Preciso de manutenção na mordida perfeita?

4 minutos para ler

A necessidade de usar aparelho ortodôntico durante certo período da vida é comum para muitas pessoas. Seja para corrigir a mordida ou por questões estéticas, trata-se de um dos métodos mais aplicados na odontologia, apresentando ótimos resultados se o paciente teve a disicplina mínima exigida e escolheu um profissional honesto e competente.

Contudo, mesmo que o tratamento seja eficaz, a manutenção da saúde bucal e de um belo sorriso precisa realizar, periodicamente, a manutenção da mordida perfeita, hábito negligenciado por bastante gente.

Ao longo do texto, você entenderá a importância da Odontologia preventiva ou de manutenção mesmo depois do fim do tratamento. Afinal, o cuidado rotineiro é mega importante. Acompanhe!

O que é a Odontologia preventiva de manutenção?

Em termos gerais, essa é a área da odontologia que tem como objetivo principal a manutenção da saúde bucal dos pacientes para prevenir o surgimento de doenças.

Na consulta, o dentista fornece orientações sobre higiene bucal diária, além de solicitar exames para avaliar a situação do paciente. Além disso, também podem ser realizados procedimentos de limpeza e escovação.

Por que fazer a manutenção da mordida perfeita?

Impedir a repetição de um problema é tão importante quanto resolvê-lo no momento em que aparece. Isso vale para diversos casos, e com saúde e estética bucal a máxima não se altera.

É normal que pacientes, após a conclusão do tratamento de alinhamento da arcada dentária, fiquem muito tempo afastados das consultas odontológicas. Portanto, listamos algumas das vantagens da Ortodontia de preservação dos resultados, conforme indicação.

Preservação do sorriso e da mordida

Para ajudar na estabilidade, dentro do possível e indicado, de um belo sorriso, é essencial investir na manutenção ortodôntica preventiva, pois ao longo do tempo a mordida corre o risco de voltar a ficar desalinhada. Quanto antes se perceber o contratempo, mais fácil será a solução.

Muitas vezes é possível direcionar a movimentação óssea sem o emprego de aparelhos, apenas com mudanças de hábitos. Assim, evita-se a necessidade de utilizar o aparelho ortodôntico pela segunda vez.

Garantia da higiene bucal

Além de assegurar um sorriso bonito e alinhado, o hábito de ir ao dentista rotineiramente figura entre os melhores cuidados de higiene bucal. Outro benefício é a minimização de uma série de problemas que podem ser causados por restos de alimentos e sujeiras acumuladas ao longo do tempo, mesmo com uma boa escovação.

Isso deve ser levado a sério, sobretudo, por quem utiliza aparelhos ortodônticos, pois eles exigem ainda mais cuidados.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Economia financeira

A correção de um problema já em estágio avançado costuma ser mais cara, mais longa e mais difícil do que a prevenção dele.

Visitando o dentista para promover a manutenção do sorriso e da saúde bucal, você reduz a necessidade da realização de um tratamento intensivo para corrigir algum contratempo. Quase sempre, isso é mais caro do que a própria manutenção preventiva.

Como fazer manutenção sem utilizar aparelho fixo?

O procedimento de alinhamento dos dentes pode ser feito tanto pelo uso de aparelhos ortodônticos tradicionais, conhecidos como fixos, quanto pela utilização dos alinhadores Invisalign®, que permitem um tratamento mais discreto e rápido. Ao término do alinhamento, é preciso manter a correção feita.

Nesses casos, uma excelente opção é a contenção Vivera Retainers®, produzida com material transparente, resistente e que, além de removível, permite a redução gradual do uso, resultando na manutenção e na estabilidade da mordida perfeita.

Garantir a saúde bucal por vezes exige tratamentos específicos, como aqueles envolvendo aparelhos e alinhadores. Contudo, como você pode notar ao longo do post, para todas as pessoas são necessários procedimentos preventivos.

A manutenção da mordida perfeita, por meio de visitas periódicas ao dentista, é fundamental para conservar o alinhamento da arcada dentária e assegurar o bom estado da região da boca.

Contar com especialistas é muito importante para ter a mordida ideal. Aproveite e entre em contato conosco para conhecer nossos serviços: com certeza temos a solução de que você precisa!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?