Em dúvida entre o Invisalign ou aparelho fixo? Ajudamos a decidir!

5 minutos para ler

Uma dúvida comum entre pacientes que chegam ao consultório precisando de um tratamento ortodôntico é se escolhem usar o Invisalign® ou aparelho fixo. Na realidade, a única pessoa que pode indicar a melhor opção para cada pessoa é a relação entre o dentista e o paciente, pois cada caso exige uma atenção especial de ambos os envolvidos.

Mas, e quanto às dúvidas? Por isso, criamos este post. Nele, vamos citar as principais diferenças entre os dois modelos. Confira!

Quais são as principais diferenças entre o aparelho fixo e o Invisalign®?

Embora o objetivo de ambos os tipos de aparelho seja o mesmo no sentido de, dentro do possível e indicado, corrigir a posição dos dentes e melhorar a estética do sorriso, há grandes diferenças em como se alcançar o melhor resultado possível. A primeira distinção é em relação ao material com o qual os aparelhos são confeccionados.

O aparelho fixo é composto por fios e bráquetes, estes últimos podendo ser de metal ou porcelana. Além disso, ele geralmente necessita de ligaduras elásticas — as famosas borrachinhas — para prender o fio ao bráquete.

Já o Invisalign® envolve a troca a cada 3 a 14 dias de alinhadores customizados e pré ativados de fábrica, que são confeccionados em Smartrack® praticamente transparente. Os alinhadores são scaneados de acordo com a arcada dentária do paciente e, por isso, tem um encaixe melhor do que as técnicas de moldagem. Ele não tem fios, bandas ou bráquetes, e ainda é removível.

Quais são os benefícios do Invisalign® em relação ao aparelho fixo?

Embora a dúvida entre Invisalign® ou aparelho fixo seja em relação aos resultados, nesse quesito, se o dentista tiver a expertise indicada, ambos aparelhos são muito eficientes. Afinal, a qualidade tem pouca relação com o aparelho, mas, sim, com quem será o dentista e o grau de disciplina do paciente. Mas o Invisalign® oferece diversas vantagens em relação ao aparelho fixo. A seguir, citaremos apenas algumas delas. Confira!

Mais discreto

Por ser confeccionado em material transparente e sob medida para cada paciente, o Invisalign® fica praticamente imperceptível na boca do paciente. Por isso ele também é conhecido como aparelho praticamente invisível. Já o aparelho fixo chama mais a atenção, mesmo nos modelos “estéticos” que acumulam comida e são difíceis de limpar totalmente.

Confortável e prático

O Invisalign® é um aparelho removível, o que possibilita que o paciente retire na hora de se alimentar e escovar os dentes. Muito prático, não é mesmo? Além disso, como não tem fios nem bráquetes e seu uso é bastante confortável e praticamente sem urgëncias.

Com ele, o paciente sofre menos com dores, feridas nas gengivas e nas mucosas, tornando o tratamento mais agradável.

Quiz Invisalign

Tratamento com menor duração e com menos visitas ao dentista

Uma grande vantagem do Invisalign® é que, graças ao planejamento do dentista, o tempo de tratamento pode ser menor, principalmente quando as trocas são feitas a cada 3, 4 ou até 7 dias. Mas, lembre – se da importância do profissional indicar as alterações que devem acontecer para se ter o tempo mais ideal possível em seu tratamento ortodôntico.

Também não há necessidade de o paciente ir ao dentista mensalmente para fazer manutenção, pois a troca de alinhadores é feita em casa, sob a orientação do profissional. Isso facilita bastante a vida de pessoas que têm uma rotina muito corrida e permite que possam viajar e até morar em outras regiões, desde que o planejamento do dentista leve esses detalhes em consideração.

Facilita a higienização bucal

Quem usa aparelho fixo sabe como é complicado fazer a higiene bucal. Além da necessidade de usar acessórios específicos, se não tiver cuidado, ainda ficam resíduos alimentares entre os dentes e peças do aparelho.

Com o Invisalign® a higiene bucal é bem mais simples, já que deve ser removido na hora da escovação.

Reduz riscos de problemas na gengiva

Como não há riscos de acúmulo de resíduos alimentares na boca do paciente, como acontece com o uso do aparelho fixo, há menos risco de o paciente sofrer com doenças nas gengivas como gengivite e periodontite.

Então, devo escolher Invisalign® ou aparelho fixo?

Agora que você já sabe as vantagens do Invisalign® em relação ao aparelho fixo, o ideal é conversar com seu dentista para saber se ele domina ou não essa técnica. Se lhe demonstrar segurança e centenas de casos finalizados, não hesite, pois apesar de o valor de investimento ser mais alto, alinhar os dentes traz grandes benefícios para todos os pacientes.

Mas vale ressaltar que, independentemente de você escolher fazer o tratamento com Invisalign® ou aparelho fixo, deve procurar profissionais qualificados e de confiança. A competência do dentista fará toda a diferença no tratamento.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Gostou do post de hoje? Então entre em contato e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que eles conheçam os benefícios do Invisalign®.

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?