5 dores faciais e suas principais causas!

4 minutos para ler

Não há dúvidas: dores faciais podem facilmente dificultar a vida do paciente, trazendo outras complicações para ele, seja um incômodo na cabeça, dificuldade de mastigação e até cansaço. Pensando nisso, o post a seguir explica quais são as 5 principais causas para desconfortos no rosto.

Dessa forma, o artigo explica por que dores faciais podem se correlacionar tanto a problemas odontológicos quanto a causas diversas (sinusite e problemas no ouvido, por exemplo) e mostra qual o motivo para o paciente evitar automedicação e procurar, sempre, ajuda especializada. Tem curiosidade sobre o tema? Comece a leitura já!

Por que o diagnóstico especializado ajuda a tratar as dores faciais?

Em geral, as pessoas associam as dores faciais a problemas na dentição, mas, na verdade, a maior parte desses incômodos não tem correlação com os dentes. Por isso, antes de pensar em um tratamento específico, que inclua medicação, o paciente precisa de um diagnóstico adequado sobre o caso clínico, identificando as causas do incômodo e aliviando os sintomas com remédios e aparelhos prescritos.

Quais são as principais causas para dores faciais?

Você pode se perguntar agora, quais são as causas para dores na face, não é? Respondendo à pergunta, o diagnóstico para o mal-estar pode estar associado a diversos problemas, como sinusite, bruxismo e variação hormonal.

1. Sinusite

Infecção nos seios ou cavidades ósseas da face, a sinusite é outro problema relacionado a incômodos no rosto, causando uma sensação de peso que se intensifica quando o paciente abaixa a cabeça. O mal-estar pode causar, também, sintomas como corrimento nasal, perda do olfato, tosse e febre, a depender da gravidade e do tipo (viral ou bacteriana) de infecção.

2. Problemas no ouvido

Uma otite (inflamação no ouvido) ou um ferimento no ouvido podem evoluir para uma dor facial, comprometendo a sensibilidade dos músculos do rosto. Caso você esteja sentido um mal-estar no local, é necessário procurar ajuda especializada, com avaliação do oftalmologista.

3. ATM

A Disfunção Temporomandibular, também conhecida como dor na ATM, está associada a um problema na articulação entre a mandíbula e o crânio, levando a incômodos na face e na cabeça, principalmente quando o paciente movimenta os músculos da boca. O tratamento deve ser indicado pelo cirurgião dentista, podendo incluir desde placas para dormir até aparelhos ortodônticos. Para quem precisa de tratamento ortodôntico mas, rejeita o uso do fixo, saiba mais sobre Invisalign®

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

4. Dor de cabeça

Disfunções no sistema nervoso podem provocar mais sensibilidade na face, aumentando a enxaqueca (dor de cabeça), a cefaleia tensional (tensão muscular na cabeça e no pescoço) e os incômodos nos músculos do rosto. O tratamento para esses problemas precisa ser orientado por um neurologista, podendo o profissional solicitar uso de medicação e inalação de oxigênio em épocas críticas.

5. Problemas dentários

Inflamações no tecido gengival e em dentes com cárie podem levar a dores faciais, a depender do agravamento desse quadro clínico. O motivo é que os nervos do dente e do tecido de sustentação dentária interferem na sensibilidade da face, refletindo na estrutura ortofacial. O tratamento depende do diagnóstico do dentista e pode incluir desde limpezas bucais até uso de anti-inflamatórios.

Neste texto, você percebeu que as dores faciais podem ter causas distintas, desde problemas dentários até complicações hormonais. Por isso, é importante, sempre, consultar-se com um especialista da área, uma vez que somente o profissional é capacitado para dar o diagnóstico adequado e sugerir um tratamento sob medida para o seu caso clínico.

O texto foi realmente útil para você? Em caso afirmativo, continue se informando sobre problemas ortofaciais e saiba o que fazer para eliminar desconfortos no local. Entenda, agora, quais são as principais causas de dor nos dentes!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign®, Team1®, Itero ®e Propel®no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?