Invisalign: 10 benefícios de usar aparelho ortodôntico invisível

11 minutos para ler

A procura pelo aparelho ortodôntico por quem deseja alinhar os dentes e deixar de lado aquela imperfeição no sorriso que tanto incomoda é cada vez mais comum. Porém, muitas vezes, esse tipo de tratamento é adiado pelo fato de que o tradicional visual metálico ou mesmo das peças coladas não agrada a todos, principalmente pessoas mais criteriosas.

Nesse sentido, para aqueles que se incomodam com a aparência que o clássico aparelho ortodôntico proporciona, apresentamos a solução para seus problemas: o aparelho Invisalign®. Também conhecido como aparelho ortodôntico invisível, ele, nas mãos de quem tem expertise, é uma excelente opção para quem deseja aliar um tratamento de qualidade ao conforto, à discrição e à praticidade. Na maioria dos casos, seu uso passa despercebido e suas vantagens vão muito além da estética.

Por isso, neste post, falaremos dos 10 principais benefícios do uso desse tipo de tratamento e ajudaremos você a entender melhor o que é o aparelho ortodôntico invisível. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o aparelho ortodôntico Invisalign®?

Em linhas gerais, o aparelho ortodôntico invisível é um dispositivo removível, confeccionada de acordo com a arcada dentária do paciente. O seu conjunto forma a sequência de alinhadores praticamente transparentes e feitos sob medida em modernas impressoras 3D.

Os alinhadores são confeccionados em acetato transparente. Por serem moldados de acordo com a arcada dentária do paciente, seu uso é praticamente imperceptível. Apesar de parecer frágil, o aparelho Invisalign® promove a movimentação nos dentes necessária para alinhar o sorriso do paciente, desde que o planejamento do dentista e a disciplina do paciente sejam suficientes.

Assim, é uma excelente alternativa para quem deseja ter um sorriso bonito, dentro do indicado, com o máximo de conforto, na medida em que, além de ser removível, ele não tem fios, bráquetes e bandas como os modelos de aparelho fixo.

Quais são os principais benefícios do Invisalign®?

1. É discreto e imperceptível

Como vimos, muitos pacientes rejeitam o aparelho metálico por causa da estética que ele apresenta durante o tratamento. Já com o Invisalign®, é possível evitar essa condição, pois ele é praticamente invisível e vem já no formato da sua arcada dentária. Por isso, se encaixa perfeitamente nos dentes, o que torna seu uso quase imperceptível.

Por isso, ele é indicado para pessoas adultas, que não se sentem à vontade para fazer o tratamento ortodôntico convencional. Isso porque o aparelho Invisalign® não muda a aparência do paciente.

2. É confortável

As bandas, os fios e as demais peças de metal ou porcelana dos aparelhos tradicionais são dispensáveis, isto é, não são necessárias na técnica removível. Isso torna o aparelho invisível bastante confortável, uma vez que não existe a necessidade do uso das peças dos modelos convencionais, que contribuem para que apareçam irritações e aftas na boca.

3. Traz mais praticidade

O alinhador ortodôntico é móvel e, assim, pode ser retirado, sem desconfortos, quando você precisar comer ou beber. Durante o tratamento, você pode removê-lo quando for conveniente, como em jantares, festas e eventos corporativos.

Por não necessitar de fios nem bráquetes, o aparelho é facilmente retirado pelo próprio paciente. Além disso, você não precisa se privar de certos alimentos, que devem ser evitados por quem usa o modelo fixo.

4. Mantém a saúde da gengiva

O fato de o aparelho ser removível também interfere na praticidade para realizar a limpeza diária. Passar fio dental entre os fios e bráquetes do aparelho convencional pode ser trabalhoso. Muitas vezes a escovação não é feita 100%, e isso contribui para o surgimento de tártaro e problemas gengivais.

Na técnica das placas ortodônticas removíveis, para passar o fio dental e realizar a escovação, basta remover o alinhador e pronto. Dessa forma, a higiene bucal pode ser feita de forma bem mais completa e prática.

