Melhor material em Ortodontia: aparelho de porcelana ou plástico?

4 minutos para ler

Ao se falar de um belo sorriso, logo pensamos em dentes saudáveis, brancos e alinhados, não é mesmo? Porém, a maioria das pessoas não possuem esse conjunto de qualidades e precisam recorrer aos tratamentos ortodônticos. Hoje, com o avanço dessa área, existem várias possibilidades de corrigir problemas dentários usando meios discretos, como o aparelho de porcelana, o de plástico, o de safira ou até o aparelho invisível.

Chamados de aparelhos estéticos, esses modelos têm sido muito procurados pelos pacientes das clínicas de odontologia, mas é importante conhecer bem cada um deles para poder fazer a melhor escolha, e que atenda bem às necessidades de cada indivíduo.

Se você está na dúvida entre o aparelho de porcelana e o de plástico, continue a leitura e entenda um pouco mais sobre cada um deles.

Aparelho de plástico

Vamos iniciar falando sobre o aparelho de plástico, também chamado de policarbonato ou acrílico. Seu material é uma espécie de resina plástica, na cor branca e, por ser menos resistente à pressão, para compensar, possui tamanho maior que os demais aparelhos.

Uma de suas principais vantagens é o valor, bem inferior aos de porcelana. Já as desvantagens são que, mesmo sendo maior, ainda assim, é menos resistente e sofre mais desgaste e se solta, isto é, descola do dente com frequência, diminuindo a eficácia do tratamento.

Além disso, com o tempo, seu material sofre pigmentação. Ou seja, se você utiliza o aparelho estético de plástico e continua consumindo alimentos e bebidas de cor forte, como café ou refrigerante, ele acabará tendo sua cor alterada. 

Aparelho de porcelana

Quando comparados com os de plástico, os aparelhos de porcelana são os que mais ficam bem na boca, esteticamente falando. Dentre suas peculiaridades, podemos mencionar o fato de eles serem mais resistentes que os de plástico. Dessa forma, eles podem ter um tamanho menor, mantendo a durabilidade, além de favorecer o conforto e a discrição.

Quiz Invisalign

Outra vantagem que ele possui é não sofrer tanto desgaste, o que mantém a eficácia do tratamento. Já seu ponto negativo é a cor que, assim como os de policarbonato, não é transparente, e sim, opaca. Entretanto, não fica amarelado com o tempo e o seu valor é superior aos de plástico. Mas, se esse aparelho usar as borrachinhas, prepare-se para ver a cor cada vez mais amarela do aparelho até o dia de ir no dentista trocar essas “bengalinhas”. Apenas o modelo autoligável de porcelana apresenta boa estabilidade de cor com o passar das semanas!

Aparelho de safira

Agora que você já conheceu os pontos positivos e negativos dos aparelhos de plástico e de porcelana, é interessante analisar o de safira também, para, só assim, tomar sua decisão. Esse modelo é o que apresenta a melhor estética entre os três. Ele é fabricado com porcelana monocristalina, sendo quase transparente e bem mais resistente que a porcelana comum, ficando atrás apenas do aparelho removível Invisalign

Seu tamanho é menor que os outros dois, e é considerado o que apresenta melhor acabamento, além de não sofrer com os efeitos da pigmentação e alteração da cor. Em contrapartida, é o de valor mais elevado e exige do dentista alternativas para evitar o uso das borrachinhas que amarelam com o passar dos dias.

Agora que você pôde conhecer sobre o aparelho de porcelana, de plástico e de safira, assim como suas vantagens e desvantagens, entre em contato com a gente e veja nossas opções em tratamentos ortodônticos. 

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?