Entenda a importância dos dentes na mastigação e na saúde

5 minutos para ler

A mastigação é uma atividade cotidiana e fundamental para nossa saúde. Para fazê-la de maneira correta, é necessário compreender como essa atividade funciona e qual a importância dos dentes nesse processo.

Na maioria das vezes, as pessoas mastigam os alimentos de forma automática, sem prestar muita atenção naquilo que está acontecendo dentro de sua boca, como se fosse um reflexo. Embora nem todo mundo saiba, fazer a mastigação com pressa e de qualquer jeito pode ser muito prejudicial à saúde. Sem contar a importância de ter a mordida correta para o início da digestão.

Por isso, para explicar melhor como a mastigação funciona, qual o papel de cada um de nossos dentes nesse momento e de que forma eles influenciam nossa saúde, elaboramos este texto. Acompanhe!

O que é a mastigação?

Muitos não sabem, mas a mastigação é o primeiro processo da digestão. Mesmo que na maior parte das vezes a digestão seja relacionada ao estômago, na verdade, o processo digestivo começa ainda no primeiro contato do alimento com a boca. Com a ajuda da língua, lábios, bochechas e dentes, a comida é triturada em pequenos pedaços que, unidos pela saliva, formam o bolo alimentar. Essa é a primeira etapa digestiva.

Qual a função dos dentes na mastigação?

A arcada dentária humana é formada por diferentes dentes com funções variadas. A seguir, listamos quais os dentes presentes em nossa boca e de que forma eles atuam durante a mastigação. Confira!

Incisivos

Também conhecidos como “dentes da frente”, esses são os primeiros a entrar em contato com a comida. Embora na teoria eles tenham a função de cortar alimentos, por serem dentes finos, essa prática pode desgastá-los. O ideal é cortar o alimento primeiramente com uma faca e nunca usá-los para abrir sachês e demais recipientes.

Caninos

São aqueles dentes que contam com pontas agudas e afiadas. Sua principal função é rasgar alimentos.

Pré-molares

Ficam ao lado dos caninos e apresentam duas pontas que servem para esmagar e moer o alimento.

Molares

São os dentes situados no final da arcada, geralmente com duas ou mais pontas que servem para triturar os alimentos. É nesse último grupo que estão os chamados “dentes do siso”.

É por conta dessa variedade de funções na mastigação que existe uma grande importância dos dentes na digestão. São eles que vão preparar o alimento para passar pelo restante do processo digestivo. Dessa forma, para garantir uma boa saúde bucal e até mesmo estomacal, é fundamental que os dentes estejam saudáveis e sem problemas de alinhamento, ou seja, sem maloclusão.

O que é maloclusão e como tratar?

Uma das situações que pode prejudicar a mastigação, e por consequência sua digestão e saúde como um todo, é a maloclusão. Esse desalinhamento da arcada dentária pode gerar diversos problemas de mordida. Veja os mais comuns.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Mordida aberta

Ocorre quando os dentes superiores e inferiores não se tocam, mesmo quando a boca está fechada. Geralmente ela acontece por maus hábitos, como o uso prolongado de chupetas ou o costume de roer unhas e chupar o dedo. Também pode aparecer devido ao mal posicionamento da língua na hora da fala ou na deglutição.

Mordida profunda

Acontece quando os dentes superiores cobrem de maneira exagerada ou total os dentes da frente. Pode acontecer por conta de uma alteração no desenvolvimento facial, como consequência de uma mastigação muito forte, ou em função da perda dentária. Nesse caso, os dentes podem até perfurar o palato ou céu da boca.

Problemas de Classe II

Ocorre quando a mandíbula está para trás em relação à maxila. A harmonia do rosto fica prejudicada, pois o paciente parece ter uma estrutura menor do que a adequada. Em geral, a oclusão não é prejudicada nesse problema sagital.

Problema de Classe III

Ao contrário do anterior, nesse caso a maxila fica atrás em relação à mandíbula. A harmonia do rosto também fica prejudicada, contudo, a percepção é de que o queixo do paciente é maior do que o adequado. Quando acompanhada de mordida tipo a topo ou cruzada, costuma desgastar os dentes!

Uma das formas de resolver esses problemas é por meio da utilização de aparelhos ortodônticos. Embora muitas pessoas tenham receio de utilizá-los por questões estéticas, existem outras opções muito mais discretas do que os tradicionais aparelhos fixos. A principal alternativa são os dentistas que dominam os recursos biomecânicos dos alinhadores da Invisalign®, que permitem uma correção minuciosa da arcada dentária de forma prática e discreta.

Para garantir sua saúde e bem-estar, é fundamental cuidar da mastigação, e existe uma grande importância dos dentes nesse processo. Como você pôde perceber ao longo do texto, cada dente tem sua própria função e precisa ser cuidado para desempenhá-la adequadamente. A utilização de alinhadores invisíveis da Invisalign®, nesse sentido, é uma excelente opção.

Então, gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro de maiores informações sobre a importância de seus dentes para sua saúde, veja nosso artigo sobre como a ausência de dentes pode prejudicar seu corpo.

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?