Tire suas dúvidas sobre invisalign e bruxismo!

4 minutos para ler

A Odontologia é um dos campos da área de saúde que mais vem avançando nos últimos anos. Com isso, problemas que antes poderiam ser muito incômodos se transformam em tratamentos de alta eficiência e resolutividade. Portanto, preparamos este conteúdo para que você tire as suas dúvidas sobre alinhar os dentes e corrigir a mordida sem fio com Invisalign® e bruxismo!

Embora muita gente ainda não saiba, trata-se de uma condição comum e que afeta cerca de 40% da população brasileira, trazendo transtornos que vão bastante além de uma noite de sono ruim ou de questões estéticas. Grandes prejuízos à qualidade de vida de uma pessoa resultam do contratempo, por exemplo. Continue lendo e aprenda mais a respeito do tema!

Afinal, o que é o bruxismo?

O bruxismo é caracterizado por ser uma desordem funcional disparada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes, em geral durante o sono, mas podendo acontecer também ao longo do dia mas, nesse caso, de forma voluntária denominada apertamento dentário. Isso ocorre, na maioria das vezes, de forma involuntária e até mesmo sem que a pessoa perceba, mas as implicações são facilmente notadas.

Com o passar do tempo, a pressão na arcada dentária tende a provocar desgastes e gerar inclusive o amolecimento da dentição. Em casos mais graves, o quadro evolui para problemas ósseos, gengivais e está, com frequência, acompanha a problemas na articulação da mandíbula (ATM). Os sinais clássicos do bruxismo são dores de cabeça, no pescoço, no rosto e nos próprios dentes.

Quem tem bruxismo pode usar Invisalign®?

Uma dúvida comum que muitas pessoas têm é se o portador de bruxismo, justamente por desgastar os dentes e criar tensão na região, poderia usar algum tipo de aparelho ortodôntico. Na realidade, esse paciente não só pode, como na maioria das vezes deve fazer um tratamento do tipo, para alinhar adequadamente a arcada.

Quiz Invisalign

Somente o Dentista consegue avaliar a necessidade, a indicação e a conduta ideais. No entanto, linhas mais modernas, como o Invisalign®, são bastante indicadas para quem precisa de tratamento ortodôntico mas, não quer o fixo convencional. O alinhador ortodôntico conta com uma superfície que recobre toda a dentição inferior e superior, conferindo maior proteção mesmo com o ranger dos dentes. 

O Invisalign® serve para tratar o bruxismo?

Na realidade, o tratamento completo do bruxismo deve ser multidisciplinar, uma vez que até mesmo questões psicossomáticas podem estar relacionadas ao surgimento do problema. Porém, é essencial ressaltar que o Invisalign® representa um poderoso aliado nesse contexto, equilibrando a mordida ao mesmo tempo em que, com ele na boca, o bruxismo não desgasta os dentes.

O aparelho corrige os dentes de uma forma altamente eficaz e discreta, por conta da transparência do produto. Os dentes alinhados ajudam no encaixe do maxilar durante a mordida, e a dentição na posição correta ainda facilita o uso da escova e do fio dental, reduzindo a formação de cáries e tártaro.

Como você observou, existe uma relação positiva entre o uso do Invisalign® e bruxismo. Embora ele não possa ser considerado um tratamento específico, todos os benefícios trazidos pelo aparelho fazem com que os contratempos sejam minimizados, e o paciente conta com muito mais estética e qualidade de vida!

Ainda ficou com dúvidas sobre Invisalign® e bruxismo? Então entre em contato conosco e agende uma consulta!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?