O que uma inflamação no dente pode causar? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Você já sentiu dores na cavidade bucal por conta de uma inflamação nos dentes? Esse é um problema bastante comum e capaz de acarretar sérias consequências à saúde da boca e ao bem-estar geral das pessoas. Então, compreender o que uma inflamação no dente pode causar cumpre papel importante na prevenção de doenças.

As infecções dentárias acontecem por diversos motivos, embora alguns sejam mais comuns do que outros. Além disso, o tratamento da enfermidade varia de acordo com as razões da inflamação.

Diante do cenário citado, elaboramos este texto. A seguir, explicamos de que maneira essas inflamações ocorrem, o que tendem a desencadear e quais os tratamentos adequados. Acompanhe!

O que é uma inflamação no dente?

Inflamações dentárias vêm à tona quando os cuidados com a saúde bucal não são aplicados corretamente. A má higienização, nesse caso, faz com que surja um acúmulo de bactérias na boca. Ao longo do tempo, forma-se uma placa bacteriana.

A evolução da placa cria um cálculo oral, produzindo um ácido corrosivo à estrutura mineral dos dentes. Essa substância, em contato com os dentes, infecta a região. Trata-se do modo mais comum de inflamações dentárias, mas fissuras, traumas e problemas decorrentes da deformidade da arcada dentária, como gengivite e periodontite, também resultam em inflamações.

O que uma inflamação no dente pode causar?

Quando uma inflamação dentária aparece, é necessário buscar ajuda profissional o quanto antes. Caso não sejam seguidos os procedimentos ideais, ela pode gerar uma infecção e trazer sérias consequências tanto para a saúde bucal como para o restante do corpo, uma vez que a infecção corre o risco de se espalhar pela corrente sanguínea.

Quiz Invisalign

Por isso, compreender no que uma inflamação no dente resulta é importante para que você fique atento aos sintomas. Embora muitas vezes a infecção provoque dores, evidenciando o contratempo, em certas situações há indícios mais silenciosos. Abra o olho com respeito aos seguintes sinais:

  • dor na região bucal;
  • pus;
  • sangramentos;
  • dentes moles;
  • gengiva retraida;
  • mal hálito;
  • febre;
  • perda dentária.

Como tratar uma infecção no dente?

As infecções dentárias são bastante comuns. Por isso, caso sinta alguns dos sintomas descritos acima, procure imediatamente um dentista qualificado. Somente por meio diagnóstico assertivo é possível perceber se existe infecção e quais as opções de tratamento.

Um tratamento bastante eficiente, embora poucos saibam, é a correção da arcada dentária. Quando os dentes e a mordida estão tortos, a pressão realizada sobre eles na hora da mastigação ou até mesmo da fala pode provocar mobilidades dentárias, isto é, os dentes podem ficar moles, gerar retrações gengivais e tudo isso sem nenhuma dor. Em seguida, temos as lesões e fissuras que, com o tempo, geram infecções.

Uma das maneiras de impedir inflamações é realizar um tratamento ortodôntico. Nesse sentido, o Invisalign® representa ótima alternativa. A partir de uma tecnologia avançada que permite a percepção de todo o processo de correção, esses alinhadores possuem as ferramentas biomecânicas para o ortodontista corrigir a arcada dentária com mais discrição e higiene que os tradicionais aparelhos.

Compreender o que uma inflamação no dente pode causar é fundamental para que você cuide de sua saúde bucal. Conforme observamos ao longo do texto, há sintomas evidentes, mas também existe a hipótese de que a infecção se manifeste sem tanto alarde.

Portanto, para evitar maiores problemas, consulte um dentista periodicamente, higienize seus dentes e procure por um tratamento ortodôntico focado na correção da arcada dentária.

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde bucal? Precisa de tratamento para uma possível infecção? Então entre em contato conosco e agende sua consulta!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?