Entenda como funcionam os aparelhos para idosos

4 minutos para ler

Usar aparelho pode ser uma recomendação para solucionar problemas de alinhamento ou aspectos vinculados à melhora da gengiva. No entanto, muita gente ainda acha que esse tipo de dispositivo só pode ser usado durante a adolescência ou no início da fase adulta, o que não é verdade.

Afinal, existem aparelhos que são muito bem aceito pelos idosos, que são tecnologicamente avançados e não oferecem modificações estéticas durante o tratamento em relação aos tradicionais feitos de metal. Além disso, eles podem ter praticamente transparentes e personalizados para cada paciente.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este post para conhecer alguns dos problemas dentários mais comuns dessa faixa etária, como os aparelhos podem ajudar nisso e quais são as vantagens de usá-los. Confira! 

Quiz Invisalign

Problemas dentários mais comuns entre idosos

O processo de envelhecimento traz mudanças fisiológicas na estrutura bucal. Dentre as mais comuns está a alteração da mucosa, que fica mais fina e sensível, aumentando as chances de traumas e lesões. 
 
Além disso, há uma diminuição da quantidade de saliva, geralmente provocada pela utilização contínua de medicamentos. Essas características podem causar mais aftas e desmineralização dos dentes.
 
Outra mudança é quanto ao aspecto dos dentes. Eles ficam mais escuros e sensíveis. Isso porque existe o envelhecimento e desgaste natural dos tecidos.
 
Outro problema dentário comum é a retração gengival, que surge devido a problemas oclusais, perdas e movimentações dentárias.

Tipos de aparelhos para idosos

Aparelho lingual

Esse tipo de aparelho foi muito usado no passado para alinhar o sorriso sem comprometer a sua aparência. Ele é colocado na superfície de trás dos dentes, deixando a parte da frente sem nenhum sinal e fazendo o mesmo efeito do convencional.
 
Em muitos casos, a dificuldade em higienizar os dentes, as aftas na língua e principalmente a dificuldade emencontrar Dentistas que dominem essa técnica ortodôntica foram as maiores causas de queda no seu uso no mundo. A montagem deve ser feita em laboratório especial.

Aparelho invisível – Alinhador Ortodôntico Invisalign 

Invisalign® ou aparelho invisível é uma opção praticamente imperceptível aos olhos durante no uso na boca, pois essa tecnologia utiliza placas transparentes, que são elaboradas sob medida e podem ser removidas.
 
Cada placa tem a função de movimentar um pouco o dente da arcada. Após alguns dias, é feita a substituição por outra. O tratamento funciona de fato e há vários tipos para cada necessidade.
 
Outra vantagem, principalmente para idosos, é o conforto e a praticidade . As placas não exigem o uso das pontas e dos fios do aparelho fixo, evitando machucados. Por ser removível, é bem mais fácil ficar com ele.

Vantagens do uso de aparelhos para idosos

Melhoria na estética

Não há limite de idade para ter os dentes mais bonitos. Os aparelhos para idosos conseguem reparar oclusões e demais problemas de alinhamento. O tempo para ter o resultado estético pode variar por conta da qualidade do dentista e da mudança no metabolismo do tecido ósseo com o passar dos anos e do objetivo do tratamento.

Correção da mordida e dos contatos dentários

Uma mastigação inadequada ocasionada pela mordida incorreta pode trazer consequências ruins para a saúde.
 
O aparelho dental para idosos se apresenta como uma solução para isso. O dentista vai usar esse dispositivo para, dentro do indicado,  corrigir as falhas na mordida, tornando a mastigação mais adequada ao padrão fisiológico do indivíduo.

Preparação para prótese

Boa parte dos idosos precisa repor os dentes perdidos. O aparelho dental pode ajudar nisso. Ele funciona como preparadores para a utilização de próteses. Com o uso deles, é possível abrir espaço e preparar a boca para que o paciente receba implantes ou próteses.
 
Essas foram algumas informações sobre aparelhos para idosos. É importante ressaltar a relevância de consultar o dentista periodicamente para evitar problemas nas idades mais avançadas. Visite esse profissional pelo menos uma vez ao ano e aumente as chances de ter um sorriso bonito por mais tempo. 

Quer receber novidades sobre saúde bucal diretamente na sua caixa de e-mail? Assine a nossa newsletter! 

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?