Odontologia estética: saúde bucal e bem-estar para você

7 minutos para ler

Algumas pessoas acreditam que procedimentos estéticos nos dentes não são tão importantes assim — infelizmente você já ouviu alguém falar isso, não é mesmo? No entanto, elas não poderiam estar mais equivocadas. A estética na Odontologia também é essencial para a saúde geral do indivíduo.

Estar satisfeito com a própria imagem contribui para o bem-estar. Afinal, temos nuances psicológicas ligadas intimamente à autoestima e o sorriso, segundo dizem, é o nosso cartão de visitas. Quando não estamos felizes com ele, evitamos os prazeres mais simples como rir de uma piada e sair com os amigos.

Por isso é tão importante manter os dentes bonitos e saudáveis — principalmente nos dias de hoje, quando as pessoas dão muito valor à imagem e aparência.

Se você tem dúvidas em relação aos benefícios da odontologia estética, continue a leitura deste artigo. Aqui nós mostraremos como ela pode fazer toda a diferença em sua saúde e bem-estar. Acompanhe!

A Odontologia estética está alinhada com a saúde bucal

Frequentemente, encontramos pessoas que dão mais relevância à estética do que à saúde. Elas costumam vir ao consultório porque algum problema dentário está atrapalhando a sua imagem. Isso oferece uma oportunidade para que o dentista avalie a sua saúde bucal.

Ele enfatizará a importância da escovação para a manutenção de um sorriso bonito, de passar o fio dental para que as gengivas fiquem saudáveis, de fazer consultas regulares ao dentista para evitar cáries e dará várias ótimas dicas para manter a saúde e a estética da boca em dia.

A Odontologia aumenta o bem-estar psicológico

Se você perguntar a qualquer psicólogo quais são as causas de sofrimento entre seus pacientes, eles certamente responderão algo relacionado à baixa autoestima. Frequentemente, a causa da baixa autoestima está ligada a algum problema estético na região bucal. 

Causas recorrentes de insatisfação podem ser as gengivas muito grandes, os dentes tortos ou o sorriso amarelado. Solucionada a questão estética, o paciente já se sentirá infinitamente melhor e conseguirá ter uma vida social e amorosa mais equilibrada.

As queixas estéticas estão frequentemente relacionadas a outras condições

Próteses mal feitas, por exemplo, além de proporcionar um visual desagradável, ainda podem causar problemas de mastigação. Isso pode gerar problemas nutricionais e estomacais, pois os alimentos chegarão grandes ao estômago e os nutrientes não serão absorvidos corretamente pelo organismo.

Os dentes desalinhados, por sua vez, podem ser indícios de uma mordida inadequada — o que pode trazer diversos problemas ao paciente, como desgaste da gengiva, retração gengival, trincas no esmalte dentário, redução na capacidade de mastigação e até estar envolvida na mobilidade dos dentes.

A preocupação com a imagem pode levar o paciente a adotar hábitos de vida saudáveis

O cigarro e alguns alimentos ricos em carboidratos fazem muito mal à saúde bucal. O tabaco amarela os dentes, degenera o esmalte, causa tártaro, problemas de gengiva e outros malefícios. 

No entanto, isso não é nada comparado aos males que provoca na saúde do indivíduo: ele aumenta o risco de doenças coronarianas, AVC, câncer no pulmão e no trato respiratório.

Os carboidratos também oferecem riscos e podem complicar doenças como a diabetes e a obesidade. Assim, o cirurgião dentista pode se tornar um grande aliado dos médicos ao reforçar as recomendações para a saúde geral do paciente.

Veja alguns tratamentos odontológicos estéticos que podem melhorar sua saúde bucal

Invisalign

O aparelho invisível Invisalign® é um excelente aliado para quem deseja ter dentes bonitos e bem alinhados. Quando sob comando de um dentista competente, ele corrige as imperfeições no sorriso de forma extremamente discreta e confortável, mesmo nos casos complexos.

Invisalign® não necessita de fios e bráquetes e, por isso, não há riscos de irritações nas gengivas e mucosas. Além disso, ele é uma estrutura removível e deve ser retirado na hora das refeições e da escovação diária.

