Lente de contato dental, clareamento ou aparelho Invisalign? Qual a melhor opção?

4 minutos para ler

Atualmente, quem não quer ter dentes bonitos e saudáveis para aparecer deslumbrante nas fotografias e nos compromissos sociais? A resposta parece óbvia, mas o que nem sempre as pessoas sabem é como saber qual a melhor indicação entre as técnicas de lente de contato dental ou clareamento ou alinhar os dentes com os alinhadores ortodônticos.

Neste texto, você entende o que é lente de contato dental, clareamento e aparelho Invisalign®, descobrindo para que casos clínicos cada tratamento é indicado. Além disso, confere para quem é recomendado o uso de faceta dental e por que uma consulta profissional é indispensável para cuidar da saúde oral.

Continue a leitura!

O que diferencia lente de contato dental, clareamento e Invisalign®?

Em um primeiro momento, podemos classificar a lente de contato dental e o clareamento dentário como tratamentos exclusivamente estéticos, que têm por finalidade resolver aspectos da aparência do sorriso, como o formato irregular e a coloração acinzentada ou amarelada dos dentes.

Por outro lado, técnicas como o Invisalign® são recomendadas para problemas não só estéticos, mas, também, os funcionais, a exemplo de dentes tortos ou de mordida cruzada, quando as arcadas superior e inferior não se encaixam perfeitamente, gerando maloclusão.

Em que situação o clareamento dental é indicado?

O clareamento dental pode ser feito tanto em casa quanto no consultório, sempre sob supervisão do cirurgião-dentista, a partir de produtos químicos que clareiam a dentição. Nesse sentido, a técnica é indicada, em geral, para pacientes que sofrem com a aparência amarelada, alguns tipos de manchas ou de dentes escurecidos.

Quando as facetas dentais são recomendadas pelo cirurgião-dentista?

A faceta, assim como a lente de contato dental, tem uma forte indicação estética, já que a principal função dessa técnica é reestabelecer a forma dos dentes. Relembrando que ela NÃO ajuda a melhorar disfunções na mordida e na mastigação.

Assim, o método é indicado nestes casos:

  • aproximar dentes que estão afastados na arcada;
  • harmonizar o tamanho dental;
  • corrigir manchas complexas na dentição;
  • reparar problemas estéticos após uma fratura nos dentes; 

Em todo caso, é importante ressaltar que a indicação de faceta ocorre após o alinhamento dos dentes, para pacientes que precisam de um tratamento ortodôntico, em dentes encavalados ou mordidas tortas, por exemplo. Caso contrário, o dentista vai cortar muito os dentes e pode até dar canal. Sem contar que, uma vez perdido parte do dente, é irreversível!

Quiz Invisalign

A depender do diagnóstico e do conhecimento do ortodontista com recursos biomecânicos do Invisalign®. O alinhamento prévio pode ser uma boa recomendação. A técnica, nas mãos de bons profissionais, ajuda a tratar problemas ortodônticos com a troca de placas praticamente transparentes e removíveis, feitas sob medida para cada arcada dentária do paciente.

Como funcionam os recursos biomecânicos do Invisalign®?

O Invisalign® é único no mundo que apresenta os recursos biomecânicos que o ortodontista pode usar a favor da previsibilidade do tratamentos ortodônticos. A indicação inclui pacientes que sofrem com desvios na dentição, apinhamento ou o encavalamento dentário ou mesmo problemas oclusais severos.

O diferencial da técnica está no uso por 18 a 22 horas por dia dessas moldeiras, personalizadas e removíveis, que tracionam os dentes e ajudam o paciente a conquistar, dependendo do dentista, em menos tempo, o tão sonhado sorriso harmônico.

Por que a consulta com o dentista é essencial para decidir o procedimento adequado?

O dentista é o profissional indicado para avaliar o histórico de saúde e fazer exames bucais nos pacientes, a partir dos quais consegue identificar possíveis problemas estéticos ou funcionais na dentição. Por isso, é importante contar com um especialista, para decidir sobre o procedimento oral mais adequado para o seu caso.

Neste post, você aprendeu a diferenciar técnicas como lente de contato dental ou clareamento, que podem tratar problemas estéticos ou funcionais. Mas, para ter certeza sobre o tratamento bucal mais adequado, conte sempre com a supervisão e a orientação de um cirurgião-dentista de confiança.

Quer voltar a sorrir sem medo? Não deixe para amanhã e agende já a sua primeira avaliação com os melhores dentistas da região. Ligue para o número (62) 3092-8882 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?