Está com ferida na boca? Descubra o que pode ser

3 minutos para ler

Está com uma ferida na boca e não sabe o que pode ser? As lesões bucais podem surgir por diversos motivos. Algumas, inclusive, são desencadeadas por situações de estresse. No entanto, é fundamental entender qual o tipo de lesão que você tem e quais as causas do problema para procurar ajuda quanto antes.

Neste post, listamos as principais causas das feridas nessa região e como identificar cada uma delas. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Aftas

As aftas são sinais de uma lesão que ocorre dentro da boca e se manifestam na língua, nas áreas internas da bochecha, nos lábios, na gengiva e na garganta. São feridas arredondadas de cor avermelhada ou branca, cercadas por uma área avermelhada. Podem se manifestar isoladamente ou aparecer agrupadas.

Elas são comuns e recorrentes. Seu aparecimento pode estar relacionado a traumas ou outras lesões, assim como à sensibilidade a alguns alimentos, como os muito picantes, salgados ou ácidos. Além disso, outros fatores também podem tornar a pessoa mais susceptível às aftas, como problemas do sistema imunológico, estresse, alergias, deficiências de ferro ou vitaminas, fumo e fatores genéticos. O uso do aparelho fixo pode causar aftas e isso deve ser considerado na hora de selecionar seu aparelho.

Herpes labial

Diferentemente das aftas, as herpes labiais são causadas por um vírus e são altamente contagiosas. Apresentam-se como um grupo de bolhas na parte externa, afetando os lábios e a área ao redor da boca.

A doença é bastante dolorosa, e a primeira infecção costuma aparecer ainda na infância, acompanhada de gripe ou resfriado. Depois de infectado, o paciente segue com o vírus no corpo pelo resto da vida. A herpes pode se manifestar de tempos em tempos, com ataques recorrentes que ocorrem em períodos de estresse, febre ou durante a menstruação.

Candidíase

Também conhecida como sapinho, a candidíase é uma infecção causada pelo fungo cândida albicans. As feridas podem ser reconhecidas pela coloração branca, amarela ou avermelhada nas superfícies mais úmidas da boca. Além disso, a região pode ficar dolorida.

Medicamentos como esteroides, quimioterapia e alguns antibióticos podem deixar o paciente mais susceptível à infecção. Além disso, a doença é bastante comum em pacientes que utilizam dentaduras, em recém-nascidos e em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Machucados

As feridas na boca também podem ser resultado de pequenos ferimentos do dia a dia, como mordidas acidentais, escovações muito fortes ou consumo de alimentos muito quentes ou frios, que causam queimaduras.

Além disso, as próteses mal ajustadas ou o atrito das pontas de aparelhos ortodônticos também podem causar machucados constantes no interior da boca, por isso, é importante buscar soluções mais confortáveis, como o Invisalign®.

As lesões bucais, apesar de comuns, precisam de atenção. Se você está com uma ferida na boca por alguns dias e ela não desaparece por conta própria, é importante procurar um dentista para avaliar o caso. Úlceras indolores e que não cicatrizam são um dos sintomas do câncer de boca, que afeta milhares de pacientes todos os anos.

Agora que você já sabe quais as possíveis causas das feridas na boca, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem o porquê das lesões.

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?