Por isso, além do conforto, o aparelho invisível ainda contribui para a sua saúde bucal —afinal, com o seu uso não há acúmulo de resíduos alimentares, que são os principais causadores do tártaro, da placa bacteriana, das cáries e dos problemas nas gengivas.

CTA_oc_Dental-02

Clareamento Dental

clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados dentro da odontologia estética. Afinal, quando indicado e feito corretamente, ele proporciona, dentro da realidade de cada paciente, excelentes resultados.

O procedimento ajuda na cor dos dentes, que foi amarelando devido a fatores genéticos ou maus hábitos e, se o paciente adotar uma boa higiene e alguns cuidados, o clareamento pode durar anos.

Facetas de Porcelana

As facetas de porcelana também são ótimas aliadas de um sorriso bonito. Elas cobrem imperfeições como dentes escurecidos, que não respondem ao tratamento de canal, pequenos diastemas (dentes separados) e dentes em tamanhos diferentes. 

Veja casos de famosos como Daniele Suzuki e George Clooney, por exemplo, que aderiram ao tratamento e ganharam um sorriso totalmente renovado.

No entanto, lembre-se de que dentes girados devem ser corrigidos antes de fazer a estética para evitar que o esmalte do dente seja removido e possa gerar até dor nos dentes do paciente. Para alinhar seu sorriso, dê preferência ao aparelho invisível Invisalign® que, além de eficiente, é extremamente discreto e confortável.

Lentes de Contato

As lentes de contato são o que há de mais moderno na odontologia estética. Elas são consideradas a evolução das facetas de porcelana. Afinal, são mais finas e, caso o paciente decida tirá-las depois de algum tempo, isso pode ser feito sem nenhum dano à a estrutura dental do paciente.

Elas são indicadas para pacientes que possuem os dentes bonitos, mas querem fazer mudanças sutis — pequenas alterações na cor e na estrutura dos dentes e fechamento de microespaços (diastemas). Relembro que se o dente é torto, vamos usar o aparelho para, em poucas semanas, deixar o dente na posição certa e evitar grandes desgastes.

Gengivoplastia

As gengivas em excesso atrapalham bastante a estética do sorriso, pois fazem com que os dentes do paciente pareçam menores. Quem sofre com o problema pode passar pela cirurgia plástica periodontal — gengivoplastia ou plástica gengival. Ela remove o excesso de tecido e remodela as gengivas, deixando o paciente com um sorriso mais bonito e harmônico.

Implante Dentário

implante é o tratamento mais indicado para quem perdeu todos ou alguns dentes. Além de devolver a autoestima do paciente, o procedimento ainda melhora sua qualidade de vida, que foi prejudicada devido à perda dentária. 

Pessoas que não possuem dentes ou usam dentadura não conseguem mastigar bem os alimentos e podem ter problemas de saúde por causa disso. Além do mais, quando indicado e feito por um bom profissional, o implante melhora a mastigação e o sorriso do paciente.

Para escolher um tratamento, leve em consideração a opinião de seu dentista

Viu como o preconceito com a odontologia estética é totalmente equivocado? Nós somos seres complexos, cuja saúde depende de diversos fatores biológicos e psicológicos. Portanto, o cuidado com a imagem pessoal pode auxiliar vários campos. 

No entanto, a única pessoa capaz de indicar o melhor tratamento para o seu caso é seu cirurgião-dentista. Então, quando pensar em fazer um procedimento estético, procure por um profissional de sua confiança. Só ele poderá indicar a melhor opção para você.

Lembre-se de que cada pessoa tem uma necessidade e que os tratamentos feitos em amigos e familiares podem não ser indicados para você. A última palavra deve ser sempre a do profissional.

Você sabia dos benefícios da odontologia estética para sua saúde bucal e seu bem-estar? Não? Agora que você já sabe, que tal conhecer algumas dicas para tirar aquela selfie perfeita para aproveitar o novo sorriso? Leia o post e confira!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

CTA_oc_Dental-02

 
Quiz InvisalignPowered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Odontologia estética: saúde bucal e bem-estar para você

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?