Odontogeriatria: veja a importância da boa saúde bucal dos idosos!

4 minutos para ler

Os cuidados com a saúde bucal devem se iniciar antes mesmo dos primeiros dentes de leite, e eles prosseguem durante toda a vida, até a terceira idade. Por isso, existem diversas especialidades da Odontologia para atender pacientes de diferentes faixas etárias e de acordo com suas necessidades, como acontece na Odontogeriatria.

Esse ramo odontológico tem como foco as pessoas que já estão vivendo a melhor idade, para ajudar na recuperação e manutenção da saúde bucal, o equilíbrio orgânico e possam alcançar mais qualidade de vida e autoestima.

Preparamos este artigo com o intuito de mostrar para você a importância de manter o cuidado com a saúde bucal das pessoas idosas, e de que forma isso pode favorecer o seu bem-estar. Continue lendo para saber mais!

A influência da saúde bucal no organismo

Você já deve ter ouvido falar que a saúde começa pela boca, e isso não é somente um ditado, mas uma grande verdade. Isso porque os problemas que afetam os dentes e tecidos bucais também podem comprometer a saúde do organismo.

As bactérias presentes em inflamações bucais, por exemplo, migram para o coração e os pulmões, causando sérias complicações. Além disso, a posição dos dentes, a falta deles e as alterações nos ossos da face interferem em diversos aspectos da saúde.

No caso de perdermos um ou mais dentes, existe a complicação das funções mastigatórias. Além de haver uma sobrecarga nos demais dentes e nos ossos faciais, os alimentos não são mastigados completamente, e isso pode causar irritações gástricas e dificultar o aproveitamento dos nutrientes.

Por isso, a Odontogeriatria é uma área muito importante para ajudar a manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas. Afinal, naturalmente o organismo se torna mais sensível conforme os anos chegam, então, é necessário redobrar os cuidados com os dentes, a boca e o organismo de um modo geral.

A estética e a autoestima dos idosos

A expectativa média de vida atualmente já está em cerca de 80 anos, sendo que há pessoas que vivem até os 100 ou mais. Isso significa que estamos vivendo por um longo período, o que implica na necessidade de termos atenção à dignidade e à vida saudável merecida para as pessoas idosas.

O perfil delas está modificando, já que a modernidade faz parte do seu dia a dia. Em função disso, desejam cuidar de sua imagem para socializarem, o que reflete em sua autoestima e favorece ainda mais o seu bem-estar e qualidade de vida.

Quiz Invisalign

Os cuidados com a estética não são reservados para pessoas jovens. Isso porque são eles que ajudam a manter a boa aparência e a jovialidade de pessoas de todas as idades. As técnicas utilizadas também são destinadas para os mais velhos e oferecem conforto e segurança durante os tratamentos.

Técnicas modernas que favorecem a Odontogeriatria

Antigamente os tratamentos odontológicos eram muito mais difíceis, complexos e até mesmo dolorosos, porém, a realidade hoje é outra. Diversas inovações aconteceram e isso favoreceu os procedimentos, alcançando resultados mais eficazes e confortáveis em menos tempo.

As correções ortodônticas para realinhar o sorriso são muito mais discretas, como no caso de quem opta pelo invisalign, um aparelho praticamente invisível que reposiciona os dentes sem prejudicar a imagem.

Novas técnicas e equipamentos, além de outras práticas, também favorecem a Odontogeriatria. O sistema de SPA odontológico possibilita que diversas intervenções sejam realizadas em algumas horas, para ajudar a alcançar o melhor o sorriso renovado possível sem esperar muito.

Avanços nos procedimentos, tecnologias, novos produtos, anestesias modernas e conhecimentos aprofundados possibilitam que a odontologia ofereça um atendimento mais eficaz, rápido, seguro, higiênico e humano. Os idosos podem ter o seu sorriso renovado e a sua saúde bucal e orgânica garantidas, além de mais autoestima e a qualidade de vida que merecem.

É por isso que a Odontogeriatria é uma especialidade tão importante, já que ela começa tratando do sorriso, com benefícios que se estendem e afetam de forma positiva diversos aspectos da vida dos idosos, trazendo mais dignidade para eles.

Leia este outro artigo que fala sobre restaurações e implantes dentários para continuar aprendendo sobre técnicas que ajudam a valorizar o sorriso de pessoas de todas as idades.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?