Afinal, passar fio dental antes ou depois de escovar os dentes?

3 minutos para ler

Fio dental antes ou depois de escovar os dentes, você sabe qual é o melhor momento? Apesar de já ser um artigo conhecido, muitas pessoas ainda negligenciam a importância de usá-lo diariamente e têm dúvidas sobre a ordem correta da limpeza.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, explicamos por que é importante incluir o fio dental em sua rotina de cuidados com a boca, o momento de utilizar e como passá-lo mesmo com aparelhos ortodônticos fixos versus a diferença quando se usa o alinhador móvel. Ficou curioso? Então, continue a leitura.

Por que utilizar o fio dental?

O fio dental é um elemento de extrema importância na higienização da boca. Ele ajuda a limpar os espaços entre os dentes e abaixo da linha das gengivas, onde a escova não alcança, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, evita inflamações nas gengivas e previne o aparecimento de cáries.

Sua utilização deve ser feita de forma cuidadosa. O ideal é passar o fio ao redor da base de cada dente, no sentido da curva da linha da gengiva, deslizando em movimento de sobe e desce.

Quando ele deve ser passado?

Por ser um pouco mais demorado que a escovação, o hábito de passar fio dental acaba sendo negligenciado por muitos pacientes. No entanto, ele é muito importante para manutenção de uma boa saúde bucal.

Quanto ao momento do uso, antes ou depois da escovação, não existe uma regra. Mais importante que definir isso é incluir a prática na rotina de higienização e realizá-la com disciplina.

Alguns dentistas recomendam passar o fio antes da escova. Afinal, muitas pessoas acabam deixando essa etapa de lado por acreditarem que a escovação é suficiente para uma higienização completa.

Ao usar o fio antes, você consegue garantir uma limpeza mais eficiente, já que todos os restos de alimentos serão deslocados e removidos em seguida, com a movimentação da escova.

Quiz Invisalign

Como passar fio dental no aparelho?

Quem utiliza aparelho fixo precisa de mais cuidados com o fio dental. Isso porque a higienização pode se tornar difícil, facilitando o acúmulo de placa bacteriana e o aparecimento de cáries.

Para realizar a limpeza completa, é preciso do auxílio de um passa fio. Trata-se de uma espécie de agulha plástica descartável, que ajuda a colocar o fio dental entre os dentes e o fio ortodôntico para acessar as laterais e a gengiva.

Uma forma de evitar o risco de cáries e inflamações na gengiva é optar pelo Invisalign®, que possibilita uma higienização mais simples e eficiente. Basta retirá-lo e fazer a limpeza normalmente.

Utilizar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes é fundamental para garantir a sua saúde bucal e impedir a formação de placa bacteriana. Independentemente da ordem da limpeza, procure incluir o hábito em sua rotina e realizá-lo, pelo menos, uma vez ao dia.

Gostou das dicas? Siga o Dr. Alberto no instagram @aparelho_invisivel_goiania para conferir mais conteúdos como este.

Dr. Alberto dos R Condé Jr CDCROGO6411 único Speaker/Professor Invisalign®, Itero®, Propel® e Team1® simultâneos

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

fone: (62) 3092 8882 ou (62)) 9 84008882

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?