Invisalign® em Goiânia: mitos e verdades sobre o aparelho

8 minutos para ler

Você precisa usar aparelho, mas não quer afetar a estética do seu sorriso? Optar por um dentista com a expertise em Invisalign®, em Goiânia, é a melhor opção para deixar os dentes alinhados e dar segurança para que você volte a sorrir sem constrangimento, mesmo durante o tratamento. Tudo dentro do indicado em Ortodontia.

Esse aparelho removível é uma alternativa discreta ao tratamento convencional, sendo constituído por alinhadores sob medida para as arcadas do paciente, que serão trocados por um novo alinhador a cada 3 a 14 dias pelo paciente em casa.

Por ser praticamente invisível, e bem mais confortável e rápido (desde que o dentista lhe dê essa segurança) do que o aparelho convencional, a técnica Invisalign® vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam um sorriso harmônico e sem prejuízo para a estética facial.

Apesar disso, ainda tem alguns dentistas que duvidam que Invisalign® seja a melhor opção para tratar problemas ortodônticas. Para que você conheça mais sobre o tratamento e tire todas as suas dúvidas, listamos alguns mitos e verdades sobre o Invisalign®. Comece a leitura já!

O Invisalign® só consegue tratar casos simples

MITO! Assim que foi criado, em 1997, o Invisalign® não oferecia todos os recursos de hoje para o dentista e, por esse motivo, a técnica, nos primeiros 5 anos, só conseguia resolver casos mais simples de desalinhamento dentário.

No entanto, é possível atender hoje em dia com alinhadores transparentes os mesmos casos que seriam tratados com o aparelho fixo convencional, graças ao desenvolvimento tecnológico e científico da Odontologia e, principalmente, pela formação específica do ortodontista.

O aparelho é indicado somente para adultos

MITO! A partir dos 6 anos até a terceira idade, desde que haja indicação clínica, o sistema Invisalign® pode ser usado por pacientes com problemas ortodônticos e ortopédicos. Dessa forma, o aparelho é opção viável para crianças, adolescentes e adultos.

Inclusive, nos casos em que o paciente ainda está passando pela troca de dentes, os alinhadores são feitos com uma guia de erupção, a qual auxilia a dentição a nascer no lugar correto.

Por outro lado, é preciso lembrar que, para crianças, o tratamento pode ser realizado em duas fases. O Invisalign® First dá início à intervenção e, depois, já com os dentes permanentes irrompidos, o paciente começa a utilizar o Invisalign® Comprehensive fase 2.

O aparelho não causa aftas na boca

VERDADE! Uma das principais qualidade do método praticamente “invisível” é o conforto que traz ao paciente. O motivo é que o Invisalign® não tem pontas nem fios metálicos e se encaixa perfeitamente na dentição. Assim, você não sofrerá com as temidas aftas ou outros machucados causados normalmente pelos tratamentos com aparelho fixo tradicional.

O Invisalign® é uma opção mais higiênica

VERDADE! Com os alinhadores feitos em material transparente, é possível melhorar a higiene bucal do paciente, já que ele consegue retirar o aparelho para se alimentar, escovar os dentes e para passar o fio dental. Além disso, você pode comer e beber qualquer coisa sem ficar com nenhum resto grudado no alinhador.

Em aparelhos fixos, no entanto, os bráquetes e fios metálicos atrapalham a higienização da boca, tornando a região mais exposta à ação de bactérias o que pode implicar, com o passar do tempo, no surgimento de cáries e doença periodontal, por exemplo.

Não é preciso utilizar contenção após o tratamento

MITO! A contenção é uma etapa imprescindível para qualquer tratamento ortodôntico, e não seria diferente com o método Invisalign®. Sabe por que essa fase é tão crucial para o resultado harmônico? A resposta é que a contenção ajuda, dentro do possível, a manter a posição dos dentes em movimentação.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Entretanto, é possível optar entre as contenções fixas ou pelo modelo móvel, as quais são chamadas Vivera Retainers® e são confeccionadas pela empresa Align Technology®, mesma fabricante do Invisalign®.

