4 dúvidas sobre extração do dente siso

4 minutos para ler

As pessoas estão buscando, cada vez mais, aprender sobre a relevância dos cuidados que devemos ter com nossos dentes. Além da questão funcional, tendo em vista que são essenciais para a alimentação, um belo sorriso ajuda na autoestima e na autoconfiança. Por isso, preparamos esse post esclarecendo dúvidas sobre extração do dente siso.

Este é, muito provavelmente, um dos temas que mais gera confusão nos consultórios dentários, com questionamentos sobre a idade com qual eles erupcionam, as indicações clínicas de sua retirada, as restrições para gestantes e muito mais. Continue lendo o artigo e descubra as respostas para essas perguntas!

1. Mulheres não podem tirar siso menstruadas

Mito. Muita gente pensa que a perda ou o escape mensal de sangue poderia implicar em alguma restrição na hora de tirar os sisos, mas o fato é que as mulheres menstruadas podem extrair, na realidade, qualquer dente nesta fase, uma vez que, por si só, o ato de menstruar não constitui nenhum tipo de contraindicação.

No entanto, vale lembrar que existem outras situações muito mais específicas, nas quais isso pode ocorrer, como no caso de portadores de doenças hemorrágicas sem prévio controle, anemias graves, diabéticos descompensados e assim por diante.

2. Quem tirar o siso não deve comer alguns alimentos

Verdade. Embora a extração do siso seja um procedimento cada vez mais seguro do que antes e cada vez mais moderno, existem alguns cuidados que precisam ser tomados, principalmente no que diz respeito à alimentação e com os alimentos que podem oferecer mais rigidez à mastigação. 

Como a área que sofreu a intervenção estará delicada, o ideal é apostar em sopas, que não podem ser muito quentes para não atrapalharem a cicatrização. Outras alternativas recomendadas são sorvetes, sucos e vitaminas e, depois de alguns dias, legumes variados.

3. Existe uma idade ideal para retirar os sisos

Verdade. O melhor momento de extrair os terceiros molares é quando a raiz desses dentes está em 2/3 de formação e isso acontece por volta dos 15 e 18 anos. No entanto, há casos em que a extração pode acontecer antes ou depois dessa idade, sendo o diagnóstico responsabilidade do dentista pois são muitas variáveis de caso para caso.

Quiz Invisalign

Vale lembrar que, em pacientes muito jovens, o fato de as raízes ainda não estarem integralmente formadas pode colaborar para uma extração mais simples, mas isso não impede que o procedimento seja feito, com total sucesso, na fase adulta.

4. Os sisos podem entortar os outros dentes

Mito. Os sisos, ao interrompem na cavidade oral, podem provocar dor, mas, a extração deles em qualquer idade não reduz a quantidade de “dente torto” que o paciente vai ter. Isso traz bastante desconforto, que pode ser do ponto de vista funcional ou estético.

Muitas vezes, pode ser necessário o emprego de um aparelho ortodôntico. Para esses casos, uma opção interessante é o Invisalign, um produto inovador, feito sob medida para cada paciente, que permite que o ortodontista utilize os recursos biomecânicos dos alinhadores para alinhar a arcada e fica imperceptível para as outras pessoas.

Como você pôde ver, muitas dúvidas sobre extração do dente siso fazem sentido e o contar com um profissional de confiança é fundamental para compreender se você precisa de uma extração ou outro procedimento qualquer.

Gostou de esclarecer as suas dúvidas sobre extração do dente siso? Então não deixe de curtir a nossa página no instagram @dralbertoconde!

Condé Invisalign Doctor / Odonto Condé CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr. Speaker Invisalign, do credenciamento, Itero, AlignerStaff e Propel

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?