Qual a importância da odontologia humanizada? Entenda!

3 minutos para ler

A maneira pela qual as pessoas se relacionam vem evoluindo nos últimos anos, inclusive do ponto de vista profissional. Com a área da saúde, a coisa não muda de figura, o que tem feito com que condutas e atendimentos ganhem em qualidade e eficiência. Mas você já parou para pensar sobre qual a importância da Odontologia ser feita de modo humanizada?

Sabemos que, historicamente, esse é um segmento que é envolto de lembranças ruins ou até de mitos e, dependendo do caso, pode até mesmo tirar o sono de uma pessoa que tenha receios e precise de um atendimento ou tratamento mais específico. Quer descobrir como esse cenário vem mudando? Então continue lendo o post!

O que pode gerar medo nos pacientes?

São muitos os procedimentos, alguns bastante simples, que podem gerar medo nos pacientes. Para algumas pessoas, uma simples limpeza de tártaro ou até mesmo o fato de pensar em ir ao dentista pode ser um verdadeiro filme de terror. No entanto, sabemos que não há motivos para isso, principalmente nos dias de hoje.

As técnicas são extremamente avançadas, e as ferramentas disponíveis são de alta eficácia, assim como as anestesias, o tipo de aparelho ortodôntico Invisalign, a sedação, quando necessárias. Além disso, o profissional de boa qualidade sabe compreender o paciente, avaliando se ele tem medo de algum procedimento, quais são as suas queixas e de que maneiras elas o afetam.

Por que o atendimento humanizado é essencial?

O atendimento humanizado é uma grande tendência na área da saúde e que vem ganhando espaço na Odontologia. O bom profissional, além de deter todos os conhecimentos técnicos necessários para oferecer os melhores resultados para o paciente, saberá passar as informações, terá uma boa comunicação e agirá com empatia.

O atendimento humanizado odontológico deixará a consulta menos mecânica e mais tranquila, fazendo com que mesmo reclamações que possam, em um primeiro momento, parecer banais, sejam atendidas e explicadas sempre que necessário. Com uma proposta mais acolhedora e resolutiva, o foco hoje é tanto no ser humano quanto nos seus problemas.

O que observar para escolher um profissional?

Agora que você já sabe qual a importância da odontologia humanizada, é bem provável que esteja querendo saber como escolher um profissional que saiba trabalhar dessa maneira. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que ele precisa ter qualidade técnica, pois empatia não é suficiente se ele não souber cuidar dos seus dentes, não é mesmo?

Quiz Invisalign

Depois disso, você pode observar outros aspectos. Veja se o dentista transmite confiança, demonstra preocupação com os pacientes, explica os procedimentos e conta com ferramentas de boa qualidade, como o motorzinho elétrico menos “barulhento”. Trabalhar com linhas de ponta do mercado, como o Invisalign®, também é outro excelente sinal.

Como você pôde ver ao longo do post, a Odontologia humanizada é uma tendência que veio para ficar e que pode mudar a realidade do segmento, favorecendo o profissional que tenha excelente qualidade técnica, mas que também saiba alinhar seus conhecimentos com as demandas do ser humano que será cuidado por ele!

Gostou de aprender qual a importância da odontologia humanizada? Então não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?