Vive com a língua suja? Aprenda a limpar adequadamente

4 minutos para ler

A região lingual tem impacto em várias funções vitais do organismo, como a fala, a mastigação e a respiração. No entanto, existem alguns problemas que uma língua suja pode acarretar para a saúde bucal. Por isso, neste post, vamos abordar qual a forma correta de higienizá-la.

Também mostraremos os benefícios que estão associados à limpeza da língua, desde o combate ao mau hálito até a redução da saburra no local, passando pelo controle de cárie e menor possibilidade de desenvolver doença periodontal. Então, continue a leitura!

Quais problemas a língua suja acarreta para o corpo?

Problemas na região lingual indicam, geralmente, a falta de higienização na boca, o que pode comprometer a saúde do organismo. A alteração na cor da língua, por exemplo, costuma ser causada pelo crescimento excessivo de bactérias no local, onde células mortas se acumulam entre as papilas gustativas e deixam a aparência do órgão esbranquiçada.

Com cenário favorável para o surgimento de fungos na língua, o mal-estar também pode acompanhar disfunções orto-faciais, exigindo o diagnóstico e tratamento por um profissional especializado.

Como limpar a língua adequadamente?

Para higienizar a língua e evitar problemas nesse órgão, você deve ter cuidado para não deixar restos de alimento nos sulcos linguais. Após escovar os dentes e passar o fio dental, utilize o raspador de língua (seja de plástico ou de borracha) em movimentos suaves, de trás para frente, por duas vezes, sendo uma do lado direito e outra em direção à face oposta.

Quais são os benefícios de higienizar a língua?

Até o momento, você entendeu quais problemas estão relacionados à língua suja e como o órgão deve ser higienizado corretamente. Agora, descubra quais benefícios a limpeza da área traz para a sua saúde!

Evita a cárie

Quem escova os dentes, passa o fio dental e higieniza a língua reduz chance de desenvolver cárie. Isso porque esses hábitos impedem a proliferação de bactérias na boca, as quais geralmente agem nos restos de alimento entre os dentes e a gengiva.

Com a limpeza adequada dessa região, você mantém a saúde bucal e evita acúmulo de placa bacteriana.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Combate o mau hálito

O mau cheiro na boca pode ser causado pela ingestão de alimentos como alho e cebola, refluxo ácido, infecções respiratórias, fumo e falta de higiene bucal.

Se o problema estiver associado à limpeza oral, significa que paciente não higieniza corretamente a língua, o que leva inicialmente à proliferação de fungos e bactérias na região e ao odor desagradável, com o passar do tempo.

Evita gengivite e periodontite

Da mesma forma, o acúmulo e a proliferação de bactérias na boca é uma das principais causas de gengivite e doença periodontal. Ao melhorar a sua higienização na língua, você controla a ação de bactérias e reduz o risco de infecção nos tecidos bucais.

Reduz a saburra

A saburra, camada branca decorrente do acúmulo de bactérias na língua, prejudica não apenas a estética da boca, mas também pode impactar funções vitais relacionadas a esse órgão, como a mastigação e a fala. Por isso, você deve limpar a língua sempre, para evitar o tom esbranquiçado na região.

Qual a relação entre a língua suja e o uso de aparelho fixo?

Indivíduos que utilizam aparelho fixo podem ter dificuldade para higienizar a boca, uma vez que as estruturas metálicas do dispositivo prejudicam a limpeza oral. Com isso, a formação da saburra lingual ocorre com mais facilidade.

Entretanto, o método Invisalign®, que permite que o dentista utilize essa técnica para, dentro do possível e indicado, tratar as disfunções ortodônticas de maneira segura sem prejudicar a estética facial, pode ser removido durante refeições, o que facilita higienização bucal.

Perceba então que a língua suja, geralmente, indica proliferação de bactérias e fungos na boca. Desse modo, para manter seu sorriso harmônico, cuide da sua saúde bucal e visite um dentista regularmente.

Agora que você sabe o que é e por que tratar a língua suja com higienização bucal, aproveite para descobrir quais são os problemas associados ao órgão e que causas costumam levar a cada disfunção lingual!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?