Tire agora suas principais dúvidas sobre a obturação no dente

4 minutos para ler

Você já fez uma obturação no dente? Esse termo é popularmente utilizado quando está se falando de restauração, um procedimento que visa ao restabelecimento da estrutura dentária que foi danificada por cáries, traumas ou fraturas.

Para executá-la, o cirurgião-dentista usa resina, com o intuito de reconstruir os dentes e deixá-los o mais próximo possível de sua forma natural, cumprindo suas funções adequadamente. Apesar de todo o processo ser bastante tranquilo, muitas pessoas têm receio de realizá-lo. Por isso, neste post, vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

Qual a diferença entre obturação e restauração?

Geralmente, esses termos são utilizados como sinônimos, porém, tratam-se de procedimentos distintos. Enquanto a obturação refere-se apenas a “fechar” e ainda é usado como última etapa do tratamento de canal, a restauração é mais do que um reparo na coroa do dente, ou seja, na parte externa, que sofreu algum tipo de dano. Envolve restabelecer forma, função, estética e saúde ao dente, conforme indicação.

Quando a restauração deve ser feita?

A restauração é indicada nas seguintes situações:

  • remoção de cáries;
  • dentes quebrados;
  • dentes manchados;
  • dentes amarelados

Vale ressaltar que, em caso de acometimento pela cárie, o ideal é fazer um tratamento restaurador antes mesmo de começar a ter sintomas e, de preferência, quando a mordida estiver correta, para garantir a durabilidade. Se o uso de aparelho fixo não for uma opção, é possível optar pelos alinhadores invisíveis.

Portanto, visite seu dentista regularmente, somente ele conseguirá diagnosticar o problema com antecedência e resolvê-lo o mais rápido possível.

Quais cuidados tomar ao restaurar um dente?

Além de manter bons hábitos de higiene, com escovação e uso do fio dental, é fundamental cuidar da alimentação, tanto após a realização do procedimento quanto no dia a dia.

Deve-se evitar, principalmente, alimentos muito duros, que podem soltar a restauração, e comidas e bebidas pigmentadas, pois causarão manchas na resina.

É válido lembrar que o cigarro também causa manchas em dentes restaurados.

Quiz Invisalign

Que problemas uma restauração inadequada pode causar?

Uma restauração feita de forma inadequada comprometerá a função do dente, o que provocará interferências na mastigação e na estética dentária. Desse modo, deve-se procurar por um profissional capacitado, que saberá realizar o procedimento de maneira correta, respeitando as características anatômicas do elemento dentário que precisa ser restaurado.

O que fazer se a restauração cair?

A resina é um material resistente, porém, ela pode soltar, principalmente quando foi feita há muito tempo. Nessa situação, é necessário procurar a ajuda de um profissional quanto antes.

Isso porque, com a queda da restauração, podem surgir inúmeros desconfortos, como dor, sensibilidade, acúmulo de resíduos no interior do dente etc. Além disso, a demora na resolução do tratamento pode levar à necessidade de realização do tratamento de canal.

Agora você já sabe que o nome correto do processo para recuperar um ou mais dentes é restauração, e não obturação. No entanto, independentemente do termo utilizado, o mais importante é compreender que esse procedimento pode evitar a perda dentária e o comprometimento da sua saúde bucal.

Gostou deste post sobre obturação no dente? Aproveite a visita para saber como evitar dor ao mastigar após a restauração!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?