Como a harmonização orofacial e a Ortodontia se integram?

4 minutos para ler

Sorrir faz bem tanto para a saúde do corpo quanto para a da mente, deixando as pessoas mais felizes e com melhor autoestima. Muitas vezes o segredo de um belo sorriso, aliás, está no alinhamento. Embora se possa pensar no alinhamento da arcada dentária, em certos casos é necessário somar esforços, corrigindo também o alinhamento do rosto.

Por conta disso, a harmonização orofacial tem conquistado um espaço cada vez maior na odontologia. A partir da aplicação de técnicas pouco invasivas e relativamente simples, ela permite o alcance de resultados incríveis, gerando simetria e equilíbrio entre a boca e as demais partes do rosto.

Pensando no tema, elaboramos este texto para explicar a fundo como funciona o procedimento e qual é a relação dele com a ortodontia. Confira!

O que é harmonização orofacial e quais seus benefícios?

Conhecida também como estética orofacial, trata-se de um procedimento estético que torna os traços faciais mais equilibrados, sem interferir nas funções básicas da cavidade oral. O objetivo consiste em proporcionar um sorriso que combine com a estrutura facial do paciente.

Por meio de diferentes técnicas, é possível realizar uma remodelação óssea corrigindo a postura dos músculos da face e dando uma maior simetria ao rosto. De quebra, a harmonização orofacial ainda proporciona outros benefícios, como:

  • restauração da mastigação;
  • diminuição de dores de cabeça e nas articulações da mandíbula;
  • estímulo à respiração pelo nariz, que é mais saudável;
  • correção de problemas de mordida e da posição dos dentes;
  • ganho de eficiência na colocação de implantes.

Qual sua relação com a Ortodontia?

De certa forma, pode-se afirmar que a estética orofacial complementa os procedimentos ortodônticos. Afinal de contas, ao trabalhar em conjunto a questões dentárias e faciais, os resultados alcançados permitem tanto um aprimoramento estético quanto de saúde.

Com o procedimento ortodôntico, o dentista garante maior conhecimento dos traços do paciente, o que facilita seu trabalho na hora de realizar a harmonização. Assim, o sorriso fica alinhado internamente e em relação aos traços do rosto. A saúde bucal e a emocional, portanto, saem em vantagem.

É importante compreender que, para trabalhar com harmonização orofacial, o cirurgião-dentista precisa passar por uma pós-graduação na área. O intuito é que ele compreenda os diversos aspectos envolvendo esse ramo, como as técnicas para efetuar a harmonização e as recomendações e contraindicações do procedimento.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Para quem é indicado?

De maneira geral, o procedimento é indicado para toda pessoa que busca uma correção estética e de funcionalidade dos dentes. No caso do alinhamento dentário, uma boa alternativa é fazê-lo por meio dos alinhadores Invisalign®, que por conta do domínio dos recursos biomecânicos pelo Ortodontista, permitem uma correção meticulosa e discreta.

Esse procedimento é recomendado pois, ao longo do processo, o cirurgião dentista consegue identificar as principais estruturas do rosto e do sorriso do paciente, facilitando a elaboração de um plano de harmonização personalizado para atender suas demandas.

A harmonização orofacial é uma excelente maneira de contribuir para um sorriso saudável e belo. Como você pode perceber no texto, trata-se de um procedimento que, em união ao alinhamento dentário, assegura inúmeros benefícios para a saúde tanto do corpo quanto da mente.

Contudo, vale sempre lembrar da necessidade de escolher um profissional com experiência e especializado na área, que empregue procedimentos e materiais atualizados para que as demandas de cada paciente sejam devidamente supridas.

Já tinha ouvido falar dessa técnica de harmonização do rosto e da relação dela com a ortodontia? Então compartilhe o texto nas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios do procedimento!

Dr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?