5. Melhora a autoestima

Os dentes desalinhados podem causar problemas de má oclusão, mas também podem atingir a autoestima. Em contrapartida, o aparelho convencional também pode atrapalhar a estética do rosto e causar desconforto. O uso do aparelho ortodôntico invisível contribui para trazer mais confiança, sem interferir em sua vida pessoal ou profissional. Afinal, na maioria dos casos, as pessoas nem percebem que você está usando algo na boca.

6. Apresenta resultados MELHORES do que os de outros tratamentos

A duração do tratamento feito com o Invisalign® é menor do que com o tratamento convencional ortodôntico e traz resultados ainda melhores desde que o dentista já tenha a expertise necessária e o paciente tenha o mínimo de disciplina. No entanto, esse modelo de aparelho prioriza a estética, o conforto, a higiene e a praticidade durante o processo de alinhamento dos dentes.

Mas vale lembrar que, para que o tratamento tenha sucesso, o paciente precisa cooperar com o processo. Além disso, o cirurgião-dentista precisa ter o conhecimento necessário para proceder com esse tipo de intervenção em seu consultório.

7. Facilita a higiene bucal

O aparelho Invisalign® deve ser retirado sempre na hora da escovação. Isso facilita bastante o processo, pois o modelo fixo demanda bastante trabalho. Afinal, o paciente demora mais na hora de fazer a higiene bucal, pois é preciso usar passa fio e ter uma escovação mais demorada para retirar os resíduos alimentares presentes nos fios e bráquetes.

Com o Invisalign®, não há aquele acúmulo de sujeira nas peças, pois ele não tem fios e bráquetes. Então, a higiene bucal é mais simples, rápida, eficaz e confortável.

8. Não causa irritação nas gengivas e mucosas

Gengivas irritadas e aftas são problemas comuns para quem usa o aparelho fixo. Mas, com o Invisalign®, o paciente não tem esse tipo de desconforto, pois os principais causadores desses males são os fios e bráquetes, que muitas vezes causam feridas na boca do paciente.

9. Permite a realização de tratamentos simultâneos

Quando o paciente usa o aparelho fixo, nem sempre é possível fazer outros procedimentos simultaneamente, como o clareamento dentário. Isso porque os géis clareadores não penetram embaixo dos bráquetes e, por isso, não vale a pena realizar o clareamento enquanto o indivíduo faz o tratamento ortodôntico.

Quiz Invisalign

Por outro lado, com o aparelho Invisalign®, o paciente pode fazer o clareamento sem problemas. Com os devidos cuidados, os resultados vão durar bastante tempo, dentro do indicado.

10. Traz inovações constantes

A odontologia está evoluindo e trazendo novidades para todas as áreas. Com o aparelho Invisalign®, não é diferente. Apesar de ser um recurso com tecnologia de ponta, a técnica ainda está passando por inovações para melhorar a eficácia do tratamento.

Uma dessas inovações é o Invisalign® Moderate. Com pacotes de alinhadores adicionais, o tratamento pode ser concluído em um período entre 5 e 12 meses, dentro do indicado e se dentista souber trabalhar com essa técnica. Só o aparelho sozinho, como no aparelho fixo, não vai trazer nenhum sucesso. Essa opção oferece aos dentistas e pacientes mais flexibilidade durante o procedimento.

Além disso, o tratamento é planejado com a ajuda do software ClinCheck®. O programa mapeia todo o percurso de cada alinhador ortodôntico, desde as mínimas movimentações até o último alinhador. O que não pode confundir é planejar os alinhadores com “resultado final previsto” já que só profetas podem falar de um futuro específico e dentista não é assim NÃO!

Ele permite ao dentista personalizar o tratamento e ainda é capaz de calcular a força exata necessária para movimentar cada dente. Além disso, com a ajuda do software ClinCheck®, o dentista consegue fazer com que a movimentação seja feita no dente certo e no momento exato, o que aumenta a previsibilidade, diminui a dor e alinha a expectativa do planejamento entre profissional e paciente.

Quem pode colocar o aparelho Invisalign®?

