Veja 5 dicas essenciais de limpeza de implantes dentários

4 minutos para ler

Hoje em dia, existem diversos métodos capazes de auxiliar o tratamento de problemas na boca, como a falta de um ou vários dentes, a partir de estruturas metálicas que substituem a raiz dental e renovam o sorriso. Pensando no assunto, este texto explica, na prática, os motivos pelos quais vale a pena fazer uma limpeza de implantes dentários.

De quebra, o material mostra um passo a passo para você limpar os implantes dentários sem prejudicar o funcionamento das peças. Tudo com a ajuda de uma escova interdental, de fio dental e de um antisséptico bucal, por exemplo. Comece a leitura agora e tire as suas dúvidas sobre o processo!

Por que realizar uma limpeza de implantes dentários?

Engana-se quem acredita que o implante dentário, importante método para restaurar a função e a estética da boca, não demanda cuidados específicos.

O motivo é que o tratamento, ancorado em estruturas metálicas, pode acumular restos de alimentos. Isso contribui para a proliferação de bactérias e, por consequência, aumenta a chance de contração de doenças como cárie e gengivite.

Quais são as 5 melhores dicas para o procedimento?

Até aqui, você descobriu por que a limpeza cumpre papel essencial para manter o funcionamento dos implantes dentários. Mas a dúvida que fica é: como fazer isso da maneira mais adequada?

1. Tenha uma escova interdental

Esta etapa é crucial para manter a higienização do implante dentário. Afinal, a escova interdental consegue penetrar no sulco gengival, removendo o excesso de placa bacteriana e possíveis restos de alimento na superfície rente aos parafusos.

2. Use hidropropulsores

Hidropropulsores, que operam de maneira mecânica aplicando jatos de água sobre a superfície dos dentes, são importantes no processo de limpeza dos implantes dentários. Eles funcionam bem quando associados a antissépticos bucais e a uma minuciosa escovação, especialmente para pacientes com pouca destreza manual.

3. Passe fio dental

O fio dental é indispensável na higienização bucal de pacientes que fazem tratamento com implante dentário. Isso porque o dispositivo ajuda a remover, com o auxílio de um passo-fio, restos de comida em volta do pilar protético.

Quiz Invisalign

4. Faça movimentos suaves

O uso de escova e fio dental adequados para quem tem implante dentário é primordial para a manutenção da peça. Ao mesmo tempo, a higienização bucal exige movimentos suaves para não agredir os tecidos em volta da prótese dentária.

5. Passe enxaguante bucal

Por fim, enxaguantes bucais, sob prescrição do dentista, representam importantes aliados para pacientes com implantes dentários. Antissépticos ajudam a conter o surgimento de placas bacterianas e tártaro, evitando o acúmulo de bactérias entre os dentes e a região da gengiva.

Vale ressaltar que a posição dos dentes tem grande impacto alimentar e que, em pacientes com implante dentário, pode ser necessário tratar desvios na mordida com um ortodontista. Para quem precisa de um tratamento ortodôntico, por exemplo, recursos como o tecnológico Invisalign®, que dispensa o aparelho fixo para a harmonização do sorriso, são opções interessantes.

Neste post, você aprendeu como fazer uma limpeza de implantes dentários adequada, seguindo um passo a passo que começa com a higienização de uma escova interdental, passando pelo uso de hidropropulsores, fio dental e enxaguante bucal.

O artigo foi interessante para você? Aproveite a visita e entenda como funcionam os implantes dentários e saiba, sem complicações, por que eles ajudam pacientes a sorrir sem medo!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?