Quais alimentos podem causar manchas nos dentes?

3 minutos para ler

As manchas nos dentes são comuns e podem ser provocadas por diversos fatores. Muitas vezes, a coloração é atribuída ao consumo de alimentos, mas nem sempre essa é a principal causa. Além de ser uma questão estética, também pode ter relação com outros problemas bucais.

Um sorriso bonito é primordial para a autoestima, e solucionar a questão das manchas nos dentes ajudará na estética e na saúde bucal. As manchas podem ser internas ou externas, e por isso é essencial procurar um especialista que possa identificar quais você tem para que seja indicado o tratamento correto.

Nesse sentido, entenda um pouco sobre quais são as causas e os hábitos que podem manchar os dentes e descubra como reverter esse problema!

Quais as principais causas das manchas nos dentes?

As manchas podem ser provocadas pelo consumo de alimentos e até por questões mais profundas, como a erosão dos dentes. Nem sempre a causa é apenas a alimentação rica em produtos com coloração forte, como café e refrigerantes. Por isso, conheça alguns dos motivos pelos quais os dentes podem ficar manchados.

Idade

Com o passar do tempo, os dentes começam a sofrer com o desgaste. Assim, a camada externa (esmalte) começa a ficar mais fina, o que pode fazer com que a camada interna (dentina) fique mais amarelada e à mostra.

Alimentação

O consumo de alimentos e bebidas muito pigmentados e com corantes é um dos fatores que deixam os dentes com manchas escuras. Isso faz com que haja um acúmulo de resíduos no esmalte dentário, o que deixa os dentes amarelados e manchados. Café, refrigerantes, molho de soja, beterraba e outros alimentos podem provocar a pigmentação.

Tabagismo

A nicotina é um grande inimigo da saúde bucal. Nossos dentes têm microporos, e a fumaça penetra pelo esmalte da camada externa. Assim, conforme o tempo passa, os dentes ficam mais amarelados.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Aparelho fixo

Algumas pessoas precisam passar longos anos com o aparelho fixo. Por isso, quem faz esse tipo de tratamento dentário aumenta a incidência de manchas nos dentes, já que fica mais difícil fazer a limpeza adequada. Dessa forma, o ideal é realizar um acompanhamento para não ter esse problema.

Como reverter esse problema?

Há muitas maneiras de evitar as manchas nos dentes, como mudanças de hábitos. Contudo, se as manchas já estão presentes, é possível fazer limpeza dentária, utilizar facetas de porcelana, realizar clareamento interno e externo e outros procedimentos.

Para quem faz tratamento ortodôntico, mas não quer fazer uso do aparelho fixo, é possível investir no tratamento sem fio com os recursos Invisalign ®. Além disso, há outros procedimentos específicos, mas que somente um especialista poderá indicar após fazer uma avaliação.

Às vezes, as manchas nos dentes também podem ser resultado de cáries ou outros problemas na polpa dentária. Por isso, é essencial buscar ajuda ao notar que os dentes estão com uma coloração diferente. Assim, será possível iniciar o tratamento correto e diminuir as chances de problemas mais graves no futuro.

O que achou das dicas deste post? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para mostrar a seus contatos o que pode provocar as manchas e como resolvê-las!.

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Speaker Invisalign®, Itero®, Team1® & Propel®. Condé Invisalign Doctor CROGO6411/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?