Existe escova para aparelho ortodôntico certa? Confiras as opções!

4 minutos para ler

Quando o paciente usa aparelho fixo, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados. Isso porque os fios e bráquetes facilitam o acúmulo de resíduos alimentares, promovendo o desenvolvimento de cáries e outras doenças. Mas existe um modelo ideal de escova para aparelho ortodôntico?

No caso do aparelho fixo, há escovas específicas. Porém, quando o paciente usa o Invisalign®, a higienização deve ser feita com a escova comum, já que envolve um aparelho móvel.

Neste post, vamos citar os tipos de escova para aparelho ortodôntico e explicar como deve ser feita a higiene bucal para quem usa o fixo e o Invisalign®. Confira!

Como devem ser os cuidados com a higiene bucal para quem faz tratamento com o Invisalign®?

O Invisalign® precisa ser removido sempre na hora da higienização. Você deve escovar os dentes normalmente — o que pode ser feito com uma escova comum — e passar o fio dental.

O aparelho também deve ser higienizado. Para fazer a limpeza, use água morna e sua própria escova de dentes. Outra forma de limpar os alinhadores é utilizar os cristais de limpeza da marca Invisalign®. Uma pena que só estão disponíveis, até a data da publicação desse post, em outros países.

Claro que não é obrigatório fazer uso dos cristais, mas eles promovem uma limpeza profunda no aparelho, removendo impurezas nocivas à sua saúde bucal.

Como devem ser os cuidados com a higiene bucal para quem faz tratamento com o aparelho fixo?

O aparelho fixo já demanda um pouco mais de cuidado. Por ser colado aos dentes, os resíduos alimentares ficam presos entre as peças com bastante facilidade.

A escovação deve ser feita após cada refeição. Também é fundamental usar o fio dental, pois é ele que retira os restos de alimentos dos locais onde a escova não alcança.

Veja alguns acessórios básicos para a higiene bucal de quem usa aparelho fixo.

Escova ortodôntica

Apesar de parecer uma escova de dentes normal, essa versão tem um design diferenciado. Ela apresenta uma canaleta central e cerdas com formato em “V”, o que facilita a limpeza do aparelho.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Escova interdental

Essa é uma escova para aparelho ortodôntico bastante eficiente. Ela tem um formato cilíndrico muito útil para complementar a limpeza, pois consegue alcançar o espaço entre os dentes.

Escova sole

Também chamada de unitufo, tem apenas um tufo de cerdas macias que possibilita uma higiene mais completa em áreas difíceis. Ela é muito eficiente para limpar as coroas dentárias, as linhas das gengivas e os dentes posteriores.

Passa fio

Para quem faz tratamento ortodôntico com o aparelho fixo, passar o fio dental é um verdadeiro desafio. E é para facilitar a vida dos pacientes que existe o passa fio. Ele tem formato de agulha e serve para amarrar as pontas do fio, facilitando a passagem dele entre o aparelho e os dentes.

Quais são as vantagens do Invisalign®? Ele precisa de escova para aparelho ortodôntico específica?

O Invisalign® oferece diversas vantagens em relação ao aparelho fixo, principalmente no que diz respeito à higiene bucal. O fato de o Invisalign® ser removível reduz as chances de acúmulo de resíduos alimentares, dificultando o surgimento de cáries, doenças nas gengivas e mau hálito.

A escovação, portanto, passa a ser mais simples e rápida. Mas isso não quer dizer que você pode negligenciar sua higiene bucal. Muito pelo contrário: deve escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. A rotina é a mesma de uma pessoa que não usa aparelho.

Apesar de o Invisalign® não necessitar de uma escova para aparelho ortodôntico, se a higiene não for feita de maneira adequada, os problemas bucais começam a aparecer. Esse fato vai prejudicar os resultados do tratamento.

Gostou do post? Que tal aprender agora como escolher a escova de dentes ideal para você?

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?