Fique por dentro dos maiores perigos da mastigação errada

4 minutos para ler

A mastigação errada é um fator que a maior parte das pessoas ignora. Isso porque o ato de mastigar é tão comum que parece ser automático. No entanto, a hora de se alimentar pode ser um problema para certos indivíduos que apresentam problemas na mastigação.

A mastigação errada pode ser consequência de uma higiene bucal inadequada, maus hábitos ou problemas de oclusão. Embora pareça inofensivo, esse fator pode desencadear consequências negativas para a saúde bucal e geral do indivíduo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Quais são as características da mastigação errada?

A mastigação errada pode ser caracterizada por um desvio na mordida ou pelo hábito de não usar os dentes da forma correta. É muito comum que as pessoas mastiguem somente de um lado, o que é um hábito prejudicial à saúde bucal e à estética facial.

No entanto, essa não é a única característica de uma mastigação inadequada. Para identificá-la, você deve observar alguns sinais. Veja quais são os principais:

  • quebra de restaurações, resinas e porcelanas;
  • morder a bochecha
  • sentir que de um lado mastiga melhor que do outro lado
  • quebra dos próprios dentes;
  • engasgos rotineiros;
  • dificuldade para fazer as refeições, que demandam um longo tempo;
  • sons estranhos ou estalos no momento de mastigar os alimentos;
  • dores de cabeça, unilaterais ou em ambos os lados;
  • problemas gastrointestinais;
  • dificuldades no ato de respirar, principalmente à noite ou durante as refeições.

Esses sinais podem mostrar que há algo errado com sua mastigação. Portanto, é importante procurar a ajuda de um profissional.

Quais são os riscos de uma mastigação errada para a saúde do paciente?

Mastigar de forma incorreta prejudica tanto a saúde bucal como o bom funcionamento do organismo. Veja quais são os principais problemas que você pode desenvolver por causa desse fator!

Dentes tortos

A falta de dentes na boca é uma das principais causas da mordida errada. Esse fator pode piorar cada vez mais a mastigação e contribuir para que o sorriso fique torto.

Dores de cabeça

A dor de cabeça é bem comum em casos de pessoas que mastigam de forma errada. O problema ocorre porque a região do maxilar é cheia de nervos, que estão ligados a outras regiões. Então, quando eles sofrem compressão, causam dores e desconforto.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Impactos na digestão

Mastigar corretamente os alimentos é muito importante para o processo digestivo. Isso porque, quando a comida não é triturada adequadamente, ela chega em pedaços grandes ao estômago, o que prejudica a digestão e a absorção correta de nutrientes, essenciais para a saúde do organismo.

Aparecimento de cáries e mau hálito

A mastigação errada também contribui para o aparecimento de cáries. Nos casos em que os dentes estão tortos, a higiene bucal fica mais difícil. Além disso, o acúmulo de resíduos alimentares causa o temido mau hálito.

Como solucionar o problema?

O tratamento para mastigação errada depende das causas do problema e pode ser feito com a associação de diversos procedimentos. Quando o paciente está com dentes faltosos na boca, o ideal é se submeter ao implante dentário ou colocar uma prótese fixa.

No caso de problemas na mordida ou dentes tortos, o aparelho ortodôntico é a melhor solução. O Invisalign® , nas mãos de profissionais experientes, tem se mostrado bastante eficiente para correção da mordida, quando indicado.

Como vimos, a mordida errada pode prejudicar bastante a qualidade de vida do paciente. Por isso, se você acha que não mastiga da forma correta, marque uma consulta com seu dentista para que ele avalie seu caso e proponha a melhor opção de tratamento.

Agora que você já sabe os riscos da mastigação errada, está na hora de conhecer os tipos de dentes tortos e os problemas na mordida.

Odonto Condé / Condé Invisalign®

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?