[NOV/19] Está sentindo um gosto amargo na boca? Veja o que pode ser!

4 minutos para ler

Você também já sentiu um gosto amargo na boca? Essa é uma situação incômoda e desagradável não só por provocar alterações no paladar, mas também porque, muitas vezes, é acompanhada pelo mau hálito.

Se já aconteceu com você não se preocupe, pois trata-se de uma condição comum que pode ser solucionada facilmente. Para ajudar, preparamos este artigo explicando o que você precisa fazer para manter o seu hálito e paladar sempre frescos.

Continue lendo e descubra o que deixa esse gosto amargo na boca e ainda conheça algumas soluções para prevenir esse problema e combatê-lo.

O que causa gosto amargo na boca?

O gosto amargo na boca é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa. Ele está relacionado tanto a fatores externos quanto advindos do próprio organismo, por isso, é importante identificar aquilo que o está provocando para saber como combater essa situação. A seguir apresentamos algumas das possíveis causas desse gosto amargo. Veja!

Má higiene bucal

Deixar de escovar os dentes, fazer isso do jeito errado ou realizar escovações insuficientes favorece o gosto amargo na boca. Isso acontece porque os resíduos de alimentos se acumulam nos dentes e fermentam, permitindo a proliferação de bactérias.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação que afeta a gengiva, sendo ocasionada pela proliferação de bactérias nos resíduos de alimento. Ela deixa um gosto ruim na boca por causa dos ácidos liberados pelas bactérias e em função dos sangramentos que desencadeia.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do conteúdo estomacal para o esôfago podendo atingir a cavidade bucal. Além dos alimentos deglutidos, ele contém ácido, então, deixa a boca com gosto ruim e ainda provoca queimação (azia).

Uso de antibióticos

A ingestão de medicamentos provoca alterações na composição da saliva deixando a sensação de gosto amargo na boca. Ela é ainda mais intensa quando esses fármacos têm em sua composição substâncias amargosa ou metálicas.

Aparelho fixo

Usar aparelho ortodôntico fixo pode deixar a boca com gosto amargo por causa de dois motivos. O primeiro é o fato de que ele acumula muitos resíduos de alimento, favorecendo a placa bacteriana e o tártaro por ser difícil de higienizar. Isso também acarreta o mau hálito.

O segundo motivo é o material de confecção desse tipo de aparelho. Geralmente metálico, ele é rico em níquel, o que pode provocar alergia em pessoas cujo organismo é mais sensível, também favorece a formação de aftas e ainda altera o paladar.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Como solucionar esse problema?

Para eliminar o gosto amargo da boca a primeira medida a ser adotada é fazer uma boa higiene bucal. Também faça uma visita ao dentista para que ele verifique se não há nenhuma doença bucal em curso.

Caso você tenha problema de refluxo, consulte um médico para que ele indique o tratamento mais adequado. Se estiver fazendo uso de algum medicamento, converse com o profissional que o receitou para estudar se é possível substituir a substância por outra que não cause o gosto amargo.

Para quem usa aparelho ortodôntico ou pretende usar, esse problema pode ser evitado preferindo o alinhador Invisalign. Ele corrige os desalinhamentos dentários de uma forma muito mais confortável porque é confeccionado em material termoplástico, não contém bráquetes nem componentes metálicos.

Além disso, o Invisalign é um aparelho móvel, portanto, ele pode ser retirado da boca durante as refeições. Isso evita o acúmulo de resíduos e facilita a higienização bucal, uma vez que os dentes podem ser escovados sem nada atrapalhando.

Para finalizar, não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia, mantendo o organismo hidratado. Assim, você vai garantir um bom fluxo salivar e a qualidade da saliva, o que também é essencial para evitar o gosto amargo na boca e prevenir o mau hálito. Também, faça consultas periódicas com o dentista, a fim de complementar os seus cuidados em casa.

Gostou dessas dicas? Então veja este outro artigo que mostra quais são as principais causas do mau hálito, como ele pode ser tratado e prevenido.

 Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?