Mitos da saúde bucal: você conhece todos?

4 minutos para ler

Cuidar bem dos dentes é um hábito que deve ser diário e que influencia diretamente na saúde da boca. Porém, a alta quantidade de informações disponíveis na internet pode criar dúvidas e até provocar alguns mitos da saúde bucal.

Para esclarecer tudo para você, criamos essa lista com alguns dos mitos mais famosos relacionados aos cuidados com os dentes e com a boca. Dessa maneira, é possível conhecer um pouco mais quais são os reais hábitos saudáveis e descartar o que não passa de especulação. Acompanhe!

#1 É preciso escovar os dentes assim que terminar a refeição

Esse é um mito que normalmente surpreende muitas pessoas. Porém, é fato que o tempo pouco importa na prevenção da cárie e doença periodontal. O mais importante é fazer a higiene bucal completa e bem feita tanto com a escova quanto com o fio dental. Se você usa aparelho ortodôntico fixo, ainda deve usar escovas especiais mas, se usa o aparelho invisível, não precisa de nada adicional.

#2 É preciso colocar muito creme dental na escova

Outro mito. O creme dental é, na verdade, um facilitador da escovação, que ajuda a escova a deslizar melhor pelos dentes. Por isso, o ideal é colocar apenas uma pequena quantidade no produto e entre as cerdas, para que ele fique bem espalhado e não corra o risco de ser engolido durante a escovação.

#3 Chiclete sem açúcar é bom para prevenir cáries

É fato que a escolha da goma de mascar sem açúcar é mais saudável, já que os chicletes açucarados são um convite para as cáries. Porém, isso não quer dizer que ele ajude na prevenção das cáries.

O que é efetivamente útil na prevenção é a escovação feita corretamente, com duração de, ao menos, 2 minutos, além do uso correto do fio dental.

Quiz Invisalign

#4 Todas as pessoas precisam tirar os sisos

Mais um mito muito comum entre as pessoas. Os terceiros molares, também conhecidos como “dentes do juízo” ou “dentes sisos” precisam passar por uma avaliação de um profissional para saber como estão posicionados e se essa posição vai interferir na saúde bucal e na movimentação dos outros dentes.

Se não houver problema com o posicionamento e com a saúde desses dentes, os terceiros molares não precisam ser retirados.

#5 O enxaguante bucal substitui a escovação ou o fio dental

Aquela sensação de hálito fresco causada pelo enxaguante bucal pode trazer a falsa ideia de que ele limpou completamente os dentes e a boca. Porém, não se engane! Esse produto pode ajudar a matar algumas bactérias e a eliminar o mau hálito, mas não é eficaz na limpeza efetiva dos dentes, que só pode ser feita com escovação e com o uso do fio dental.

E um detalhe importante: ao usar enxaguantes, sempre opte pelos sem álcool, já que esse componente pode comprometer a saúde dos dentes.

Os mitos da saúde bucal são muitos, porém, os mais clássicos foram listados aqui e as explicações podem ajudar muito você a eliminar alguns hábitos errados do seu dia a dia e adotar outros que podem deixar seus dentes muito mais saudáveis. Nunca se esqueça também de procurar um dentista de confiança e fazer os checkups em sua boca periodicamente.

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades? Assine a newsletter e receba conteúdos interessantes como este em seu e-mail!

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr cro6411

 
Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?