A manutenção do aparelho ortodôntico pode ser feita fora do tratamento?

4 minutos para ler

A boca é responsável por inúmeras funções, como fala, respiração e mastigação. Mas problemas no desenvolvimento da dentição podem prejudicar o funcionamento e a harmonia oral.

Pensando nisso, o post a seguir explica por que fazer a manutenção do aparelho ortodôntico, respeitando o planejamento e a orientação profissional, é essencial para chegar a resultados satisfatórios.

Além disso, o texto mostra como a manutenção em aparelho fixo é diferente de outras técnicas, entre elas a do Invisalign®, que dispensa a troca de fios e bráquetes. O artigo ainda aborda a escolha da melhor opção para adiantar o tratamento e voltar a sorrir sem medo. Está curioso com o tema? Continue lendo e esclareça as suas dúvidas!

O que é e como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico?

É importante entender, inicialmente, no que consiste e para que serve a manutenção do aparelho ortodôntico. Nesse sentido, pode-se afirmar que o momento tem a função principal de ativar o dispositivo fixo, regulando a movimentação dentária e ajustando as peças (bráquetes, linha, borrachinha etc.).

Com planejamento, o profissional consegue obter a devida pressão sobre os dentes e corrigir disfunções nas arcadas. Essa etapa, referente aos cuidados com o aparelho ortodôntico no consultório e que ocorre normalmente uma vez ao mês, é bastante diferente quando comparada a outros tratamentos, sem uso de peças metálicas.

É o caso do tratamento com Invisalign®, tecnologia revolucionária com alinhadores bucais em material praticamente transparente, impulsionando a movimentação dentária sem alterar a estética do rosto. Assim, o modelo de aparelho invisível dispensa as idas mensais à clínica, já que o próprio paciente troca os alinhadores em casa, seguindo o planejamento reverso do dentista.

Por que não se deve trocar de dentista no meio do tratamento? Em quais casos isso TEM que acontecer?

Você deve estar se perguntando agora: por que não é recomendado trocar de profissional em meio ao tratamento?

Para resolver a questão, vale ressaltar que cada bom ortodontista HONESTO elabora um planejamento rigoroso, buscando tratar disfunções ortodônticas em determinado período. Mudar de dentista, nesse sentido, pode retardar os resultados e colocar sua saúde bucal em risco.

Ainda que muita gente procure outro dentista por questões pessoais, como mudança de cidade ou falta de comunicação efetiva com o profissional, entende-se que, se o dentista iniciou o tratamento, fez um planejamento correto e está entregando os resultados esperados, não há por que modificar.

O aparelho fixo, em especial, implica uma manutenção regular das peças em consultório. Métodos como o Invisalign®, que não demandam troca de fio, por exemplo, podem ser substituídos pelo paciente em casa.

Quiz Invisalign

Logo, se a pessoa precisa se mudar para outro estado ou até mesmo outro país, o dentista consegue orientá-la a respeito do tratamento ortodôntico à distância, desde que tenha expertise para isso.

Mas, se não está tendo resultados e já buscou informações e não teve resposta objetiva e correta do seu dentista, então, uma segunda opinião é uma boa ideia.

Qual é a melhor opção para adiantar o tratamento?

O tratamento ortodôntico depende, majoritariamente, do ortodontista, que deve ser honesto, ético e experiente no planejamento.

O profissional precisa, também, utilizar tecnologia de ponta, como os moduladores do metabolismo Vpro5® e a Micro Osteoperfuração®, para acelerar o método, reduzir a dor da movimentação ortodôntica e a previsibilidade. Por outro lado, o paciente tem de se comprometer a seguir as recomendações e evitar indisciplinas para cuidar da saúde bucal diariamente.

Neste post, você descobriu por que é importante fazer a manutenção do aparelho ortodôntico dentro do planejamento profissional, seguindo orientação do seu dentista. O método Invisalign® figura como opção interessante, já que prevê troca de material em casa, agilizando o processo com conforto e segurança clínica.

Você sonha com um sorriso harmônico, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a Condé Invisalign® Doctor, especialista em Ortodontia, e agende já a sua primeira consulta. Acesse o site, fale pelo WhatsApp no número (62) 98400-8882 ou ligue para o telefone (62) 3092-8882!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?