O tratamento com Invisalign® pode ser feito em pacientes a partir de 5 anos de idade, adolescentes até pessoas mais velhas. O aparelho ortodôntico invisível é indicado tanto para quem deseja fazer correções mais simples no sorriso, como corrigir dentes separados (diastema), dentes encavalados ou que saíram do lugar, quanto para casos extremamente complexos. Isto é, ele também pode ser indicado para problemas mais difíceis de serem resolvidos.

No entanto, isso só é possível se o dentista tiver a experiência e o domínio sobre a técnica, pois a biomecânica é bastante diferente e exige muito estudo do profissional. Assim como no aparelho fixo, não há resultados satisfatórios quando o paciente seleciona um dentista incompetente.

Vale ressaltar que apenas o dentista pode indicar o uso do aparelho Invisalign®, depois de fazer uma avaliação minuciosa da arcada dentária do paciente, scanear a arcada dentária e analisar seus exames de raio-X.

Como funciona o tratamento com o Invisalign®?

Primeiramente, é feito todo o planejamento do tratamento, quando o dentista faz uma avaliação criteriosa da boca do paciente. Em seguida, por meio de um software ClinCheck®, ele simula todas as etapas dos alinhadores ortodônticos.

Os alinhadores são confeccionados graças a uma tecnologia de ponta, que envolve:

  • Escaneamento da boca do paciente;
  • Simulação do primeiro e do último alinhador ortodônticos na frente do paciente já na primeira consulta e planejamento por vídeo 3D;
  • Apresentação das etapas da simulação dos alinhadores antes da aceitação do paciente.

Somente depois da aceitação da proposta pelo paciente, os alinhadores serão confeccionados. O processo é rápido, prático e muito intuitivo. O que pode demorar é a chegada dos alinhadores no consultório, por volta de 15 a 60 dias. 

Antes de dar início ao tratamento, o paciente já é informado sobre a quantidade de placas necessárias da primeira etapa e o tempo de utilização do aparelho. Então, ele faz uso de cada placa por 3 a 14 dias. Depois desse tempo, efetua a troca pela seguinte, em casa mesmo.

Cada placa tem uma diferença na posição dos dentes em relação à anterior, e é justamente esse detalhe que promove a movimentação dentária. Durante o tratamento, o paciente precisa comparecer ao consultório do dentista para que ele avalie sua evolução. Porém, esse retorno é muito flexível e respeita a agenda de cada paciente.

O investimento vale a pena?

Esse aparelho está indicado para aqueles pacientes que precisam do tratamento ortodôntico, mas rejeitam o uso do dispositivo fixo. Isto é, para quem não aceita usar o aparelho fixo, mas, tem a indicação de corrigir a mordida, alinhar os dentes e melhorar sua estética e função da mastigação.

Embora o tratamento com Invisalign® demande um investimento mais alto do que o feito com os aparelhos convencionais, seu custo-benefício vale muito a pena. Afinal, imagine poder ter dentes bonitos sem o tanto de sofrimento, desconforto e risco de contrair doenças na gengiva como no aparelho fixo?

Além disso, considere também quanto vale sua qualidade de vida e sua saúde bucal. Lembre-se de que dentes bonitos podem melhorar sua autoestima e, consequentemente, seu relacionamento com as pessoas.

Então, se você quer ter um sorriso bonito e bem alinhado, o Invisalign® pode ser uma ótima solução para seu problema, além de prevenir males futuros causados pela mordida torta. Contudo, para se submeter ao tratamento com o aparelho ortodôntico invisível, você deve procurar um profissional experiente e capacitado especificamente na técnica do Invisalign®.

Isso porque, para planejar e conduzir o tratamento, o dentista precisa ter conhecimentos específicos e passar por um treinamento. Não é qualquer dentista que pode indicar o aparelho Invisalign®, então, escolha muito bem o profissional para cuidar de seu sorriso. Portanto, o ideal é nunca optar pelo dentista mais barato, mas sim pelo mais competente.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de usar o aparelho ortodôntico invisível, está na hora de visitar nossa página e conhecer nosso serviço. Trabalhamos com o aparelho invisível para alinhar seus dentes sem fio e sem enrolação

Att.,

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?