O tempo de tratamento com o Invisalign® é maior do que com o fixo

MITO! O tempo de tratamento tem uma correlação maior com três fatores: o planejamento feito em clínica antes da intervenção, a prática do dentista com essa técnica em específico e a disciplina do paciente.

Quando se tem essas variáveis analisadas, vemos que a literatura coloca o sistema de alinhadores Invisalign® como sendo, em média, 5.7 meses mais rápido do que o método com aparelho fixo, sem contar com o uso dos aceleradores de tratamento, como o Vpro5® ou a Micro OsteoPerfuração® da Propel Orthodontics®.

É muito caro fazer o tratamento Invisalign®

MITO! É comum que os pacientes tenham dúvida a respeito do valor de cada tratamento odontológico, mas não se sustenta a afirmação sobre o Invisalign® custar caro, principalmente quando se coloca na ponta do lápis o conforto, a segurança e a rapidez que a técnica traz para a pessoa.

Dependendo do dentista, do seu conhecimento e experiência com o sistema, o método tem custo compatível com aparelhos ortodônticos fixos estéticos ou até mais barato do que o aparelho lingual, aquele que fica “por dentro” dos dentes, por exemplo. O Invisalign® deve ser opção para quem deseja corrigir desvios orto-faciais em menos tempo e, o melhor, sem prejudicar a aparência do rosto. Com o sistema Invisalign®, a dor é BEM menor do que com o aparelho fixo.

O método “invisível” é igual em todos os consultórios

MITO! O tratamento com alinhadores transparentes demanda um diagnóstico rigoroso e um planejamento detalhado para conseguir harmonizar o sorriso do paciente, já que inclui uma espécie de moldeira feita sob medida para o caso clínico apresentado e com periódica troca.

Assim, apesar de o sistema Invisalign® ser reconhecido em todo mundo pela alta taxa de satisfação em tratamento odontológico, a técnica, por si só, não é garantia de que seus problemas ortodônticos serão sanados. Para obter um resultado satisfatório, é preciso procurar profissionais capacitados e contar com sua dedicação, expertise e acompanhamento.

O alinhador amarela com o tempo

VERDADE! O dispositivo ortodôntico fica amarelado com a ação do algumas bebidas com forte pigmentação. Dessa forma, líquidos como café, vinho e chá podem comprometer não apenas o tratamento, manchando a peça, mas também a sua dentição permanente. Ainda bem que Invisalign® é móvel e deve ser removido no momento de comer, beber bebidas com corantes e para escovar os dentes normalmente.

O Invisalign® é colocado apenas por dentistas credenciados

VERDADE! É preciso destacar que o dentista apto para realizar tratamento Invisalign® deve ter estudo e experiência complementar ao que aprendeu na faculdade e nos cursos de Ortodontia. Caso o profissional não seja credenciado, ele não poderá lhe dar as garantias de meio que você precisa para ter aumentar as chances de uma saúde bucal e com êxito nessa intervenção.

O Invisalign® arranha muito fácil

MITO! Produzido com material resistente cujo resultado vem sendo estudado há duas décadas, o Invisalign® não arranha facilmente. Desde que você tenha cuidado ao usá-lo, a durabilidade do dispositivo será longa e coincidente com o tempo de tratamento planejado pelo dentista.

Para não comprometer o tratamento, é muito importante ter uma rotina de cuidados com os alinhadores. Sempre ao comer e ingerir líquidos, retire o aparelho e guarde-o em um local apropriado. Da mesma forma, higienize a peça seguindo o conselho do seu dentista e troque o dispositivo de acordo com o seu planejamento dentário.

Conhecer os mitos e as verdades desse tipo de aparelho é importante para iniciar o tratamento Invisalign® de forma segura. Com os alinhadores transparentes nas mãos de bons profissionais, é possível chegar ao mesmo resultado do fixo, sem comprometer a estética ou sentir constrangimento por utilizar um aparelho metálico.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Invisalign®, não é mesmo? Então, entre em contato com a Odonto Condé e agende já a sua avaliação com os melhores profissionais da sua cidade! Ligue para o telefone (62) 3092-8882 ou envie mensagem para o WhatsApp (62) 98400-8882.

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?