Fio dental com cheiro ruim: saiba as causas!

3 minutos para ler

Fazer uma boa limpeza nos dentes e na boca como um todo não é apenas uma questão de higiene, mas também um hábito que ajuda na saúde do organismo e tem reflexos até nas questões de socialização, dada a importância de um sorriso bonito para nossa autoestima. Contudo, você sabe o que pode deixar o fio dental com cheiro ruim?

Essa é uma situação bastante corriqueira na vida de boa parte das pessoas, mas que pode gerar inseguranças e questionamentos durante essa etapa tão fundamental dos cuidados e da manutenção da cavidade bucal.

Portanto, continue lendo o conteúdo e aprenda um pouco mais sobre o assunto.

Acompanhe!

Má higiene oral

Não dá para negar que a primeira coisa que vem à mente quando pensamos no fio dental com cheiro ruim é a má higiene oral. No entanto, vale ressaltar que isso pode ser um processo natural, desde que não seja um problema tão intenso, pois existem algumas bactérias que ficam acumuladas nos espaços entre os dentes, gengiva, restaurações, etc, mesmo com uma boa escovação.

No entanto, quando o odor é recorrente e muito forte, isso pode significar que você não remove a placa bacteriana de maneira satisfatória, principalmente da língua. Além disso, pode haver resquícios de alimentos entre os dentes e essas sujidades afetam o seu hálito negativamente, evoluindo para outras questões, como cáries e infecções.

Quiz Invisalign

Cáries e infecções

As cáries estão entre os quadros mais corriqueiros nos consultórios de dentistas, principalmente, os do terceiro mundo e também podem dar a sua contribuição para um fio dental com cheiro ruim. Isso se dá tanto pelo acúmulo de bactérias quanto pelo quadro inflamatório, que pode piorar se você não fizer o tratamento adequado quanto antes.

Caso haja a evolução do problema e o surgimento de infecções dentárias, a produção de pus e secreções, definitivamente, não contribuirão para um odor agradável na região. Tudo pode piorar se você tiver, concomitantemente, gengivite, baixa produção de saliva ou consume água em pouca quantidade.

Dentes tortos

Quem não é do ramo pode até estranhar, mas o fato é que os dentes tortos também podem causar o fio dental com cheiro ruim. Isso ocorre porque, via de regra, um alinhamento inadequado entre os dentes pode dificultar bastante a boa higienização bucal, favorecendo o crescimento bacteriano e a retenção de partículas de comida.

Felizmente, para isso, existe solução e ela passa por um profissional experiente e capacitado, que possa indicar tratamentos ortodônticos no tempo ideal. Ele pode avaliar o que acontece e, por meio de estratégias e ferramentas modernas, como o caso do Invisalign®, solucionar a questão, tanto em termos de saúde oral quanto de estética.

Como você pôde ver no post, existem diversos motivos que podem deixar o fio dental com cheiro ruim. Felizmente, eles têm solução e você pode resolver o seu problema por meio de uma boa ajuda especializada!

Gostou de aprender o que deixa o fio dental com cheiro ruim? Tem enfrentado esse tipo de problema e não conhece um bom profissional? Então, clique aqui e descubra como encontrar um dentista confiável!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?