos que já tenham tido bons resultados, confira se o dentista é realmente dentista junto ao Conselho de Odontologia e veja se você suas explicações lhe deixam seguro e todas as garantias que ele lhe dá. 

Diagnóstico

Após encontrar um bom dentista, é o momento de fazer uma análise e diagnóstico da situação dos seus dentes. Este será o primeiro contato e conversa entre profissional e paciente para que sejam feitos exames clínicos, scaneamento, fotos e raio x da sua arcada.

Por meio disso, será possível montar um planejamento e plano de tratamento que leva em consideração as suas particularidades. Neste momento, já é possível ter noção de quanto tempo demorar para alinhar os dentes, de acordo com o seu diagnóstico. Contudo, será apenas uma previsão, pois cada pessoa e organismo reagem de maneiras diferentes.

Com o scaneamento pelo Iteroscan, é possível simular as opções de cada planejamento em poucos minutos e o paciente tangibilizar e até opinar sobre qual ele vai ter mais vantagens e até se existe alguma limitação a ser observada por outra especialidade da Odontologia.

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Instalação do aparelho

A próxima etapa do tratamento ortodôntico será fazer a instalação do aparelho indicado. Dependendo da idade, situação da sua arcada, se ela estiver muito torta, com dentes encavalados ou se for somente um leve desalinhamento, o dentista poderá optar em colocar quatro tipos de aparelhos, que são:

  • fixo autoligável ou convencional;
  • alinhador ortodôntico Invisalign;
  • lingual;
  • ortopédico.

Se Não for usar o aparelho Invisalign, isto é, se for usar o fixo, nos primeiros dias você poderá sentir muito incômodo ou dores, mas, se forem de baixa intensidade, não se preocupe, porque isso é comum e normal no período de adaptação e durante as ativações. Afinal, o aparelho precisa apertar os seus dentes.

Se for de aparelho fixo, para que não tenha problemas e o tratamento siga corretamente, é essencial que você cumpra as orientações do profissional, sobretudo com relação à limpeza e higiene dos dentes e do aparelho.

 

Manutenções? Não, o correto são ativações

Após a instalação do aparelho, o dentista indicará os intervalos de tempo em que você deverá voltar ao consultório. Há casos em que é preciso fazer ativações mensalmente, já outros podem ter um espaço de tempo maior entre uma assistência e outra.

Durante estas visitas, você saberá como está o andamento do tratamento, se o tempo previsto no diagnóstico será mantido, se precisará de mais ou menos tempo. O dentista também poderá trocar peças do aparelho, realizar ativações e encaminhar para uma limpeza mais completa com seu outro dentista, ajudando na prevenção de problemas com infecções ou cáries durante o processo.

Quiz Invisalign

Alinhamento

Outro procedimento realizando no tratamento ortodôntico é o alinhamento e correção da posição dos seus dentes. Isso poderá ser feito para melhorar e corrigir a inclinação ou espaço, além de que, em alguns casos, é necessário fazer a extração de um ou mais dentes.

O alinhamento é uma das etapas mais importantes do processo. É preciso que os seus dentes estejam nivelados para que a movimentação da sua arcada seja eficaz e adequada. Para isso, geralmente, a primeira sessão de alinhamento é feita com alguns fios finos e leves ou feita pelos alinhadores ortodônticos trocados pelo paciente a cada 3 a 14 dias, pois assim os seus dentes podem fazer um movimento de giro e ficar na posição certa.

Correção

Após o seu dentista perceber que seus dentes já estão nivelados e alinhados, será a etapa de corrigir o problema diagnosticado. Poderão ser usados fios grossos de aço e elásticos para que os dentes possam se movimentar e fechar os espaços e desvios, mordidas inadequadas ou encavalamento.

Por ser a parte mais delicada do tratamento, normalmente é a que leva mais tempo de duração. Afinal, é preciso que a sua arcada se movimente para atingir a posição correta. Trata-se de um processo um pouco lento, dependendo da sua situação ou resposta do organismo, além do seu comprometimento com as consultas.

Finalização e contenção

Quando os seus dentes e arcada já estiverem na posição ou bem próximos da posição final, a finalização será somente para refinar esse posicionamento. Então, serão feitas movimentações bem delicadas e sutis para melhorar a sua mordida e preparar a mordida para o trabalho dos outros dentistas quanto ao tamanho e formato dos dentes e também a forma dos arcos.

Após isso, o aparelho será retirado e serão instaladas peças de contenção com o objetivo de estabilizar, dentro do possível, a nova posição e não correr o risco dos dentes entortarem novamente. Para isso, estes dispositivos são, em geral, fixos na parte inferior da arcada e removíveis na superior.

Este procedimento requer somente um acompanhamento periódico e com consulta que tem, geralmente, intervalos de 3 a 6 meses, até que o profissional diga que já poderá ficar sem nenhuma peça de contenção.

O tempo do seu tratamento ortodôntico dependerá muito de dois fatores: o quanto o dentista está comprometido com o procedimento e planejamento de cada caso e o seu grau de disciplina e colaboração.

Além disso, é um erro focar somente no aparelho, pois independentemente do dispositivo que estiver usando, se o profissional não souber se esforçar, personalizar o tratamento e considerar as suas particularidades, de nada vai adiantar.

Como dissemos, não há uma fixa resposta exata para a pergunta: quanto tempo demora para alinhar os dentes? Tudo dependerá do profissional, seu comprometimento e situação dos seus dentes. Alguns tratamentos podem levar apenas de alguns dias a até mais de um ano. Então, conte com bons profissionais e siga à risca todas as orientações.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Clique aqui e pergunte o que quiser no meu whatsapp profissional

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Att,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?