Entenda um pouco mais sobre o protetor bucal

3 minutos para ler

Muitos esportes indicam objetos para proteger o corpo. Assim como se utiliza capacete para proteger cabeça, o protetor bucal serve para proteger os dentes. Eles são uma espécie de aparelho móvel que se encaixa nos dentes e podem ser feitos conforme a necessidade do paciente. 

Geralmente os protetores bucais são altamente recomendáveis para as pessoas que participam de atividades esportivas que envolvem contato físico, quedas ou potencial da bola ou do oponente atingir os lábios e dentes. Eles recobrem os dentes e são projetados para evitar perda de dentes, machucado na língua ou lábios ou qualquer outro dano na boca. 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns dos principais tipos de protetor bucal. Confira! 

Protetor bucal comum 

Esses protetores são de pronta entrega e são vendidos nos tamanhos pequeno, médio e grande. Geralmente não são feitos de material muito resistente, por isso costumam se deteriorar rapidamente e logo são substituídos. 

Os preços dos protetores bucais comuns são bem convidativos. Eles podem ser encontrados em qualquer loja de artigos esportivos. Uma desvantagem desses modelos é que muitas vezes eles não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração, podendo comprometer a saúde bucal.

Protetor bucal feito sob medida

Apesar de fazermos parte da mesma espécie, cada pessoa tem uma arcada dentária diferente. E isso interfere na adaptação do protetor bucal no paciente. Por isso existem protetores feitos sob medida, preparados em um dentista. 

Quiz Invisalign

Para fazê-los, o profissional encarregado retira o molde dos dentes do paciente. Depois, esse molde serve de base para receber o material que constitui o protetor. Por ser sob medida, esses protetores encaixam com maior facilidade na boca e são extremamente confortáveis. No entanto, por conta desse processo personalizado, eles são mais caros.

Protetor bucal moldável em água quente 

Sim, é isso mesmo que você leu. Existem protetores bucais cuja forma é dada ao serem aquecidos em água. Eles são encontrados no mercado em um formato padrão. Para que consigam se adaptar à boca do paciente, eles são imersos na água quente, pelo próprio usuário. Depois disso, basta morder o protetor para que tome a forma dos dentes. 

Esse tipo de protetor é facilmente encontrado em lojas de produtos esportivos. Eles apresentam mais vantagens do que os protetores comuns. Mas no momento da compra, é preciso averiguar cuidadosamente as instruções para evitar que o protetor seja aplicado de forma errada.

Já o tratamento ortodôntico com Invisalign, além de alinhar os dentes, os mantem protegidos como se fosse um protetor bucal.

Essas foram algumas informações sobre protetor bucal. Antes de comprar qualquer um dos tipos, é recomendável procurar a ajuda de um dentista. Esse profissional pode indicar a você qual é o melhor material que seja de acordo com as características da sua boca. Isso ajuda a evitar que você compre o protetor errado e ainda aumenta as chances de manter seus dentes protegidos. 

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Nos acompanhe no instagram no @aparelho_invisivel_goiania.

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?