Você sabe o que é mordida aberta e suas causas?

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em mordida aberta? Já sentiu dificuldade em mastigar corretamente? Neste texto, mostraremos o que caracteriza, quais são as causas e as consequências diretas desse problema para a sua saúde — a exemplo de danos à dicção, desgaste ou fratura dos dentes e prejuízo estético para o rosto.

Por fim, você descobrirá como o método Invisalign®, onde o ortodontista utiliza alinhadores para corrigir falhas na posição dos dentes, dentro do possível e do indicado, pode ser uma opção rápida e confortável para tratar a mordida aberta. Comece a leitura agora mesmo e tire as dúvidas sobre o assunto!

O que caracteriza esse tipo de mordida?

A mordida aberta é caracterizada pelo espaço entre a arcada superior e inferior, principalmente na parte da frente, onde temos os incisivos. O problema é classificado como uma doença chamada maloclusão que impede que o paciente feche a boca e consiga mastigar os alinhamentos corretamente. Todos sabem onde começa a digestão, não é? Imagina o que acontece no organismo quando essa importante etapa é ignorada ou parcial! 

Quais são as principais causas do problema?

A mordida aberta dentária tende a ser causada por hábitos como chupar o dedo, usar chupeta por muito tempo, roer as unhas e/ou ter um mau posicionamento da língua durante a deglutição e a fala.

A disfunção também pode ter uma causa esquelética, sendo motivada por um desequilíbrio no crescimento dos ossos da face, devido a mutações genéticas. Porém, em ambos os casos (dentário e esquelético), a respiração pela boca agrava a mordida aberta.

Quiz Invisalign

Quais são as consequências da mordida aberta?

Até o momento, você sabe que a mordida aberta pode ser causada por maus hábitos e/ou envolver a parte genética. Mas como o problema afeta a sua saúde? Para responder à questão, é preciso afirmar que a disfunção mexe com a respiração, com a dicção, com a deglutição, com a digestão e com a saúde bucal.

Fratura e desgaste dos dentes

A mordida aberta sobrecarrega a dentição, pois os dentes que se tocam suprem a falta daqueles que estão “suspensos” em relação à arcada oposta. Com o passar do tempo, a disfunção se reflete no desgaste, na fratura e até na perda dentária, o que acarreta uma série de problemas para o organismo.

Problemas de dicção

Além da sobrecarga na boca, a mordida profunda costuma afetar a fala do paciente, uma vez que a língua se posiciona inadequadamente no espaço que fica entre os dentes, pressionando a dentição. Ao mesmo tempo, o problema afeta o sorriso e traz perdas estéticas na região do rosto.

Por isso, alinhadores Invisalign® são boas opções como ferramenta de trabalho do dentista no sentido de, se indicado, corrigir a mordida aberta. O dispositivo ortodôntico — feito sob medida para o seu caso clínico e ajustado após cada consulta — trata disfunções no crescimento e no desenvolvimento dental, corrigindo, dentro do diganóstico, indicação e limitações, desvios e maloclusões ajudando o paciente a conquistar o sorriso harmônico em menos tempo.

Você acaba de descobrir o que é a mordida aberta e as principais causas do problema. De toda forma, é preciso ter um diagnóstico certeiro e um tratamento adequado para tratar a disfunção, que desgasta os dentes, prejudica a fala e acarreta perdas estéticas.

Agora que você sabe como a mordida aberta afeta a sua saúde, baixe este e-book gratuitamente e entenda mais sobre os aparelhos invisíveis que corrigem a disfunção!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?