O que você precisa saber sobre o separador ortodôntico? Veja aqui!

4 minutos para ler

A maioria das pessoas acredita que o tratamento ortodôntico é feito apenas com os aparelhos convencionais. Mas, em alguns casos, utiliza-se um separador ortodôntico antes de iniciar a intervenção.

O espaçador, como também é conhecido, é um método muito adotado antes dos aparelhos dentários fixos. Apesar de ser bastante temida pelos pacientes e atualmente BEM menos indicada, essa é uma parte essencial durante alguns tipos de técnicas ortodônticas bem específicas. Mas, afinal, o que é o separador ortodôntico?

Apresentaremos, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento, com destaque para a sua funcionalidade e os principais cuidados requeridos. Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona o separador ortodôntico?

O separador ortodôntico é um pequeno anel de borracha, que fica posicionado entre um dente e outro, criando um espaço entre eles. Trata-se das famosas borrachinhas elásticas que os dentistas colocam entre os molares, com o objetivo de aumentar a distância de tais dentes e permitir o trabalho do dentista.

A técnica de colocação empregada pelo profissional envolve o uso de dois pedaços de fio dental presos à borrachinha, passando o fio entre os dentes. Após 1 ou mais dias, o dentista instala o anel ortodôntico ou também chamada banda de metal que vai ser uma parte fixa de um tipo bem específico de aparelho ortodôntico.

Durante o período, é muito comum os pacientes reclamarem de desconforto. De fato, o separador pode causar muitas dores devido ao movimento de separação dos dentes, mas elas costumam durar apenas três dias. Vale lembrar que seu uso tem a duração de apenas sete dias. 

Para que serve esse recurso?

procedimento é simples, seguro e O separador auxilia no afastamento entre os dentes para a instalação do aparelho fixo mais comum.  

O período de uso e a indicação são definidos pelo profissional da Ortodontia, de acordo com o quadro do paciente e as características de sua arcada dentária. Mas, em geral, o separador é utilizado durante até sete dias. 

Quiz Invisalign

Quais cuidados o paciente precisa tomar?

Alguns cuidados são necessários para evitar que o separador saia da posição correta. Nos primeiros dias, após sua colocação, é preciso evitar alimentos duros ou fibrosos, como chicletes e balas, já que a mordida pode aumentar o desconforto. O ideal é que o paciente consuma itens líquidos e pastosos.

Além disso, tome cuidado na hora de escovar os dentes. Escolha uma escova com cerdas macias e finas e suspenda o uso do fio dental no local em que os elásticos estão posicionados.

Como vimos, o separador ortodôntico é uma alternativa, caso o paciente não se importe de usar o aparelho fixo de metal convencional, mas, ainda sim, o mais comum nos dias de hoje e evitá lá por meio da colagem das peças ou até mudando a técnica para um aparelho removível mais discreto, confortável e higiênico chamado Invisalign.

Por fim, é importante destacar a importância do acompanhamento de um profissional que o oriente quanto ao tempo de uso e os cuidados que devem ser adotados para o alívio das dores.

Nosso conteúdo foi útil para você? Agora que já está por dentro das funções do separador ortodôntico, que tal ficar de olho em mais atualizações? Siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossos posts. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Google +!

 Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

4 comentários em “O que você precisa saber sobre o separador ortodôntico? Veja aqui!

  1. Eu coloquei hj o meu e está doendo só um pouco mais não consigo fechar os dentes de cima com os debaixo pq a borracha não deixa e isso está doendo e estressante

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?