Entenda para quem é indicado o aparelho lingual

5 minutos para ler

O aparelho lingual surgiu como uma alternativa extremamente discreta para quem deseja alinhar os dentes. Embora exista há mais de 50 anos, são milhões de pacientes que já usaram mas, devido a discrição, muitas pessoas ainda acham que “não existe alternativa” ao aparelho convencional..

Ainda assim, é importante entender quando ele pode ser indicado e quando não é a melhor opção.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto e para quem esse tipo de aparelho é indicado, não deixe de ler o post de hoje até o final. Vamos juntos nessa?

Afinal de contas, o que é o aparelho lingual?

O aparelho lingual é a peça que fica colada na parte atrás dos dentes, em contato com a língua e faz parte da técnica ortodôntica lingual. Ele surgiu como uma alternativa fixa para as pessoas que não gostam dos modelos convencionais. 

De uma forma geral, aparelho tem a principal funcionalidade de corrigir os dentes desalinhados, e no caso do modelo lingual não é diferente. A grande distinção é o método utilizado.

Como ele funciona?

Ele funciona de forma similar ao tradicional aparelho fixo, com a ajuda de braquetes (com a diferença que é colado na parte interna dos dentes — o que garante um visual discretíssimo).

Pode ser utilizado na arcada superior e inferior, mesmo que o paciente tenha pouco espaço interno entre os dentes. 

Para que os resultados sejam consistentes, é muito importante que o paciente escolha um dentista competente pois, vários detalhes são diferentes e o profissional precisa de muito estudo para ter a segurança mínima na condução dos casos clínicos. Sem controle, o uso do aparelho pode provocar cáries, tártaro, gengivite, mau hálito e comprometer a saúde bucal de uma forma geral. Todos esses sintomas, além de serem desconfortáveis, podem comprometer o tratamento, aumentar custos e atrasar o movimento dos dentes.

Para quem é indicado?

Como adiantamos, esse procedimento não deve ser incorporado por qualquer pessoa. O ideal é que o paciente já tenha todos os dentes permanentes e precise do alinhamento dental.

Ele é uma opção para quem precisa manter a aparência e muito usado por quem pratica esportes, pois, reduz consideravelmente as chances de lesões na boca por conta de pancadas ou outros problemas.

Quiz Invisalign

Vale lembrar que ele não causa nenhum tipo de lesão permanente na língua. Pode ser que aconteça um desconforto em um primeiro momento, mas ele costuma sumir depois do período de adaptação e o dentista vai lhe informar sobre o uso da cera e do silicone para alivio das pontas e aftas temporárias.

Vale a pena adotar o procedimento?

Como a maioria dos procedimentos, o aparelho lingual conta com vantagens e desvantagens. O principal benefício oferecido é a estética. Como não exibe os braquetes, arco ou qualquer outra coisa, fica difícil para as outras pessoas perceberem quem usa ou não o procedimento.

Outro ponto importante relacionado a estética é que o paciente não terá nenhum tipo de desconforto por comer em público. Isso porque caso algum resíduo fique preso, ninguém vai notar.

Para fechar, outra vantagem significativa é a possibilidade de avaliar o resultado antes de interromper o procedimento. Assim fica bem mais fácil perceber como seu sorriso realmente vai ficar, pois não tem a interferência do aparelho na boca. Assim você consegue perceber, dar sua opinião e valorizar cada mudança.

Entre as desvantagens precisamos considerar algumas lesões na língua no começo do tratamento, distorções na fala e a necessidade de um cuidado maior com a higienização. Mas, a maior desvantagem está na dificuldade em encontrar um dentista com experiência e domínio na técnica ortodôntica. Se o profissional não está 100% familiarizado, o tratamento pode ter resultados parciais e tempo de tratamento bem maior.

Já que você sabe o que é e para quem é indicado o aparelho lingual, converse com o seu dentista e veja se esse é o tratamento ideal para você. Saber qual é a melhor alternativa é a melhor maneira de economizar e garantir bons resultados. Nos últimos 20 anos, tem crescido o uso dos alinhadores, uma alternativa praticamente invisível, confortável e removivel e, se o planejamento ortodôntico for feito por quem entende esse assunto, os resultados são os mesmos do aparelho fixo, mas, em menos tempo. Sem contar que, com Invisalign, é possível tratar os casos complexos e remover o aparelho para comer e escovar os dentes sem nenhuma escova nem fio dentais especiais.

Para ficar por dentro de todos os conteúdos que temos produzido, envie seu nome no nosso WhatsApp (62) 9 84008882. Assim você recebe os vídeos feitos semanalmente pelo nosso especialista em primeira mão. Te vejo lá!

 Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr. CRO-GO 6.411 

Top Doctor Invisalign Diamond & Speaker

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?