Implante dentário: quais cuidados preciso ter após a cirurgia?

4 minutos para ler

Apesar dos grandes avanços e melhorias na Odontologia, milhões de pessoas ainda sofrem com a ausência ou perda de dentes. Suas principais causas são decorrentes de cáries ou problemas como gengivite e fraturas.

Por muito tempo, as únicas opções de tratamento disponíveis para a reabilitação desses pacientes eram por meio do uso de próteses como pontes, pivôs e dentaduras. No entanto, nos últimos anos, houve um avanço significativo nos implantes, melhorando a recuperação estética, função mastigatória, resistência e durabilidade dos trabalhos dos dentistas.

Agora, mostraremos quais cuidados você deve tomar após a cirurgia de implante dentário. Acompanhe!

Cuidados para evitar o excesso de sangramento:

Um sangramento leve na região da ferida é comum na primeira hora após a cirurgia e durante o dia. Já para evitar um sangramento excessivo, siga as seguintes recomendações:

•    Coloque uma gaze dobrada no local e morda sem força durante 15 minutos. Se ainda assim o sangramento excessivo persistir, entre em contato com seu dentista.

•    Para dormir, apoie a cabeça de modo que fique mais elevada que o corpo e fique de costas. Jamais fique de bruços ou pressionando a área operada.

•    Não faça nenhum bochecho no primeiro dia;

•    Não fique mordiscando ou apertando os lábios e língua, pois poderá feri-los gravemente sem se dar conta.

Cuidados para diminuir o inchaço:

Uma vez que a cirurgia de implante dentário envolve a manipulação do tecido ósseo, o inchaço é uma ocorrência normal do procedimento, atingindo seu ponto máximo dois ou três dias após a cirurgia.

Para minimizá-lo, aplique gelo na bochecha ao lado da área cirúrgica por 5 minutos, faça uma pausa de 10 minutos e aplique novamente por mais 5 minutos nas primeiras 6 horas pós-cirurgia.

Um edema pode surgir, mas deve ser controlado com o anti-inflamatório que o dentista prescreveu. Se persistir após 48 horas, use compressas de pano aquecido na região por 5 minutos, faça uma pausa de 10 minutos e repita durante as próximas 6 horas. Se não bastar, entre em contato o profissional.

Quiz Invisalign

Cuidados com a dieta

Deve-se ingerir muito líquido e alimentos de consistência mais pastosa, lembrando-se de evitar alimentos quentes no primeiro dia pós-cirurgia, uma vez que o calor estimula a vasodilatação e pode aumentar o sangramento. Gradualmente, vá progredindo para os sólidos, tomando cuidado com os alimentos muito duros e muito pequenos, como sementes e grãos, pois podem ficar alojados nas áreas cirúrgicas e causar inflamações. Não mastigue sobre a região operada na primeira semana.

Cuidados com a higiene oral:

Uma boa higiene bucal é essencial para a cicatrização. Mantenha a higiene bucal escovando normalmente os dentes distantes do local da cirurgia e higienizando a área operada com gaze embebida em soro fisiológico. Remova os resíduos alimentares de toda a boca, dentes, língua e gengiva. Volte a escovar toda a boca com escova macia gradativamente.

Após as primeiras 24 horas, seu dentista pode indicar o bochecho com Clorexidina 0,12%.

Cuidados com infecções

As infecções são uma das principais causas de falha na reabilitação por implantes. Isso porque prejudica a osseointegração do implante (união entre o tecido ósseo e corpo do implante).

Assim, o uso correto dos antibióticos prescritos pelo profissional é imprescindível!

No caso de dor intensa, contínua e pulsátil, entre em contato com seu dentista.

Cuidados com as atividades físicas

A prática de atividades físicas não é indicada após a cirurgia, pois resultará em aumento de sangramento, inchaço e dor. O repouso é indicado por até três dias e deve ser feito com a cabeça ligeiramente mais alta — isso contribui para o não sangramento.

Cuidados para minimizar a dor

Além dos cuidados acima, o uso de toda medicação indicada pelo dentista é fundamental.

Após alguns meses ou até dias, dependendo da técnica e do implante, a prótese pode ser instalada. Logo, voltar ao dentista para fazer as sessões finais é de grande importância.

Com o procedimento bem executado, os cuidados realizados de forma adequada e levando em consideração a resposta individual da cada organismo, é possível aumentar a taxa de sucesso.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Se quiser ficar por dentro de mais assuntos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados

5 comentários em “Implante dentário: quais cuidados preciso ter após a cirurgia?

  1. A 45 dias tirei todos e ja foi colocado embaixo a fixa. Em cima foi colocado uma protese provisoria de 4 a 6 meses, A minha pergunta é durante estes 45 dias ainda esta inchado é normal?

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?