Saiba quando a extração de dente é realmente necessária

4 minutos para ler

O papel do dentista é aplicar técnicas para recuperar dentes doentes ou problemáticos, evitando que sejam perdidos. Em alguns casos, o procedimento mais adequado para garantir o equilíbrio da saúde bucal é a extração de dente. E essa indicação pode vir da Ortodontia, mesmo o dente estando saudável.

Dependendo do problema, é preciso realizá-la para não comprometer outras estruturas. Isso precisa ser muito bem indicado pelo dentista para que um dente não seja retirado sem real necessidade gerando sequelas graves por toda a vida do paciente.

Para que você entenda melhor, preparamos um artigo explicando como a extração é feita, quando é necessária, quais são os cuidados após o procedimento e as indicações ortodônticas dessa técnica. Continue a leitura!

Como é feita a extração de um dente

A exodontia é relativamente simples e realizada em ambiente ambulatorial, com anestesia local. Entretanto, é preciso que o dentista tenha cuidado durante o processo, analisando e observando as demais estruturas bucais para não lesioná-las.

Como é considerado um procedimento irreversível e que pode ser realizado como técnica de cirurgia oral menor, o profissional ainda precisa ter cuidado com a biossegurança do paciente para minimizar o risco de complicações no pós-operatório.

Quando é preciso fazer a extração de dente

A extração não é a primeira alternativa de tratamento. Ela só é adotada se os demais procedimentos estão com prognóstico desfavorável.

Alguns casos em que é preciso fazer uma exodontia incluem:

  • cáries profundas com envolvimento da raiz;
  • siso incluso;
  • siso com problemas recorrentes;
  • reabsorções radiculares das regiões cervical ou média da raiz;
  • fraturas na raiz;
  • falta de espaço na arcada com perfil protruído e que incomoda o paciente;
  • falta de selamento labial severo;
  • doença periodontal avançada;
  • infecções;
  • dentes em excesso.

O procedimento é planejado pelo dentista e as opções com ou sem a exodontia são dadas avaliando vantagens e desvantagens de cada uma.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Cuidados necessários após a extração

Indicação ortodôntica da extração de dente

Em poucos casos, a exodontia tem indicações ortodônticas. Ela é muita confundida pelos dentistas não experientes como uma primeira opção ou, para os mais estudiosos, como a última opção de tratamento com o aparelho. A expertise do dentista faz toda a diferença para indicar ou não o procedimento. Basicamente, a falta de espaço pode ser sanada por outros métodos tais como o ganho transverso SEM protruir nenhum incisivo ou mesmo a distalização ou correção da curva de Wilson. Infelizmente, o dentista leigo só pensa em fazer desgastes dentários e arrancar dentes sem levar em consideração as outras e BEM melhores alternativas. Cabe ao paciente buscar uma segunda opinião. O sistema de aparelhos Invisalign, a possibilidade de controle tridimencional é fantástica e as extrações são exceções.

Para alguns pacientes a extração é indispensável, porém, com uma avaliação minuciosa e o devido planejamento, conseguimos fazer as correções preservando toda a dentição. Por isso, você precisa de um profissional qualificado, como os da Condé Invisalign® Doctor.

A capacitação e a experiência da equipe são complementadas pelos investimentos em tecnologia para oferecer tratamentos modernos a todos os pacientes. Assim, sua avaliação será completa para minimizar ao máximo a necessidade da extração de dente, deixando seu melhor sorriso possível dentro do indicado.

Precisando de profissionais que respeitem e cuidem bem da sua saúde bucal? Entre em contato conosco e agende uma visita!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?