Implantodontia: o que é e como funciona?

4 minutos para ler

Você já ouviu falar de implantodontia? Essa é a área da Odontologia que pode estar indicada quando há a perda de um ou mais dentes, melhorando não só a estética do sorriso quanto o equilíbrio da mastigação. Além disso, é uma maneira de aumentar a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida de um paciente, podendo até influenciar na confiança ao comer, beber, sorrir e conversar.

Com base nisso, no post de hoje vamos explicar o que é esse procedimento, como ele funciona, em quais casos é indicado e quando é contraindicado. Se você ficou curioso, continue com a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a implantodontia?

A implantodontia é o nome da especialidade odontológica que visa personalizar um conjunto de técnicas empregadas para implantar ou reimplantar dentes utilizando o implante ósseo integrado. Esse dispositivo é posicionado cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila onde serão, após alguns meses ou até horas, local para receber a prótese fixa sobre esse dispositivo de titânio. É válido falar que essa prótese é feita sobre o próprio suporte e, quando indicada, é ideal para repor dentes perdidos.

Como funcionam os implantes dentários?

O processo consiste em instalar uma pequena peça feita com titânio no osso, particularmente, onde havia um dente antigamente. Depois que o implante já foi realizado, é importante esperar a integração ao osso acontecer. Nesse tempo, é normal utilizar uma coroa provisória para evitar a perda do espaço e já dimensionar como será o dente de cerâmica sobre o implante.

Passado o período determinado, os dentes artificiais de material mais resistente são colocados ou parafusados sobre o implante. Eles podem ser encaixados individualmente ou agrupados em dois tipos de próteses principais. São elas:

  • a overdenture: bastante similar às próteses removíveis naturais, porém mais estável, essa prótese é feita com resina, necessita apenas de 2 a 6 implantes e pode ser removida pelo próprio paciente.

  • a protocolo: feita de porcelana ou de resina, que é fixada com 4 a 8 implantes e que é parafusada, podendo ser retirada somente pelo dentista.

Em quais casos o procedimento é indicado?

O procedimento pode ser realizado por pessoas que buscam recuperar os dentes perdidos, e, desde que haja as condições para a correta indicação, estão correlacionados a um sorriso mais bonito e saudável. Além disso, quando indicado, pode ser um tratamento ideal para substituir pontes, dentaduras e roaches (prótese parcial removível).

No entanto, é muito importante mencionar que o paciente deve ter gengivas saudáveis e, preferencialmente, ter ossos adequados para sustentar o suporte. Caso a pessoa sofra com problemas ósseos, como a deficiência na quantidade de ossos para o processo, é possível consultar um dentista, realizar um enxerto e criar uma base para a anexação das estruturas, contudo, o procedimento pode variar de paciente para paciente.

Existe contraindicação?

Em geral, existem contraindicações para pacientes que não controlaram as seguintes doenças:

  • diabetes;

  • tabagismo;

  • tuberculose;

  • doenças do sistema nervoso central;

  • hipertonia dos músculos da mastigação;

  • hipertensão;

  • doenças do coração; e

  • estomatite e outras doenças da cavidade oral.

Além disso, se a pessoa for identificada com inflamação de tecidos e gengiva, má higiene bucal e presença de cárie, principalmente próximo ao local pretendido para o tratamento, ela deve tratar antes de iniciar o processo.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Vale citar que a ida em um dentista de confiança é indispensável para aumentar as chances de sucesso, tudo bem?

Pronto! Agora que você já sabe o que é a implantodontia, como ela ocorre e em quais situações ela é indicada, não perca tempo e consulte o seu dentista, analisando as condições e verificando se você é, ou não, um candidato para o tratamento. Não se esqueça de que é uma maneira de garantir a sua saúde bucal e um sorriso muito mais bonito. Aproveite!

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e receba vários outros posts como esse para manter o seu sorriso bonito e saudável!

Att.,

CD. Dr GIVELTON COIMBRA DA LUZ FILHO

 CRO: GO-CD-9893

 
Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?