Implante dentário e aparelho ortodôntico: é possível ter os dois?

4 minutos para ler

É comum que pacientes tenham dúvidas e se perguntem se podem fazer simultaneamente os tratamentos de implante dentário e aparelho ortodôntico. Essa realidade é compreensível, já que o aparelho movimenta praticamente todos os dentes da arcada e o implante é fixo, ou seja, não pode ser movimentado.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, siga a leitura deste post que terá a resposta. Mas, primeiro, vamos entender como funcionam os tratamentos com implante dentário e aparelho ortodôntico?

Como funciona o implante dentário?

O implante dentário consiste em um pino de titânio. Ele é fixado no osso da mandíbula ou maxila a partir de um procedimento cirúrgico. O objetivo do implante é substituir a raiz de um dente perdido, além de ser um suporte para um dente artificial (prótese sobre implante).

Como funciona o tratamento ortodôntico?

O aparelho dentário é utilizado para corrigir falhas estéticas e funcionais dos dentes. Ele alinha a posição dos dentes, deixa, dentro do indicado, o sorriso mais bonito e melhora as funções mastigatórias. Pode ser fixo metálico ou estético. Ainda, há o modelo lingual.

Para quem prefere um tratamento mais confortável, temos também o Invisalign®, que é um aparelho móvel, transparente e que permite que o paciente faça todo o tratamento sem que praticamente ninguém perceba.

Implante dentário e tratamento ortodôntico: é possível ter os dois?

A resposta é sim! Ter um implante dentário não impede que o paciente faça o tratamento ortodôntico e vice-versa. No entanto, dependendo do tipo de movimentação, o implante pode inviabilizar o uso do aparelho.

Quando o paciente tem que repor alguns dentes na boca, mas precisa usar aparelho, o tratamento ortodôntico deve ser feito primeiro e o implante depois. Contudo, nos casos em que o paciente já tem dentes implantados, o profissional deve analisar a situação para avaliar se as movimentações não afetarão o implante, já que ele não pode ser movimentado.

Quando o implante pode ser um aliado do tratamento ortodôntico?

Se o indivíduo já tem um implante dentário na boca e precisa usar o aparelho, o implante pode ser um aliado do tratamento ortodôntico. Isso porque o dente implantado pode servir de ancoragem ortodôntica.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Além disso, quando o paciente tem poucos dentes na boca, o implante é fundamental para complementar o tratamento, pois ele deve ser feito na etapa final do uso do aparelho. Dessa forma, o paciente ficará com um sorriso mais bonito e funcional.

Como fazer um tratamento odontológico com segurança?

O ideal é procurar por profissionais qualificados e conversar sobre as indicações e limitações para seu caso. Afinal, há situações nas quais o implante pode trazer prejuízos para o tratamento ortodôntico. Esses casos acontecem quando o pino de titânio está instalado em local inadequado.

De qualquer forma, é importante entender que o implante dentário e o aparelho ortodôntico podem ser tratamentos complementares, mas que só proporcionarão bons resultados se forem executados por profissionais experimentes e capacitados.

Gostou do post e está em busca de profissionais qualificados para fazer um tratamento ortodôntico ou um implante dentário? Então, entre em contato com a Odonto Condé agora mesmo e conheça nossa equipe!

Gostou do artigo, não é? Então, continue se informando sobre a sua saúde bucal. Clique no link do nosso Whatsapp e saiba mais!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?