Como e quando solicitar uma limpeza dentária?

4 minutos para ler

 A limpeza dentária figura entre os procedimentos mais frequentes e recorrentes nos consultórios. Quando feita da maneira correta e com os produtos e ferramentas adequados, os dentes recebem um grande acréscimo de beleza e qualidade. Também chamado de profilaxia, trata-se de um dos detalhes essenciais no que diz respeito à saúde bucal. Mas, o correto é o termo tratamento da gengivite ou periodontite.

Existem vários métodos de limpeza, como o uso do jato de bicarbonato, que é pouco usado pelo risco de causar microrranhuras no esmalte dos dentes. Porém, há outros procedimentos a partir da aplicação de flúor, ultrassom e curetas.

Para se aprofundar mais no assunto, conheça quais são os benefícios da limpeza, os cuidados que devem ser tomados após o procedimento e com que frequência você deve solicitar o serviço. Boa leitura!

Quais são as vantagens da limpeza dentária?

A profilaxia dental entrega diversos benefícios. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a limpeza não pode doer. No entanto, é fundamental procurar um dentista capacitado para que tudo aconteça da melhor forma, sem prejudicar os dentes. Em casos raros, é preciso anestesiar para reduzir essa dor e, em outros, devemos fazer tratamentos prévios da hipersensibilidade para reduzir a dor.

Assim, se você tem dúvidas quanto à necessidade da limpeza dentária, veja a seguir as vantagens de optar pela realização do procedimento:

  • auxilia na manutenção da saúde bucal;
  • elimina tártaros;
  • fortalece os dentes;
  • previne muitas doenças e infecções;
  • melhora a qualidade de vida;
  • retira placas bacterianas;
  • evita o mal hálito;
  • previne cáries, periodontites e outros problemas;
  • aumenta a autoestima;
  • diminui as chances de precisar de tratamento de canal;

Que cuidados se deve ter com dentes tortos?

Muito além da questão estética, os dentes tortos também podem prejudicar a saúde bucal. Quando a dentição não está alinhada, escovação e limpeza ficam mais difíceis, o que faz com que haja maior acúmulo de tártaro, mau hálito e, em casos de maior gravidade, até perda óssea.

Nesse sentido, a busca por um tratamento ortodôntico ganha ainda mais relevância. Se você precisa mas rejeita o uso do fixo, entenda como funciona a Ortodontia com Invisalign e avalie se é o método ideal.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Com que frequência realizar a limpeza?

Em média, recomenda-se que a profilaxia ocorra a cada seis meses. No caso de alguma alteração durante o período, é possível fazer o diagnóstico e agir de modo rápido. Além disso, quando se está em meio a um tratamento com aparelho ortodôntico, o acúmulo de placa e tártaro tende a aparecer. Portanto, vale a pena promover a limpeza trimestralmente.

Diante de outras situações, somente o cirurgião-dentista tem a capacidade de apontar a frequência após realizar uma avaliação. Entretanto, é importante lembrar que a profilaxia não substitui a limpeza diária, que deve continuar sendo feita regularmente.

Como agir depois do procedimento?

Após a conclusão do procedimento, o paciente é orientado para que o efeito da limpeza não se perca e dure por mais tempo. Entre as principais sugestões: evitar comer por meia hora e não escovar os dentes por no mínimo duas horas.

Ao seguir todas as recomendações depois da limpeza dentária, seus dentes estarão mais saudáveis e bonitos. Cuidar da saúde bucal reflete em todo o corpo, por isso não deixe de marcar a profilaxia periodicamente!

Gostou de conhecer mais sobre a limpeza de dentes? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?