Maloclusão: o que é e como prejudica sua boca?

4 minutos para ler

Para que os dentes cumpram suas funções de acordo com o esperado, eles devem estar bem posicionados e alinhados. No entanto, fatores como hereditariedade, perda de dentes, envelhecimento, uso prolongado de chupeta e bruxismo podem ocasionar maloclusão.

Você já ouviu falar desse problema? Neste post, vamos apresentar os principais aspectos sobre a maloclusão: o que é, quais os tipos, suas consequências e possibilidades de tratamento. Continue a leitura para saber mais!

Maloclusão: o que é?

Antes de compreender o que é maloclusão, é preciso saber que, de maneira simplificada, a oclusão consiste no encaixe perfeito dos dentes superiores com os inferiores, quando a boca está fechada. Desse modo, a maloclusão refere-se a qualquer alteração observada na mordida, ou seja, quando as arcadas dentárias não encaixam adequadamente, o que pode provocar consequências funcionais e estéticas.

Quais os principais tipos de maloclusão?

A seguir, saiba quais são os tipos mais comuns desse problema.

Classe II

Causada pelo desarmonia no plano sagital da face e, frequentemente, com causas dentárias e esqueléticas que variam de uma perda dentária do arco inferior até um menor crescimento da mandíbula, nosso arco inferior. Assim, pacientes com maloclusão do tipo II apresentam o perfil com queixo retraído.

Classe III

No tipo III, ocorre o contrário da classe II. Há um crescimento maior da mandíbula, ou desenvolvimento insuficiente da maxila, ou ambos. Assim, o paciente com essa maloclusão pode ou não ter o queixo mais proeminente. Lembrando que a causa pode ser dentária e a mordida pode gerar um aspecto de mordida falsa, muito confundida por leigos como “o caso é cirúrigo” mas, felizmente, os bons profissionais sabem identificar e indicar o tratamento ideal para os pacientes.

Mordida aberta

Caracterizada pela falta de toque dos dentes superiores com os inferiores, deixando uma abertura entre os dentes, por mais que a pessoa tente fazer com que eles se toquem. Em sua maioria envolvem interposição lingual e crescimento errado dos osos, isto é, de causa genética. Podem ter causas ambientais tais como durante a infância, pelo hábito de sucção do dedo, chupeta e bico de mamadeira.

Que problemas podem ser ocasionados pela maloclusão?

A seguir, você verá uma série de complicações que tem influência da maloclusão dentária. Acompanhe!

  • quebra de dentes e facetas
  • acúmulo de placa;
  • retração gengival;
  • dores mandibulares;
  • desgaste dentário;
  • dificuldade para mastigar;
  • dificuldade para realização de tratamentos como implantes e facetas;
  • interposição lingual.

Lembrando que ainda temos a mordida cruzada, de brodie, profunda e os problemas intra arcos tais como o diastema, o apinhamento ou dentes inclusos mas, vamos falando mais nos próximos posts! OU siga no instagram que por lá temos tudo @dralbertoconde

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Como a maloclusão pode ser resolvida?

Embora muitos casos tenham indicação cirúrgica, o tratamento ortodôntico é sempre bem-vindo quando se trata de maloclusão. Isso porque os profissionais competentes sabem usar os recursos biomecânicos dos aparelhos para movimentar os dentes, até que eles estejam posicionados adequadamente.

Entretanto, nem todos os pacientes estão dispostos a assumir um “sorriso metálico”. Nessa circunstância, os alinhadores invisíveis são a opção ideal. Trata-se de um aparelho que tem a mesma função dos convencionais, porém, por ser transparente, fica imperceptível na boca.

Ele age exercendo força nos elementos dentários e, por estar envolvendo-os por completo, realiza a movimentação com mais rapidez, o que torna o tratamento mais curto e com resultado igualmente satisfatório ao de outros dispositivos ortodônticos.

Perceba então que a maloclusão é uma condição que afeta além da estética, visto que também compromete a saúde e a qualidade de vida. Quanto antes esse problema for resolvido, mais rápido será restabelecido o seu bem-estar. Portanto, procure um cirurgião-dentista capacitado.

Agora que você já sabe as características da maloclusão, o que é e quais seus efeitos negativos, que tal contar com profissionais que tenham expertise no tratamento desse problema? Entre em contato conosco!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?