Harmonia do sorriso depende da combinação entre dentes, gengiva e lábios!

4 minutos para ler

Quem não sonha em ter o sorriso perfeito? Aquele que, quando é aberto, ilumina o ambiente ao seu redor e atrai as pessoas: um sorriso simpático e atraente. Contudo, o que significa um “sorriso perfeito”?

É comum que a primeira imagem que venha à mente tenha relação com dentes alinhados e brancos. Isso faz parte do conjunto do sorriso perfeito, mas manter a harmonia do sorriso vai além.

Dentes, gengivas e lábios harmonizados são o segredo para o sorriso mais próximo do ideal para seu rosto— e, atualmente, é uma realidade cada vez mais acessível. Confira o que você pode fazer para alcançá-lo!

Sorriso perfeito ou o melhor possível para seu rosto

Um estudo da Escola de Odontologia da Loma Linda University, na Califórnia, intitulado “Smile Design”, chegou a um padrão do que é considerado um sorriso perfeito. Por meio da análise prática de diversos casos e das percepções positivas em relação aos tipos de sorriso, o estudo apontou alguns princípios básicos para que ele seja agradável.

Um dos princípios é que o sorriso deve ocupar pelo menos metade da largura do rosto, sendo os lábios esquerdo e direito simétricos e igualmente carnudos. Outro ponto importante é que os dentes estejam alinhados com a linha vertical imaginária que corta o rosto ao meio e que a arcada superior seja mais dominante que a de baixo.

A gengiva, por sua vez, também apresenta uma grande importância nesse padrão: não pode ser muito grande e nem retraída. O ideal é que durante o sorriso apareça apenas uma faixa de gengiva.

Esse é o padrão do sorriso considerado bonito hoje. Mas, não pense que, se você não atende a alguma dessas observações, não tem um belo sorriso. Há beleza também em imperfeições, afinal, elas tornam cada um de nós únicos. Porém, é importante mencionar: para o que for realmente incômodo, já existe solução. Acompanhe!

Mulher sorrindo após realizar um procedimento odontológico de estética

Dobradinha que dá certo

Se você busca aprimorar o seu sorriso, saiba que não é só com a área odontológica que você pode contar. Muitos procedimentos, inclusive estéticos, podem ser realizados por dentistas, como as correções nos dentes e gengivas.

Contudo, para algumas outras alterações no rosto, que fazem diferença em como o seu sorriso é percebido, você pode precisar de um cirurgião plástico. Unindo as duas áreas, é possível fazer um tratamento como um todo.

Quiz Invisalign

Confira alguns dos procedimentos que podem ser realizados para tornar o seu sorriso mais harmonioso:

Odontológico

Dentro da odontologia, o clareamento dental é um dos procedimentos mais utilizados. Ele consiste em um tratamento via produtos no consultório ou moldeiras, que, por meio de substâncias específicas, conseguem clarear os dentes em sua estrutura.

O alinhamento dentário é outro procedimento muito comum, mas, a cada dia, para atender aquele que rejeita o aparelho fixo, tem-se indicado o aparelho invisível Invisalign, pois, é um tratamento rápido, discreto e que mantém o estilo de vida, o conforto, e a higiene bucal durante toda a Ortodotia.

Outro procedimento com resultados eficientes são as lentes de contato dental. Trata-se de lâminas ultrafinas de cerâmica, que são aderidas nos dentes. Elas servem para mudar a coloração, reparar pequenos defeitos, corrigir espaços indesejados e moldar a forma do dente.

Estético

Você já reparou que algumas pessoas parecem ter os dentes menores? Normalmente, esse é um efeito apenas aparente. Na verdade, o que ocorre é que a gengiva desta pessoa é que é grande demais. Nesse caso, é possível retirar uma parte desse tecido sobressalente e moldar cobertura dos dentes por meio da plástica gengival ou gengivoplastia. É um procedimento simples e, quando bem indicado e feito por profissional competente, com ótimos resultados estéticos.

Outra modalidade possível é o preenchimento labial. Esse procedimento, realizado por médicos, pode deixar os lábios do paciente mais carnudos, tornando o sorriso mais atrativo também.

Gostou das dicas para melhorar a harmonia do sorriso? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, siga nosso instagram em @odontoconde ou @aparelho_invisivel_goiania. 

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?